quarta-feira, julho 24, 2024
- Publicidade -

Marcopolo realiza crash test inédito com ônibus elétrico

- Publicidade -

Para garantir segurança passiva do seu ônibus 100% elétrico Attivi Integral, a Marcopolo realizou, de maneira inédita no Brasil, o primeiro crash test traseiro de um ônibus elétrico. O resultado demonstrou que a estrutura do modelo oferece resistência a impactos acima do exigido pelas normas existentes, sem quaisquer danos às baterias e sem risco algum para os ocupantes do veículo.

Os ônibus elétricos têm sua utilização predominantemente no trânsito urbano e as baterias são normalmente instaladas na parte traseira do veículo. Como no trânsito urbano existe uma maior incidência de acidentes com colisões traseiras, a engenharia da Marcopolo desenvolveu uma estrutura interna que absorve a energia do impacto e garante a inviolabilidade do conjunto de baterias.

Leia também:

DORTECH CONNECT 2024: Engenharia Colaborativa e Sustentabilidade em Foco

Resultado do teste

“Decidimos realizar o primeiro crash test traseiro em um ônibus elétrico por vários motivos. Queríamos oferecer os mais elevados padrões de segurança no Attivi Integral, tanto para os passageiros quanto para os operadores, porque é no trânsito urbano que existe uma maior incidência de colisões traseiras”, explica Luciano Resner, diretor de Engenharia da Marcopolo.

“O teste demonstrou a total segurança do Attivi, sem danos ao conjunto de baterias que ficou intacto. Esse resultado é importante porque garante, ao mesmo tempo, o bem-estar dos ocupantes e a preservação do ativo do operador’, complementa o diretor.

De acordo com o executivo, a engenharia da Marcopolo trabalhou no desenvolvimento, através da simulação computacional, de uma estrutura na parte traseira do Attivi Integral que fosse resistente a impactos traseiros sem que a sua deformação atingisse o conjunto de baterias.

Com essa inovação, a Marcopolo reafirma seu compromisso com a segurança e a sustentabilidade, oferecendo soluções de mobilidade urbana cada vez mais seguras e eficientes.

Leia a edição 41 da Revista Frota News:

Com 37 anos de experiência, o projeto Frota News se destaca como uma fonte inovadora de notícias e tendências no setor automotivo de veículos comerciais, transporte e logística.

Especial Especial um ano do Frota News
Edição Comemorativa de 1 ano

A edição comemorativa de um ano da plataforma traz um olhar aprofundado sobre os avanços significativos na indústria, como a descarbonização e a economia circular, que estão remodelando o futuro do transporte. Investimentos estratégicos em caminhões e ônibus elétricos refletem o compromisso com a sustentabilidade, enquanto a crescente participação das mulheres no setor logístico indica uma mudança positiva rumo à inclusão e diversidade.

A edição 41 da revista Frota News é uma leitura essencial para aqueles que buscam entender as dinâmicas atuais e futuras do mercado.

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui