A Mercedes-Benz do Brasil superou a marca de 400 ônibus elétricos urbanos eO500U vendidos entre janeiro e setembro de 2025, consolidando como a fabricante com um dos maiores fabricantes de ônibus com produção e conteúdo nacional. A montadora também prepara o lançamento da versão articulado desse modelo 100% elétrico.
Segundo a empresa, todas as unidades entregues até agora foram destinadas a operadores de transporte do Estado de São Paulo, especialmente à capital. “Essas 400 unidades do nosso ônibus elétrico foram entregues a empresas de transporte coletivo do Estado de São Paulo, principalmente da capital”, destaca Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Leia também:
- BorgWarner participará do debate sobre o papel da educação na descarbonização do setor
- Toyota Hiace: a nova van como investimento estratégico para empreendedores
A capital paulista é o epicentro da operação elétrica da marca. No último dia 22 de setembro, a Prefeitura de São Paulo anunciou a entrega de mais 120 ônibus elétricos para o transporte coletivo municipal, dos quais 80 unidades são do modelo eO500U, e os demais das marcas Eletra e BYD.
De acordo com Barbosa, mais de 10 garagens do sistema SPTrans já operam com o chassi elétrico da Mercedes-Benz, que acumula mais de 5 milhões de quilômetros rodados desde o início da operação. Entre os clientes, estão empresas como Viação Metrópole, Mobi Brasil, Sambaíba, Via Sudeste, Viação Grajaú e Viação Gato Preto.
Tecnologia desenvolvida no Brasil e para a América Latina
Produzido desde o final de 2022 na moderna Linha 4.0 da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), o eO500U é o primeiro ônibus elétrico urbano da Mercedes-Benz totalmente desenvolvido no Brasil, considerando as condições de operação locais e da América Latina.
O modelo vem sendo testado fora de São Paulo, em demonstrações no Paraná, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo, com previsão de expansão para o Rio de Janeiro.
Paralelamente, a empresa prepara o lançamento do eO500UA, versão articulada do ônibus elétrico, apresentada na LatBus 2024 e com testes internos previstos para 2025. A estreia comercial está programada para 2026, com foco também em exportações para outros países latino-americanos.
Exportações e aprovação técnica no exterior
O avanço da eletromobilidade da Mercedes-Benz também ultrapassa fronteiras. O Chile e a Argentina já receberam o eO500U para demonstrações, e o México será o próximo destino.
Segundo a montadora, o modelo já foi aprovado tecnicamente no Chile quanto ao consumo de energia e capacidade de passageiros, um passo importante para a consolidação da plataforma elétrica da marca na região.
Eficiência tecnológica e operacional
O chassi eO500U, derivado da linha O 500, é um modelo Padron 4×2 de piso baixo para carroçarias de até 13,2 metros, com autonomia de até 270 km — a maior entre os ônibus elétricos em operação no Brasil.
O sistema de recarga plug-in CC2 garante recarga completa em até três horas, e as baterias NMC3, de nova geração, são as mesmas utilizadas no Mercedes-Benz eCitaro, referência da Daimler Buses na Europa.
O veículo oferece uma condução silenciosa, suave e confortável, e seu conceito eletroeletrônico segue os parâmetros dos ônibus europeus da marca, incorporando direção elétrica, motores e eixos dedicados à tração elétrica.


