quinta-feira, dezembro 18, 2025

Mercado de pesados: além dos juros alto, o que travou as vendas em agosto?

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Agosto foi um mês de freio puxado no mercado de veículos comerciais. Na verdade, como os dados divulgados pela Fenabrave são de emplacamentos, eles representam parte das vendas em agosto, julho e junho.  Foram 8.805 caminhões emplacados em agosto, contra 10.448 em julho, com queda de 15,7%. A comparação com agosto de 2024 é ainda mais indigesta: retração de 21,7%. No acumulado de janeiro a agosto, o mercado soma 72.267 licenciamentos – 6,6% abaixo do mesmo período do ano passado (77.403).

O presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, não titubeou ao apontar a causa principal: “O crédito segue caro e as empresas continuam seletivas nos investimentos. O agronegócio não favorece esse segmento, que reage quando as condições melhoram, mas está enfrentando desafios importantes neste ano.

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Implementos rodoviários também em marcha lenta

O segmento de implementos rodoviários não escapou da freada. Foram 5.642 unidades vendidas em agosto, queda de 10% sobre julho e de expressivos 26,6% em relação ao mesmo mês de 2024. No acumulado de oito meses, a queda chega a 20,7%, com 47.761 implementos comercializados.

Ônibus: fôlego mais curto

Nem os ônibus escaparam da maré baixa. O mês de agosto registrou pouco mais de duas mil unidades, retração de 25,4% frente a julho e de 28,8% em relação a agosto de 2024. Ainda assim, o acumulado do ano mantém saldo positivo de 10% – crescimento de 17,2 mil para 18,9 mil unidades.

O dirigente da Fenabrave explica a aparente contradição: “O acumulado positivo mostra retomada gradual em linhas urbanas e de fretamento, mas a redução do ritmo de crescimento, em função das vendas já realizadas do Programa Caminho da Escola, era previsível.”

Se inscriva no Seminário Educação para Logística

Grupo Emtel já cresceu 42% este ano e vai investir na compra de mais caminhões e máquinas

Enquanto o PIB do setor de serviços no primeiro semestre cresceu apenas 2%, conforme o IBGE, há empresa do segmento que registrou crescimento de 42% nos seis primeiros meses de 2025 em comparação com o mesmo período de 2025. É o caso do Grupo Emtel, especializado em logística, transporte e locação de frota. Com 10 unidades, o grupo presta serviço para os setores de energia, alimentos e transporte de máquinas. Os tipos de cargas mais transportadas foram: máquinas e equipamentos, produtos alimentícios, higiene pessoal e medicamentos.

Segundo o CEO, Luciano Miranda, a empresa tem grande demanda para carga lotação, para os setores de energia, saneamento, infraestrutura e industrial. “Hoje, a nossa divisão de transporte corresponde cerca de 22% dos negócios do Grupo Emtel, formado por 4 divisões de atuação, assim como: logística, locação de frotas e máquinas da linha amarela, e seminovos.

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Miranda comenta que o faturamento da companhia chegou a R$300 milhões em 2024, sendo que o setor de logística e transporte chegou à marca de R$135 milhões e locação de frota, R$165 milhões.

Investimento para compra de mais caminhões e máquinas

Para 2025, existe expectativa de R$ 350 milhões em faturamento, aumento de 14% em relação a 2024, bem como aumento significativo do ebit e ebitda.  “A previsão de crescimento para o ano vigente é feita com base em investimentos de R$ 60 milhões realizados no final de 2024 e mais de R$120 milhões em 2025 para a aquisição de novos caminhões, máquinas da linha amarela, contratações de colaboradores entre outros, além de novos setores de atuação que já estão em nosso plano de expansão”, destaca o CEO.

Hoje, o Grupo Emtel atende grandes empresas brasileiras, como a Cemig, Aterpa, Construtora Barbosa Melo, Vilma Alimentos, CNH Industrial, Enel, Copasa, Light, Correios e Telemont. Além disso, é responsável pelas operações de logísticas de empresas do setor industrial e elétrico do Ceará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e de outros estados do País.

 “Para manter este ritmo de crescimento, o nosso plano de expansão deve ultrapassar R$600 milhões nos próximos 4 anos. O grupo investe anualmente cerca de 2% do faturamento em novas tecnologias, capacitação de colaboradores, ESG e infraestrutura logística”, relata o CEO.

TranspoSul 2025 promete R$ 1,5 bi em negócios e inovação no transporte

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De 23 a 26 de setembro, o Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre (RS), será palco da 24ª TranspoSul, maior feira de transporte e logística da região Sul. Realizado pelo SETCERGS, o evento se consolidou como um dos principais pontos de encontro do setor no Rio Grande do Sul.

Com histórico de gerar mais de R$ 1,5 bilhão em negócios e atrair 20 mil visitantes, a edição de 2025 chega com ainda mais relevância: será a primeira após o adiamento do ano passado, em função das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Agora, a TranspoSul passa a ser realizada em anos ímpares.

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Programação técnica: inteligência artificial, gestão e ESG no centro do debate

O Congresso Técnico da TranspoSul é um dos grandes atrativos para o público frotista. A agenda foi desenhada em quatro pilares centrais: Inteligência Artificial e Tecnologia, Gestão, Vendas e ESG.

Na área de exposição, as principais concessionárias confirmaram presença: DAF, Volvo, Iveco, Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

edição 51
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Serviço

  • Data: 23 a 26 de setembro de 2025
  • Horário: das 14h às 21h
  • Local: Centro de Eventos FIERGS – Porto Alegre (RS)
  • Entrada: gratuita para a feira; inscrições específicas para o Congresso Técnico
  • Realização: SETCERGS

VW Meteor atinge 5 anos de mercado e movimenta R$ 14 bilhões em vendas com o modelo

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A Volkswagen Meteor completa 5 anos como o caminhão topo de linha da marca. Nesse período, ele acumula mais de 16 mil unidades emplacadas no Brasil e em mercados internacionais como Argentina, Costa Rica, Panamá, Paraguai e Uruguai.

Estimativas apontam que, neste período, o Meteor já garantiu um retorno em torno de R$ 14 bilhões em vendas totais — considerando o ticket médio de venda, segundo a Fipe.

A família Meteor é composta pelos modelos 28.480 6×2 e 29.530 6×4. “Os caminhões Meteor representam os maiores veículos já desenvolvidos pela Volkswagen Caminhões e Ônibus. No total, investimos no projeto mais de R$ 1 bilhão na época do lançamento para garantir um produto à altura das demandas do mercado”, comenta Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

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O investimento na nova família contemplou, além de pesquisa e desenvolvimento, a construção de uma nova linha de montagem de cabines de pesados, desde a armação até o acabamento. Ela também incorpora o motor MAN D26 13l e transmissão automatizada de 12 velocidades produzida pela ZF, e fornecida para outros fabricantes, como DAF e Iveco.

+ Notícias

Transcopi Transportes — A Volkswagen Caminhões e Ônibus entregou oito unidades do novo VW Constellation 20.480 4×2 à Transcopi Transportes, que utilizará os veículos no transporte de areia com implementos tipo caçamba. O modelo, primeiro da família com configuração 4×2 e motor D26 de 13 litros, oferece 480 cv de potência, 2.400 Nm de torque e CMT de 60 toneladas, ideal para médias e curtas distâncias. Com dois tanques de alumínio de 940 litros e chassi reforçado, o caminhão alia robustez, tecnologia e conforto, destacando-se como solução eficiente e de baixo custo operacional para aplicações severas. A venda reforça a presença da VWCO no segmento de extrapesados e seu compromisso com inovação e produtividade.

Habilitades técnicas — A Ford promove a segunda edição da Competição Nacional de Habilidades Técnicas (CNHT), que avalia os melhores técnicos de sua rede. Em 2025, 167 profissionais participaram da primeira fase on-line, e os 20 melhores avançam para provas práticas até a final, que reunirá os seis mais qualificados. A competição integra o programa de treinamento da marca, que soma 112 cursos e 600 horas de capacitação no Ford Academy, estruturados em três níveis de conhecimento e especialização. O objetivo é aprimorar continuamente diagnósticos e reparos, alinhados às inovações tecnológicas e à satisfação dos clientes.

Hospital de Amor — A Volkswagen do Brasil doou uma unidade da série especial Amarok 70 Anos de Barretos ao Hospital de Amor, referência no tratamento e pesquisa contra o câncer. O veículo será sorteado em uma ação beneficente que busca arrecadar pelo menos R$ 2 milhões para a manutenção da instituição filantrópica. Os números para participar podem ser adquiridos até 28 de novembro de 2025, via aplicativo H APP DO BEM ou em cupons físicos, ao valor de R$ 1.000 cada. O sorteio ocorrerá em 29 de novembro.

 

Santa Brígida renova frota com 20 ônibus elétricos Volvo

A Viação Santa Brígida adquiriu 20 unidades do modelo Volvo BZRLE, chassi elétrico de piso baixo recém-lançado pela marca. “Nosso novo modelo atende cidades que precisam conciliar embarques e desembarques facilitados aos passageiros com a meta de zero emissões“, afirma Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo.

A preferência pela marca sueca é de longa data. Da frota atual de 656 veículos da Santa Brígida, 489 são Volvo, representando 74% do total. “Conhecemos muito bem o pós-venda, a disponibilidade de peças, fatores importantíssimos para nós“, assegura Fernando Marques, diretor da Santa Brígida. A venda dos 20 chassis elétricos foi fechada pela NORS, concessionária que representa a Volvo na região de São Paulo.

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Dados técnicos do chassi

O chassi Volvo BZRLE é equipado com quatro ou cinco baterias de íons-lítio de 90 kWh cada. Com tomada CCS2, recebe carregamento de até 250 kWh. Nessa potência, as baterias podem ser recarregadas em até uma hora.

O novo modelo da família de chassis elétricos Volvo utiliza plataforma dos demais ônibus da marca, com o mesmo quadro de chassi, freios e eixos da versão a diesel.

+ Notícias do setor de ônibus

Para acionistas e investidores — A Marcopolo realizou o “Marcopolo Day”, evento que reforça sua estratégia de crescimento com foco em inovação e mobilidade sustentável. A empresa destacou avanços em tecnologias limpas e apresentou iniciativas voltadas à ampliação de sua presença global, além de fortalecer parcerias estratégicas. A ação reafirma o compromisso da Marcopolo com soluções de transporte mais eficientes e ambientalmente responsáveis.

Biometano — A IVECO BUS entregou 20 ônibus movidos a gás natural à empresa Metropol, marcando o início das primeiras linhas sustentáveis na Área Metropolitana de Buenos Aires. Os veículos, modelo BUS 17-210 G, foram fabricados na Argentina e operarão nas linhas 504 e 507 no município de Escobar, tornando-o o primeiro do país com frota 100% a GNV.

Liderança do biometano — Um estudo técnico apresentado na FIESP revela que o estado de São Paulo tem grande potencial para liderar o uso de biometano como combustível renovável em setores intensivos em diesel, como transporte público, logística e indústria pesada. Com produção estimada em 6,4 milhões de m³ por dia, o biometano pode substituir o diesel fóssil, promovendo descarbonização e ganhos econômicos. O relatório propõe medidas estratégicas como criação de polos regionais de produção, incentivos fiscais e planejamento territorial integrado, visando estruturar uma nova indústria verde, gerar empregos e consolidar São Paulo como referência nacional e latino-americana na transição energética.

Comparativo: Composição Super B-double (Austrália) x Super Rodotrem (Brasil)

O transporte rodoviário de cargas pesadas é um dos pilares da economia tanto da Austrália quanto do Brasil. Nos dois países, onde as distâncias são imensas e o modal rodoviário é a solução para alta capilaridade, surgiram combinações veiculares de altíssima produtividade capazes de movimentar volumes e pesos impressionantes, como Super B-double e o Super Rodotrem.

Na Austrália, o destaque é o Super B-double, que acaba de atingir a marca de 50 000 unidades fabricadas, com capacidade de 77,5 toneladas de PBTC. Já no Brasil, o protagonista é o Super Rodotrem, com 91 toneladas de PBTC, essencial para o agronegócio. Mais do que números, essas duas soluções representam diferentes filosofias de logística pesada, moldadas pela geografia, pela infraestrutura e pelas necessidades econômicas de cada país.

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Conheça as diferenças!

Característica Super B-double (Austrália) Super Rodotrem (Brasil)
Configuração Cavalo mecânico 6×4, 2 semireboques tipo B-double (quad-quad, 2B), totalizando 11 eixos Cavalo mecânico 6×4, dois semirreboque de 3 eixos cada, uma dolly (mini-chassi de 2 eixos), totalizando 11 eixos
PBTC/GCM 77,5 toneladas 91 toneladas
Carga útil >43 toneladas ~55 a 57 toneladas (dependendo da tara)
Dimensões típicas Até 30 m de comprimento; altura 4,3–4,6 m; largura 2,5 m Até 30 m de comprimento; altura máxima 4,4 m; largura 2,6 m
Capacidade volumétrica 42 pallets em Titeliner de plataforma dupla (215 m³) Varia conforme implemento: graneleiro, basculante, tanque ou sider, chegando a 140–150 m³ em graneleiros
Regulamentação Performance Based Standards (PBS) – exige projeto e certificação especial para rodar em rede pré-aprovada Regulamentado pelo Contran/Denatran; exige Autorização Especial de Trânsito (AET) e rodovias homologadas
Tecnologia embarcada EBS, suspensão road-friendly, eixos autoguiados, underrun protection Freios ABS/EBS, rastreamento eletrônico, em alguns casos suspensão pneumática
Aplicações Contêineres, cargas paletizadas, combustíveis, bens de consumo Grãos, minérios, combustíveis, celulose, fertilizantes e carga geral
Cenário logístico Focado em alta produtividade em corredores de exportação (ex.: Porto de Melbourne) Essencial para escoamento agrícola e minério em longas distâncias no Brasil

Movecta anuncia Michael Dieter como novo diretor de Recursos Humanos

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A Movecta, empresa de logística integrada, anunciou Michael Dieter como diretor de Recursos Humanos (CHRO). Formado em Administração pela PUC-SP e com MBA em Gestão de Negócios pela FIA, o executivo tem mais de 20 anos de experiência na área, com passagens por empresas como Danone e Bimbo.

Na Danone, além de liderar o RH, atuou em frentes estratégicas como Inovação, Planejamento Estratégico, Sustentabilidade e Transformação Digital.

Na nova função, Dieter terá como principais desafios fortalecer a cultura organizacional e acelerar projetos alinhados ao plano estratégico Movecta 2030. Ao assumir o cargo, ele destacou: “Chego à Movecta com o propósito de valorizar e desenvolver profissionais, potencializando a nova cultura organizacional e consolidando a empresa como referência no setor de logística”.

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Notícias curtas

Mercedes-Benz VansElke Pusskeiler foi nomeada Chefe de Operações da Mercedes-Benz Vans, assumindo o cargo em 1º de outubro de 2025 no lugar de Francesco Ciancia, que deixa a empresa por decisão própria. Com uma trajetória iniciada em 1991 na antiga Daimler-Benz AG, Elke acumulou vasta experiência em logística, planejamento e produção, tendo liderado áreas estratégicas como gerenciamento da cadeia de suprimentos e infraestrutura sustentável. Sua nomeação é vista como um passo importante para o futuro da nova arquitetura de vans da marca, reforçando a integração global entre engenharia, fabricação e logística.

Frota Educação 1 — O curso “Gestão da Jornada do Motorista de acordo com o STF”, promovido pelo SETCESP, será realizado online em 6 de setembro de 2025, das 8h30 às 14h30, com o objetivo de esclarecer profissionais de RH, jurídico e empresários do transporte rodoviário de cargas sobre as mudanças legais na jornada dos motoristas profissionais. Ministrado por Adauto Bentivegna Filho, o curso abordará temas como jornada flexível, tempo de direção, descanso legal, controle eletrônico, remuneração por produtividade e responsabilidades legais, com investimento a partir de R$ 308 para associados.

Frota Educação 2 — A Dunlop está comemorando o primeiro aniversário da Universidade TBR, iniciativa voltada à capacitação técnica de profissionais do setor de transportes. Em seu primeiro ano, o projeto já formou mais de 1.500 alunos, oferecendo treinamentos gratuitos e conteúdos especializados sobre pneus radiais para caminhões e ônibus.

“Névoa” estreia no Teatro Itália e expõe os impactos do bullying e do cancelamento

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A partir de 2 de setembro, o Teatro Itália, em São Paulo, será palco da nova temporada de Névoa – From White Plains, peça que aborda de forma contundente temas urgentes como bullying, homofobia e cancelamento nas redes sociais. Dirigida por Lavínia Pannunzio, a montagem permanece em cartaz até 8 de outubro, sempre às terças e quartas-feiras, às 20h.

Embora parta de uma narrativa ficcional, a peça encontra eco em dados preocupantes da realidade brasileira: o bullying cresce em média 12% ao ano, enquanto, segundo a Associação Acontece Arte e Política LGBTI+, uma pessoa da comunidade LGBTQIA+ morre de forma violenta a cada 38 horas. O espetáculo conecta esses dados a um drama humano contemporâneo, explorado com intensidade e humor ácido.

O texto é do dramaturgo norte-americano Michael Perlman, com tradução de Jorge Minicelli. A trama acompanha Dennis Sullivan, cineasta que, ao receber o Oscar, transforma o discurso de agradecimento em uma denúncia pública contra um ex-colega de escola, acusado de ter provocado o suicídio de seu melhor amigo após episódios de bullying homofóbico. A revelação desencadeia uma avalanche de reações e coloca em evidência as feridas do passado, o peso da responsabilidade e o impacto do cancelamento digital.

Elenco

O elenco da nova temporada reúne Felipe Hintze (Verdades Secretas, Família é Tudo), Fernando Billi (Gênesis – Record), Felipe Ramos e Fernando Vitor. Hintze destaca que a entrada de novos atores trouxe frescor à encenação:

“Os temas que abordamos – bullying LGBT e o impacto do cancelamento – são mais urgentes do que nunca, especialmente na era das redes sociais. Essa nova fase da peça tem uma energia especial”, afirma o ator, que também assina os figurinos.

Com produção de Maurício Inafre, a montagem aposta em uma atmosfera imersiva, equilibrando drama e momentos de humor desconcertante, capazes de gerar tanto risos nervosos quanto reflexões profundas. “Mais do que um drama sobre acusações, Névoa investiga como palavras e ações, muitas vezes esquecidas, podem ressurgir com intensidade no presente”, resume a diretora Lavínia Pannunzio.

A peça, que já conquistou público e crítica em temporadas anteriores em São Paulo e no Rio de Janeiro, reforça seu papel no debate cultural contemporâneo ao trazer para a cena teatral discussões atuais e necessárias sobre identidade, memória e justiça social.

Serviço

Névoa – From White Plains
De 2 de setembro a 8 de outubro
Terças e quartas-feiras, às 20h
Teatro Itália – Av. Ipiranga, 344 – Edifício Itália – Subsolo – República, São Paulo
Gênero: Comédia dramática
Duração: 80 minutos
Classificação: 12 anos
Ingressos: R$ 80,00 | R$ 40,00 (meia)
Vendas online: Sympla

Caminhoneiros recebem cuidados especiais em projeto itinerante da VAMOS

A Caravana “Vamos até Você”, promovida pela VAMOS, empresa do Grupo SIMPAR, está em Betim (MG) até 6 de setembro, oferecendo serviços de saúde, bem-estar e acolhimento aos caminhoneiros. A unidade móvel montada no Posto Barra Sete, na BR-381, disponibiliza corte de cabelo, massagem antiestresse e distribuição de brindes, além de uma loja itinerante e exposição de caminhões e utilitários seminovos. O objetivo é valorizar e cuidar de profissionais que enfrentam uma rotina intensa nas estradas, muitas vezes deixando de lado a própria saúde.

O projeto, iniciado em Uberlândia em agosto, percorrerá 20 cidades brasileiras até maio de 2026, permanecendo dez dias em cada parada. As ações são realizadas em pontos das rotas de transporte, transformando-se em espaços de encontro e reconhecimento do papel essencial dos caminhoneiros na logística e no desenvolvimento do país.

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Além do caráter social, a Caravana também abre espaço para negócios com a VAMOS Seminovos. A empresa apresenta soluções em compra e venda de veículos e equipamentos, com modalidades para autônomos e grandes frotas. Entre os diferenciais estão crédito facilitado, documentação rápida e veículos à pronta-entrega, a maioria com único dono anterior.

Depois de Betim, a Caravana seguirá para Ribeirão Preto, Campinas e Guarulhos, todas em São Paulo, entre setembro e outubro.

Mais notícias curtas

Crescimento do transporte — O transporte brasileiro registrou crescimento em todos os modais no primeiro semestre de 2025, segundo o Panorama Transportes da Infra S.A. O destaque foi o aumento de 7% no rodoviário de combustíveis, que movimentou 42,5 milhões de m³, enquanto os grãos somaram 49,1 milhões de toneladas (+0,8%). Nos portos, o volume superou 483 milhões de toneladas (+0,8%), puxado por minérios e escórias, e o aéreo ultrapassou 700 milhões de quilos (+1,5%). As ferrovias tiveram alta tímida de 0,1%, com 252,7 milhões de toneladas. Também houve avanço no transporte de passageiros, com crescimentos de 16,25% nos voos internacionais, 8,62% nos domésticos e 10,27% no rodoviário interestadual.

Máquinas de construção — A John Deere mais que dobrou sua rede de pontos de venda de construção no Brasil, expandindo de 46 para mais de 100 unidades e tornando-se a maior distribuidora do setor no país. A empresa passa a contar com nove parceiros, como AgroBaggio, Iguaçu Máquinas, Nissey Máquinas e RZK Equipamentos, garantindo presença em regiões-chave como Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste. Com centros de soluções conectadas e unidades fabris em Indaiatuba (SP), a John Deere Construção atua nos  segmentos de construção, pavimentação e mineração.

Três décadas A JOST Brasil, fruto da parceria entre a Randoncorp e a alemã JOST Werke SE, celebra 30 anos de atuação no fornecimento de sistemas de acoplamento para o transporte rodoviário de cargas no Brasil. Fundada em 1995 em Caxias do Sul (RS), a empresa expandiu para Campinas (SP) e hoje conta com mais de 400 colaboradores, fornecendo tecnologia de ponta para montadoras globais.

NTC&Logística mobiliza setor para pesquisa global sobre escassez de motoristas

A Frota News sempre divulgou a pesquisa global da IRU (União Internacional dos Transportes Rodoviários) sobre a escassez de motoristas. Na América do Sul, o levantamento era realizado apenas na Argentina, e a publicação sempre sugeriu que ele fosse estendido ao Brasil. A partir de agora, isso será possível: a NTC&Logística, representante oficial da IRU no país, está apoiando a realização da Driver Shortage Survey 2025, convidando empresas e profissionais do transporte rodoviário de cargas a participarem ativamente e contribuírem para um retrato mais preciso da realidade brasileira.

Uma iniciativa internacional com impacto local

Desde 2019, a IRU realiza anualmente essa pesquisa em parceria com entidades nacionais e empresas do setor. O levantamento busca compreender o tamanho do déficit de motoristas profissionais, identificar suas causas e propor soluções viáveis para um problema que ameaça a eficiência e a sustentabilidade do transporte rodoviário de cargas em todo o mundo.

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A edição de 2024 trouxe alertas importantes: entre eles, a queda de 5,8% na proporção de motoristas jovens, reforçando a necessidade urgente de renovar a força de trabalho e de adotar políticas mais efetivas de atração e retenção de novos profissionais.

Por que a participação do Brasil é estratégica

No Brasil, a realidade não difere do cenário global. Jornadas extensas, custos de habilitação, condições de trabalho desafiadoras e a baixa entrada de jovens na profissão aumentam a pressão sobre as transportadoras. Para o presidente da NTC&Logística, Eduardo Rebuzzi, a participação brasileira na pesquisa é fundamental:

“A escassez de motoristas é uma realidade também no Brasil e precisa ser superada com dados, planejamento e ação. Ao participar da pesquisa da IRU, estamos contribuindo para um diagnóstico global, mas também para termos um retrato mais claro da situação no nosso país. A NTC&Logística seguirá comprometida em promover iniciativas que fortaleçam o setor e valorizem o profissional do volante”.

A expectativa da IRU é que o relatório final traga análises específicas por país, desde que haja número suficiente de respostas nacionais. Por isso, a NTC&Logística reforça o convite para que empresários, transportadoras e entidades incentivem motoristas e equipes a participarem ativamente da pesquisa.

Benefícios para os participantes

A edição de 2025 da pesquisa já está disponível e pode ser respondida até 30 de setembro de 2025. Os participantes terão acesso antecipado a dados estratégicos, análises de tendências e insights sobre o comportamento e preferências dos motoristas, incluindo a escolha entre rotas de longa ou curta distância, além de informações sobre retenção e expectativas da categoria.

Caminhos para soluções sustentáveis

A escassez de motoristas não é apenas uma questão operacional: ela impacta diretamente a competitividade do setor e a sustentabilidade econômica do transporte de cargas. A Driver Shortage Survey 2025 busca oferecer dados que permitam estratégias mais eficientes de gestão de profissionais, políticas públicas mais eficazes e ações que valorizem o trabalho do motorista, garantindo que o transporte rodoviário continue seguro, eficiente e competitivo.

Link para responder a respquisa em portguês: Annual Driver Shortage survey 2025