quarta-feira, dezembro 11, 2024

Por que o custo total de propriedade de um caminhões movidos por combustível alternativo é fundamental

Embora caminhões movidos por combustíveis alternativos custem mais do que o diesel, eles também afetam o custo de propriedade a longo prazo. Somente olhando para o quadro completo você pode saber quanto um caminhão movido a combustíveis alternativos realmente custa.

Artigo de Pernilla Kemlin, gerente de produto de FM e FMX da Volvo Trucks.
Tradução e adaptações: Marcos Villela

Calcular o custo total de propriedade (TCO) de um caminhão é uma abordagem eficaz para comprar um novo veículo porque fornece uma visão holística do que ele realmente custa para uma empresa.

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Em vez de focar apenas no preço de compra, um TCO considera todos os custos diretos e indiretos associados a um determinado veículo ao longo de sua vida útil esperada, incluindo o custo de combustível, manutenção e reparos, valor residual, impostos, etc. “No Brasil, devemos considerar também os custos com sistemas de rastreamento, tecnologias anti-furto, entre outros”, acrescenta o editor Marcos Villela.

Para caminhões a diesel convencionais, a maioria das empresas está familiarizada com os custos, tornando o processo relativamente direto. No entanto, com trem de força alternativos, como veículos elétricos a bateria e veículos movidos a gás, muitas das variáveis ​​que entram no cálculo do TCO são afetadas.

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“Caminhões elétricos e movidos a gás têm preços de compra mais altos do que os movidos a diesel. No entanto, há potenciais para economias de custo em outras áreas que podem ajudar a compensar isso”, diz Pernilla Kemlin, gerente de produtos da Volvo Trucks. “Para algumas empresas, a transição para um combustível alternativo já é econômica de uma perspectiva de TCO.”

Como os combustíveis alternativos podem reduzir os custos operacionais

A maior economia que pode ser feita pela transição para um combustível alternativo é por meio da redução dos custos de combustível. Tudo depende dos preços do combustível, que podem variar de mercado para mercado, no entanto, combustíveis como eletricidade e GNL podem frequentemente ser mais baratos do que o diesel.

“No Brasil, a produção de biometano cresce de forma exponencial, e o próprio frotistas pode produzir o gás biometano com empresas especializadas, como já estão a L’Oréal e PepsiCo em suas bases, respectivamente, no Rio de Janeiro e São Paulo”, diz Villela.

Com caminhões elétricos a bateria, a eficiência do tanque à roda é até 70-80% melhor do que a do diesel , o que significa que menos energia é perdida durante a operação.

Além disso, iniciativas como a diretiva EuroVignette e outros pedágios rodoviários baseados em CO2 farão com que as emissões de CO2 sejam cada vez mais taxadas. Isso terá um impacto significativo nos cálculos de TCO ao comparar o diesel com qualquer combustível de emissão zero.

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“No Brasil, as políticas de incentivos estão apenas começando e varia entre os estados. O que há de mais concreto são linhas de financiamento com custos menores, porém, há várias exigências para ter acesso aos créditos verde,” explica o editor.

“Se você puder usar um combustível alternativo que seja mais barato que o diesel, então quanto mais você rodar o veículo, mais barato ele será para o seu negócio”, explica Pernilla. “Por exemplo, se você estiver em um mercado onde a eletricidade é barata e o diesel é caro, então, de uma perspectiva de TCO, um caminhão elétrico já pode provar ser mais econômico do que um caminhão a diesel.”

Como os custos de manutenção e reparo afetam o custo total de propriedade?

Quando se trata de caminhões elétricos, o custo de consertar ou substituir a bateria pode representar um custo significativo, embora isso raramente precise ser feito. Por outro lado, as linhas de transmissão elétricas consistem em menos peças móveis em comparação aos motores de combustão interna, resultando em menos desgaste dos componentes. Nem há necessidade de trocar óleos ou filtros, como é comum em um motor a diesel.

“No caso  dos caminhões elétrico, é muito importante ter um seguro de qualidade, pois em caso de acidente que afeta as baterias, elas não estarão coberta pela garantia neste caso. Portanto, o custo do seguro deve entrar na conta do TCO”, alerta Marcos Villela, que além de jornalista e editor é formado em Gestão em Segurança no Transporte pela Fabet (fundação de educação do transporte sem fins lucrativos), e na norma ISO 39.001, pela Volvo do Brasil.

“Neste estágio, é muito cedo para ver uma diferença clara de custo entre a manutenção de um caminhão elétrico em comparação ao diesel, no entanto, a previsão e a expectativa geral é que isso acontecerá em um futuro próximo”, diz Pernilla. “Os intervalos de manutenção para caminhões elétricos também devem ser maiores, o que significa menos tempo de inatividade.”

É o caso dos automóveis de passeio, onde estima-se que os custos de manutenção sejam cerca de metade dos veículos com motor de combustão interna.

Se você está pensando em fazer a transição para um combustível alternativo, calcular o TCO é um excelente ponto de partida. Ele lhe dará uma ideia melhor de quão viável financeiramente ele realmente é.”

Qual é a perspectiva para os cálculos do TCO nos próximos anos?

À medida que o custo de produção de baterias de íons de lítio e sistemas de transmissão elétricos continua diminuindo, espera-se que os cálculos de TCO para caminhões elétricos melhorem ainda mais nos próximos anos.

De fato, uma pesquisa recente do think tank independente Energy Innovation, dos EUA, estima que caminhões elétricos pesados, incluindo os de longa distância, serão capazes de oferecer um TCO positivo ao longo de sua vida útil até 2030, mesmo sem levar em conta quaisquer subsídios governamentais ou incentivos fiscais.

Quando se trata de GNL e Bio-GNL, os preços de energia se estabilizaram e o TCO já é positivo em muitos casos de uso. Ele deve melhorar ainda mais à medida que a infraestrutura de produção e reabastecimento continua a se expandir .

No entanto, isso não significa que os proprietários de caminhões precisam esperar para começar a explorar suas opções. Para algumas empresas, já é rentável fazer a transição do diesel. E como tantas variáveis ​​nas equações de TCO estão mudando continuamente, a situação pode melhorar rapidamente para muitas outras empresas nos próximos anos.

Ter uma frota de veículos de baixa ou nenhuma emissão também pode ajudar uma empresa a ganhar novos contratos de clientes que buscam melhorar suas próprias pegadas de sustentabilidade.

“Se você está pensando em fazer a transição para um combustível alternativo, calcular o TCO é um excelente ponto de partida”, diz Pernilla. “Isso lhe dará uma ideia melhor de quão financeiramente viável ele realmente é. Pode ser mais econômico do que você imagina. E mesmo que não seja viável hoje, você pelo menos terá uma ideia melhor do que é necessário antes que seja.”

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