Os meus leitores sabem que tenho admiração pela presidente mundial da Daimler Trucks, Karin Rudstrom. Antes dela ocupar este cargo, e por ter sido o primeiro jornalista brasileiro no meu setor a entrevistá-la quando ela assumiu a presidência mundial da Mercedes-Benz Trucks. Certamente, não por ser mulher, mas por ser competente independentemente da biologia de gênero. No entanto, por ser mulher, ela ajuda como referência para outras mulheres e, eu como jornalista, preciso chamar a atenção para isso. Lógico, que preciso manter a imparcialidade como jornalista. O que fica mais difícil ou fácil com a seguinte notícia: agora, anúncio que ela é protagonista da seguinte notícia: Daimler Truck e Volvo Group firmam joint venture para transformar a indústria de veículos comerciais com plataforma de software para caminhões.
Assine, gratuitamente a Newsletter Frota News para ser o primeiro a receber informações como esta
Aliás, a Daimler Truck e o Grupo Volvo, duas gigantes da indústria de veículos comerciais, avançam em uma parceria estratégica para redefinir o futuro dos caminhões. Em um passo decisivo anunciado hoje e, em primeira mão pela plataforma Frota News. As empresas assinaram um acordo vinculativo que formaliza a criação de uma joint venture 50/50. Dedicada ao desenvolvimento de uma plataforma de veículos definidos por software. A nova empresa, que terá sede em Gotemburgo, na Suécia, tem como objetivo estabelecer um padrão de referência para a indústria global de veículos pesados. Preparando o terreno para o futuro dos caminhões digitais.
A parceria visa construir uma plataforma que possibilitará o desenvolvimento de sistemas operacionais para caminhões e a oferta de produtos que possam ser independentes de aplicativos específicos. Este sistema permitirá que outros fabricantes de veículos comerciais (OEMs) também se beneficiem da tecnologia desenvolvida pela joint venture, estabelecendo um ecossistema robusto para o futuro da mobilidade digital nos transportes.
Liderando a transformação digital da indústria
A criação desta joint venture marca um compromisso entre as duas empresas em liderar a transformação digital do setor. “A assinatura do acordo demonstra nosso compromisso conjunto de liderar a transformação digital da nossa indústria. Além disso, o software e o hardware desta joint venture serão cruciais para alcançar níveis inéditos de segurança, conforto e eficiência para nossos clientes”, afirmou Karin Rudstrom, CEO da Daimler Truck.
Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo, reforçou o propósito inovador da parceria: “Estamos unindo forças para redefinir a arquitetura de software e inaugurar uma nova era de caminhões auto-otimizados. Juntos, estamos simplificando a complexidade, possibilitando assim, que nossos clientes alcancem novos níveis de conectividade, segurança e eficiência. Esta é uma resposta revolucionária aos desafios do mundo moderno, e temos orgulho de estabelecer o novo padrão da indústria.”

Tecnologia de ponta e novos paradigmas para veículos comerciais
A joint venture desenvolverá uma série de inovações que incluem unidades de controle centralizadas de alto desempenho, com capacidade para gerenciar grandes volumes de dados. Aliás, isso permitirá o uso de um sistema operacional específico que poderá ser customizado e atualizado ao longo do tempo. Oferecendo assim, aos fabricantes a flexibilidade de desenvolver recursos próprios e diferenciados para cada veículo.
Saiba também: Para a boa informação sobre a importância da mulher no transporte e logística, além da Fabet, a Frota News conta com a parceria da Sula Miranda. Uma profissional que, além de conhecida como cantora “Rainha dos Caminhoneiros”, é atuante em defesa do setor de transportes.
Atualizações on-line
Uma das grandes novidades desse sistema é que, ao dissociar o desenvolvimento de software e hardware. A saber, ele permite que os caminhões recebam atualizações digitais “over the air”, sem necessidade de deslocamento para oficinas, o que aumenta a agilidade e a conveniência para os clientes.
Concorrência e independência permanecem intactas
Mesmo com a joint venture, a Daimler Truck e o Grupo Volvo manterão suas operações competitivas e independentes em outras áreas de negócio. As duas empresas continuarão oferecendo produtos e serviços diferenciados para seus clientes, incluindo assim, soluções digitais próprias e distintas. Certamente, preservando o compromisso com suas respectivas visões e filosofias de mercado.
A conclusão do acordo está prevista para o primeiro semestre de 2025, sujeita às aprovações regulatórias necessárias.
Nos siga no LinkedIn!