quinta-feira, novembro 6, 2025

Mercedes-Benz antecipa a próxima Sprinter mais digital com um teaser analógico

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A Mercedes-Benz Vans apresentou a escultura THE BOuLDER”, uma obra de (arte ou marketing) e engenharia para gerar “buzz” sobre a nova geração da Sprinter. Será? Não é só isso. Para minha surpresa, eu tive outra interpretação: a recriação do “teaser“, técnica de marketing comum na indústria automobilística para prévias de lançamento de veículos. Com aparência pétrea e proporções na escala 1:1, a peça cria expectativas sobre a solidez, a durabilidade e a capacidade de continuidade da marca, que completa 130 anos de história no transporte.

Ao lado da nova eSprinter elétrica, foi exibido o Benz Combination Delivery Vehicle de 1899, o furgão Mercedes-Benz mais antigo e preservado no museu da marca.

Mercedes-Benz
Passado e presente juntos: a Mercedes-Benz cuidando da sua história

A trajetória das vans da marca remonta a 1896, quando Carl Benz criou o primeiro veículo de entrega motorizado, inaugurando um novo segmento na história do automóvel. Essa ação de marketing também serve para resgatar a história da empresa e da reviravolta do transporte no Século XIX. Até então, o transporte de carga realizado por carroças e charretes tinha a velocidade média de 10 km/h e por tempo limitado, pois a energia dos cavalos não era fácil de ser renovada.

O primeiro modelo, entregue à loja parisiense Du Bon Marché, combinava praticidade e inovação. Movido por um motor monocilíndrico de até 6 cv, o furgão transportava 300 kg e atingia 20 km/h. São números apenas ilustrativos para entendermos a diferença de épocas. O mais importante é que máquinas substituíram trabalhos que doloridos aos humanos e animais. A mesma substituição vem ocorrendo nas fábricas, nas quais robôs estão substituindo soldadores e trabalhadores expostos a ambientes tóxicos.

Vamos voltar ao assunto principal, já que o objetivo aqui não é falar sobre a indústria 4.0, mas sim como a futura Sprinter pode melhorar a gestão de frotas, a qualidade de trabalho do condutor e a digitalização da última milha.

Um século depois, em 1995, a Mercedes-Benz se recriava com a Sprinter, que desde então soma mais de cinco milhões de unidades produzidas.

A Sprinter do futuro

A partir de 2026, a empresa lançará na Europa uma nova geração baseada na Van Electric Architecture (VAN.EA), dedicada a modelos totalmente elétricos, seguida pela Van Combustion Architecture (VAN.CA), que, logicamente, continuará oferecendo versões a combustão para mercados sem infraestrutura de redes de energia elétrica, como o Brasil e demais países do nosso continente. Talvez, até na Europa também, pois, segundo a ACEA (associação das montadoras), as vans eletrificadas ainda não chegaram em 13% de participação do mercado. A dominância ainda é de diesel (81,7%) e gasolina (4,7%). Para entender isso, publicamos uma entrevista com o CEO da Scania e do TRATON Group, além de presidente do Conselho de Veículos Comerciais da ACEA. A entrevista segue abaixo:

caminhões
Fonte: ACEA

No entanto, qualquer projeto, para se adequar ao mercado global, precisa ser multienergia. Dessa forma, essa nova base técnica da Sprinter permitirá personalizações profundas, com múltiplas opções de motorização, entre-eixos e capacidades, atendendo desde operações urbanas de entrega até serviços especializados.

Mais digital

A nova geração de vans Mercedes-Benz será, segundo comunicado da empresa, a primeira totalmente integrada ao Mercedes-Benz Operating System (MB.OS) — uma plataforma chip-to-cloud que conecta todos os sistemas do veículo, do entretenimento à recarga elétrica, no caso de uma versão EV.

Com essa arquitetura, as vans passam a receber atualizações remotas (over-the-air), uma solução já amplamente utilizada por várias marcas, inclusive pela própria Mercedes-Benz no sistema MBUX. No entanto, o que a Mercedes-Benz está prometendo vai muito além do que conhecemos hoje. Essa tecnologia garante que o software permaneça sempre atualizado, não só o do multimídia como é atualmente. Além disso, a integração com a Mercedes-Benz Intelligent Cloud e o uso de inteligência artificial permitirão aprimorar continuamente funções de assistência ao motorista, desempenho e eficiência energética.

O melhor diferencial será a integração de aplicativos externos: empresas poderão conectar seus próprios sistemas de gestão de frota ou logística diretamente na central multimídia. Sobre integração de aplicativos, leia a entrevista que a Frota News fez com o diretor executivo da Plataform Science:

A tendência dos veículos comerciais é esta: ser uma plataforma inteligente e conectada, capaz de evoluir continuamente com seus usuários — e ser atualizada de forma contínua.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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