quarta-feira, janeiro 15, 2025

OS CUSTOS OPERACIONAIS DE CAMINHÕES POR KM RODADO NOS EUA. MAIS BAIXOS DO QUE OS SEUS?

No Brasil, sentimos no bolso a inflação e o impacto dela no custo do transporte. E nos Estados Unidos. A ATRI (American Transportation Research Institute) acaba de divulgar o estudo feito sobre os custos operacionais com caminhões na terra do Tio Sam. 

Os custos operacionais médios dos caminhões atingiram um novo recorde em 2022 pelo segundo ano consecutivo e ultrapassaram US$ 2 por milha pela primeira vez e chegaram a US$ 2,251 por milha.  Fazendo uma conversão direta para o real e milha para km, temos R$ 19,36 por km rodado. O aumento em 2022 em relação a 2021 foi de 21,3%, enquanto a inflação ao consumidor nos EUA foi 6,5%. 

custos operacionais
Perfil dos frotistas que responderam a pesquisa
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Tamanho das frotas

Combustível

Da mesma forma que ocorre no Brasil, o maior custo na operação do transporte rodoviário de carga nos Estados Unidos é o combustível, 53,7% a mais do que em 2021). A ATRI informa que diversos outros custos tiveram aumento de dois dígitos. 

Na figura abaixo, é mostrado a evolução do preço do galão de diesel ao longo dos anos. Vale lembrar que um galão equivale 3,79 litros. O preço do diesel médio do diesel neste mês de junho está em US$ 3,80 o galão. Portanto, o preço do litro em real está próximo de R$ 1,55.

Motoristas

 Os salários dos motoristas aumentaram 15,5%, para US$ 0,724 por milha (cerca de R$ 2,25 por km), refletindo o esforço contínuo da indústria para atrair e reter motoristas. Os benefícios do motorista, no entanto, permaneceram estáveis ​​em 2022. O seguro de caminhões subiu apenas 2% em relação ao ano anterior. 

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Salários e benefícios pagos aos motoristas por tamanho de frotas

Aumento do preço dos caminhões e implementos

Os preços dos caminhões e implemento rodoviário aumentaram 18,6% nos EUA, segundo o instituto. O grande aumento foi devido aos problemas da cadeia de suprimento devido à pandemia e a geopolítica internacional. O reajuste de 18,6% fez o custo de aquisição aumentar para US$ 0,331 por milha, cerca de R$ 1,61 por km. 

Na pesquisa do ATRI, a idade média dos cavalos mecânicos nos EUA caiu 5,7 anos em 2021 para 4,7 anos. Ou seja, mesmo com o aumento dos preços, houve uma renovação de frotas lá.

Manutenção e demais custos

A inflação na manutenção dos caminhões foi de 12% em 2022, também devido à escassez de peças e aumento de custos com mão-de-obra. Com isso, o custo por milha rodada foi de US$ 0,196, equivalente a R$ 0,67 por km. 

Em um esforço para manter os custos baixos, as transportadoras buscaram internamente melhorias na eficiência operacional. A redução da rotatividade de motoristas, tempos de retenção e utilização de equipamentos mais modernos melhoraram em quase todos os tamanhos de frota e setores durante 2022. 

A velocidade média calculada para 2022 foi de 40,33 mph (64,9 km/h). Houve um aumento de 0,09 mph (0,145 km/h) do que em 2021. Certamente, as velocidades médias continuam mais altas do que a velocidade média antes pandemia. Isso ocorre devido a ter menos veículos nas rodovias. 

No Brasil, os caminhões rodoviários rodam entre 100.000 e 120.000 km por ano. Aliás, nos EUA, houve uma queda da média de rodagem anual, caindo de 128.750 km em 2021 para 126.882 km em 2022. 

Energia renovável

Ademais, a participação de caminhões movidos por energias limpas ainda é muito baixa nos Estados Unidos. Assim, no quadro abaixo, há o índice de caminhões a gás, elétricos e a hidrogênio:

custos operacionais

O relatório completo, de 57 páginas e inglês, pode ser baixado em PDF neste link.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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