sexta-feira, maio 16, 2025

Agrale entrega 50 Marruá e como ele se posiciona entre os outros escolares

A Agrale concluiu a entrega de 50 unidades do modelo Marruá AM200 MO Escolar à Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. A ação faz parte do programa Caminho da Escola, uma iniciativa do Governo Federal, coordenada pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que visa garantir o transporte escolar seguro e acessível a estudantes da rede pública, especialmente em áreas rurais.

Essa primeira leva integra um contrato maior que prevê a entrega de 150 veículos até novembro de 2025, marcando uma das maiores aquisições do modelo no país. Os Marruá AM200 MO Escolar foram projetados para enfrentar os desafios do interior nordestino, onde o acesso às escolas ainda depende de veículos com alta capacidade off-road.

Leia também:

Marcopolo surpreende mercado com o motorhome Nomade 4×4

Veículo diesel parado: saiba como evitar problemas

Mesmo sem economia, Amaggi mantém aposta no uso de biodiesel puro em sua frota — e não está sozinha

Marruá AM200 MO Escolar: força militar adaptada à educação

O Marruá AM200 é um veículo com chassi reforçado e tração 4×4, originalmente derivado da linha militar da Agrale. Para uso escolar, o modelo foi adaptado com foco em segurança, conforto e acessibilidade:

  • Capacidade para 15 ocupantes (motorista, ajudante e 13 alunos)
  • Ar-condicionado e poltrona elevatória para acessibilidade
  • Suspensão com amplo curso, ideal para estradas não pavimentadas
  • Alta performance em terrenos acidentados, com ângulos de ataque e saída otimizados

Seu projeto é totalmente alinhado ao Caderno de Especificações Técnicas de Ônibus Rural Escolar do MEC, mas com um diferencial: a robustez extrema que permite operação mesmo onde micro-ônibus convencionais não conseguem chegar.

Comparativo com outros veículos do Caminho da Escola

Do Brasil aos EUA: o impacto dos ônibus escolares no setor de transportes

O programa Caminho da Escola contempla diferentes categorias de veículos, adaptadas a realidades variadas — de grandes centros urbanos a comunidades indígenas na floresta. Veja a seguir como o Marruá AM200 MO Escolar se posiciona em relação a outras opções oferecidas pelo programa:

Veículo Capacidade Tração Finalidade Diferenciais principais
Marruá AM200 MO Escolar 15 passageiros 4×4 Áreas de difícil acesso rural Robusto, acessível, apto a trilhas e lama
Ônibus Rural Escolar ORE 1 a 4 29 a 59 passageiros 4×2 Comunidades rurais com estradas Mais espaço, porém limitado a vias transitáveis
Micro-ônibus urbano acessível 23 passageiros 4×2 Periferias urbanas e zona rural leve Compacto e acessível, mas não opera em lamaçais
Lanchas escolares Varia Comunidades ribeirinhas Mobilidade aquática
Bicicletas escolares 1 aluno Locais com acessos curtos e seguros Alternativa ecológica e barata para estudantes solo

O Marruá, embora menor em capacidade, preenche uma lacuna crítica: o transporte escolar em locais sem infraestrutura mínima de estrada. É um veículo que chega aonde outros não chegam — com a vantagem de garantir conforto e segurança mesmo em trilhas, lama, ladeiras íngremes e regiões de difícil topografia.

Mobilidade escolar como instrumento de transformação

Com essa entrega, a Agrale não apenas fortalece sua participação no programa Caminho da Escola, como também contribui diretamente para a redução da evasão escolar e a promoção da igualdade de acesso à educação. Em regiões onde o deslocamento é uma barreira, um veículo confiável pode ser o divisor de águas entre o abandono e a continuidade dos estudos.

Além do Marruá, a Agrale fornece também chassis para micro-ônibus escolares, reforçando seu papel como uma das principais fornecedoras do programa.

- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui