sábado, outubro 12, 2024

Lançamentos da ZF para caminhões, ônibus e implementos rodoviários elétricos e híbridos

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A ZF é um dos maiores fornecedores de sistemas e componentes para veículos comerciais do Brasil e do mundo. E apresenta assim, novas tecnologias para veículos comerciais híbridos e elétricos. A sua transmissão automatizada TraXon é amplamente utilizada nos caminhões DAF XF e CF, Iveco S-Way e Volkswagen Constellation. Agora a fabricante, com plantas em diversas cidades brasileiras, vai apresentar uma nova geração da TraXon e híbrida na IAA Transportation. Além de outras tecnologias para a descarbonização do transporte.  

A saber, a ZF, líder mundial no fornecimento de componentes e sistemas para veículos comerciais, está à frente da transformação que busca descarbonizar o setor de transporte rodoviário. Com um portfólio robusto que abrange desde tecnologias híbridas até soluções totalmente elétricas. A empresa aposta na flexibilidade como ponto chave para responder às crescentes demandas por sustentabilidade. A inovação mais recente da ZF será destaque no IAA Transportation 2024, que ocorre de 17 a 22 de setembro, em Hanover, Alemanha. 

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 Flexibilidade na transformação 

A necessidade de flexibilizar a transição para um transporte mais limpo levou a ZF a desenvolver tecnologias que permitam a adaptação tanto para veículos híbridos quanto para elétricos. Certamente, um exemplo disso é a TraXon 2 Hybrid, uma evolução da transmissão TraXon 2. Essa versão híbrida facilita a incorporação da eletrificação em plataformas de veículos comerciais, exigindo menos modificações nas estruturas já existentes.

A ZF prevê que a demanda por veículos eletrificados crescerá nos próximos anos. E, para isso, já está preparada com um portfólio para aproveitar esta oportunidade de novos negócios e garantir o futuro econômico do grupo. O kit de mobilidade elétrica da empresa foi desenvolvido para conquistar as montadoras em uma abordagem modular que integra componentes como inversores, bem como, motores elétricos, transmissões e atuadores, todos desenvolvidos internamente.

Edição 43 da revista Frota News:

Edição 43 da Frota News com foco na logística sustentável

Dentro dessa solução modular, a ZF oferece diferentes plataformas de transmissão, como a CeTrax 2 e a AxTrax 2, projetadas para serem aplicadas no mesmo espaço das transmissões convencionais, proporcionando maior flexibilidade e economia de espaço no design dos veículos. Afinal, isso facilita a integração de tecnologias elétricas nas plataformas já existentes das montadoras, otimizando o processo de eletrificação. 

Reboques eletrificados e redução de emissões 

Os reboques eletrificados também têm papel importante na estratégia da ZF para descarbonizar o transporte rodoviário, principalmente, para aumentar a concorrência neste marcado, já que as opções disponíveis atualmente são consideradas de valores bastante elevados pelos frotistas.  

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Aliás, o conceito desenvolvido pela empresa, que utiliza o eixo AxTrax 2 e sistemas de freios eletrônicos (EBS), pode transformar caminhões convencionais em híbridos e estender a autonomia dos veículos elétricos. Essa solução pode reduzir as emissões de CO2 em até 16% com a recuperação de energia, chegando a 40% com a tecnologia híbrida plug-in. 

Tomada de força eletrificada 

A saber, outra frente de inovação da ZF é o sistema de tomada de força eletrificada (ePTO), o eWorX. Voltado para a alimentação de equipamentos como guindastes e carregadores instalados em veículos comerciais. O eWorX integra motor elétrico, bem como, inversor e unidade de controle eletrônico em um design compacto. A mais recente versão do sistema otimiza o espaço de instalação ao integrar o sistema ao chassi do veículo e utilizar o sistema de resfriamento do caminhão. 

Aliás, com essas soluções, a ZF investe para o seu futuro competitivo em um mercado competitivo e em busca de soluções para a descarbonização do transporte rodoviário. Oferecendo assim, tecnologias que atendem tanto às necessidades imediatas de redução de emissões quanto à transição de longo prazo para uma mobilidade totalmente elétrica. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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