sábado, abril 26, 2025

Lançamento: Volvo VNR e VNL no contexto dos EUA, global e dos concorrentes

A Volvo Trucks acaba de lançar o novo VNR nos Estados Unidos, complementando a linha de caminhões da marca sueca. A diferença entre ele e o VNL é o tipo de operação. Grosso modo, seria como, no Brasil, o Volvo FH e o FM. Essa comparação é mais complexa do que isso, pois as legislações para operação com caminhões são muito diferentes entre os países, mas é a forma mais próxima para entendermos.

Antes de falarmos sobre o lançamento do VNR, vamos entender a importância do mercado norte-americano para o Volvo Group e Daimler Truck. Isso, sem entrar na polêmica entre caminhões bicudos e “cara-chata” – cabine sobre o motor, a diferença mais significativa entre caminhões norte-americanos, europeus e brasileiros.

Leia também:

Top 5 grupos fabricantes de caminhões, suas marcas e vendas globais

O porquê dos caminhões brasileiros serem como os europeus e não como os norte-americanos

Scania R vence o Truck of the Year Latin America 2025  

A Volvo é a única marca europeia que faz sucesso nos Estados Unidos com a própria marca, sem depender da Mack, marca norte-americana adquirida pelo Volvo Group em 2001. A saber, a Volvo mantém a sua cabine bicuda para alguns mercados e sempre atualizada. Disputando mercado com outras bastante tradicionais, como Kenworth, Peterbilt, Western Star e Freightliner, entre outras de menos expressão.

Isso não quer dizer o grupo Daimler Truck não faz sucesso nos Estados Unidos e que o Traton Group não esteja tentando. Aliás, a holding Daimler consegue ter uma importante participação de mercado com as marcas Freightliner e Western Star. No relatório de resultados de 2024, o Grupo Daimler reportou vendas de 190.428 unidades de caminhões, muito mais do que as 126.477 unidades da marca Mercedes-Benz vendidas globalmente, incluindo o Brasil.

Classe 8: pesados

A Volvo Trucks tem uma participação de cerca de 10,5% de caminhões pesados com o VNL, o que é bastante significativo, considerando que é o maior e mais competitivo mercado de caminhões do mundo. Em 2024, as vendas de caminhões Classe 8 (similar aos pesados no Brasil) foram de 283 mil unidades milhões de unidades. A frota atual é de 6,5 milhões de caminhões em operação. Portanto, 10% de market share do mercado norte-americano é um número fantástico.

Outro grupo europeu que busca espaço nos Estados Unidos é o Traton Group, proprietário das marcas Scania, MAN Truck & Bus, Volkswagen Caminhões e International. Esta última é uma marca de menos expressão nos Estados Unidos, mas com tradição. Foi fundada em 1902 e até se aventurou pelo Brasil por algumas vezes, todas sem sucesso. O Traton Group comprou a International em julho de 2021 como uma forma de entrar no mercado de caminhões pesados nos Estados Unidos. Ainda assim, não há resultados positivos de conhecimento público sobre este investimento e só saberemos no futuro.

Além desses grupos europeus que buscam presença global (no Ocidente), há o PACCAR Group, genuinamente norte-americano, proprietário das marcas Kenworth, Peterbilt e DAF Trucks. É o grupo fabricante de caminhões e componentes mais recente no Brasil e o que mais cresce em terras tupiniquins.

O lançamento do Volvo VNR

Este modelo é voltado para o segmento de transporte regional marca o segundo modelo de caminhão na plataforma totalmente nova da Volvo, após a introdução do novo modelo Volvo VNL de longa distância no início de 2024. No Brasil, a Volvo tem o VM para o transporte regional, no entanto, nos Estados Unidos, os caminhões Volvo para este tipo de transporte são da categoria comparável ao FM aqui.

O novo caminhão apresenta um redesenho de 90% em relação ao seu antecessor. Isso contribui para reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2 em até 7,5% no novo Volvo VNR.

A nova plataforma foi projetada para todas as futuras tecnologias de propulsão, incluindo motores elétricos a bateria, célula de combustível e combustão interna movidos a combustíveis renováveis, incluindo hidrogênio. Além disso, uma nova arquitetura elétrica de 24 volts e recursos de segurança ativa introduzidos nesta nova geração de caminhões Volvo serão o padrão para a futura comercialização de caminhões totalmente autônomos.

“O novo Volvo VNR foi projetado especificamente para a natureza exigente da entrega regional e urbana”, disse Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America. “Com sua versatilidade incomparável, recursos avançados de segurança, conectividade superior e eficiência de combustível aprimorada, o Volvo VNR é uma prova do nosso compromisso com a qualidade e a inovação. Juntos, o VNR inteligente para as ruas e nosso carro-chefe VNL podem atender a uma ampla gama de necessidades operacionais da frota.”

VNR
Os caminhões regionais da Volvo nos Estados Unidos

Melhorias na eficiência de combustível

Com o novo modelo VNR, a Volvo reduziu o consumo de combustível e as emissões de CO2 por meio de aerodinâmica aprimorada, inovações no trem de força e tecnologia Eco-roll que desengatará a linha de transmissão em uma descida e deixará o caminhão rolar por um período de tempo ideal para ajudar a economizar energia. As melhorias no trem de força no novo Volvo VNR respondem por 3% da melhoria de até 7,5% na eficiência de combustível graças ao motor D13 VGT (Variable Geometry Turbo) de última geração, padrão no Volvo VNR.

Assista o Canal FrotaCast:

Inovações de segurança

O novo Volvo VNR apresenta uma gama de novos recursos de segurança, incluindo o Volvo Active Driver Assist com aviso de colisão frontal, frenagem automática de emergência e aviso de saída de faixa, mas também airbags de cortina laterais integrados montados na cabine, disponíveis tanto no lado do motorista quanto do passageiro. Recursos avançados de segurança e visibilidade o tornam adequado para áreas urbanas com muitos pedestres.

O Sistema de Monitoramento de Câmera totalmente integrado permite espelhos menores e mais aerodinâmicos montados na cabine em comparação aos espelhos grandes e tradicionais. O Sistema de Monitoramento de Câmera fornece visibilidade superior e suporta manobras seguras para o motorista.

Versatilidade e Personalização

O novo Volvo VNR foi desenvolvido com versatilidade em mente e está disponível em uma variedade de configurações, incluindo tratores 4×2, 6×2 e 6×4. Ele vem em variantes que vão do manobrável VNR 300 até o premium VNR 660, adequado para viagens regionais, mas também de longa distância.

A produção do novo Volvo VNR ocorrerá na fábrica da Volvo Trucks em New River Valley, em Dublin, Virgínia, com a s vendas começando nos próximos meses.

- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui