A Volvo Trucks acaba de lançar o novo VNR nos Estados Unidos, complementando a linha de caminhões da marca sueca. A diferença entre ele e o VNL é o tipo de operação. Grosso modo, seria como, no Brasil, o Volvo FH e o FM. Essa comparação é mais complexa do que isso, pois as legislações para operação com caminhões são muito diferentes entre os países, mas é a forma mais próxima para entendermos.
Antes de falarmos sobre o lançamento do VNR, vamos entender a importância do mercado norte-americano para o Volvo Group e Daimler Truck. Isso, sem entrar na polêmica entre caminhões bicudos e “cara-chata” – cabine sobre o motor, a diferença mais significativa entre caminhões norte-americanos, europeus e brasileiros.
Leia também:
Top 5 grupos fabricantes de caminhões, suas marcas e vendas globais
O porquê dos caminhões brasileiros serem como os europeus e não como os norte-americanos
Scania R vence o Truck of the Year Latin America 2025
A Volvo é a única marca europeia que faz sucesso nos Estados Unidos com a própria marca, sem depender da Mack, marca norte-americana adquirida pelo Volvo Group em 2001. A saber, a Volvo mantém a sua cabine bicuda para alguns mercados e sempre atualizada. Disputando mercado com outras bastante tradicionais, como Kenworth, Peterbilt, Western Star e Freightliner, entre outras de menos expressão.
Isso não quer dizer o grupo Daimler Truck não faz sucesso nos Estados Unidos e que o Traton Group não esteja tentando. Aliás, a holding Daimler consegue ter uma importante participação de mercado com as marcas Freightliner e Western Star. No relatório de resultados de 2024, o Grupo Daimler reportou vendas de 190.428 unidades de caminhões, muito mais do que as 126.477 unidades da marca Mercedes-Benz vendidas globalmente, incluindo o Brasil.
Classe 8: pesados
A Volvo Trucks tem uma participação de cerca de 10,5% de caminhões pesados com o VNL, o que é bastante significativo, considerando que é o maior e mais competitivo mercado de caminhões do mundo. Em 2024, as vendas de caminhões Classe 8 (similar aos pesados no Brasil) foram de 283 mil unidades milhões de unidades. A frota atual é de 6,5 milhões de caminhões em operação. Portanto, 10% de market share do mercado norte-americano é um número fantástico.
Outro grupo europeu que busca espaço nos Estados Unidos é o Traton Group, proprietário das marcas Scania, MAN Truck & Bus, Volkswagen Caminhões e International. Esta última é uma marca de menos expressão nos Estados Unidos, mas com tradição. Foi fundada em 1902 e até se aventurou pelo Brasil por algumas vezes, todas sem sucesso. O Traton Group comprou a International em julho de 2021 como uma forma de entrar no mercado de caminhões pesados nos Estados Unidos. Ainda assim, não há resultados positivos de conhecimento público sobre este investimento e só saberemos no futuro.
Além desses grupos europeus que buscam presença global (no Ocidente), há o PACCAR Group, genuinamente norte-americano, proprietário das marcas Kenworth, Peterbilt e DAF Trucks. É o grupo fabricante de caminhões e componentes mais recente no Brasil e o que mais cresce em terras tupiniquins.
O lançamento do Volvo VNR
Este modelo é voltado para o segmento de transporte regional marca o segundo modelo de caminhão na plataforma totalmente nova da Volvo, após a introdução do novo modelo Volvo VNL de longa distância no início de 2024. No Brasil, a Volvo tem o VM para o transporte regional, no entanto, nos Estados Unidos, os caminhões Volvo para este tipo de transporte são da categoria comparável ao FM aqui.
O novo caminhão apresenta um redesenho de 90% em relação ao seu antecessor. Isso contribui para reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2 em até 7,5% no novo Volvo VNR.
A nova plataforma foi projetada para todas as futuras tecnologias de propulsão, incluindo motores elétricos a bateria, célula de combustível e combustão interna movidos a combustíveis renováveis, incluindo hidrogênio. Além disso, uma nova arquitetura elétrica de 24 volts e recursos de segurança ativa introduzidos nesta nova geração de caminhões Volvo serão o padrão para a futura comercialização de caminhões totalmente autônomos.
“O novo Volvo VNR foi projetado especificamente para a natureza exigente da entrega regional e urbana”, disse Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America. “Com sua versatilidade incomparável, recursos avançados de segurança, conectividade superior e eficiência de combustível aprimorada, o Volvo VNR é uma prova do nosso compromisso com a qualidade e a inovação. Juntos, o VNR inteligente para as ruas e nosso carro-chefe VNL podem atender a uma ampla gama de necessidades operacionais da frota.”

Melhorias na eficiência de combustível
Com o novo modelo VNR, a Volvo reduziu o consumo de combustível e as emissões de CO2 por meio de aerodinâmica aprimorada, inovações no trem de força e tecnologia Eco-roll que desengatará a linha de transmissão em uma descida e deixará o caminhão rolar por um período de tempo ideal para ajudar a economizar energia. As melhorias no trem de força no novo Volvo VNR respondem por 3% da melhoria de até 7,5% na eficiência de combustível graças ao motor D13 VGT (Variable Geometry Turbo) de última geração, padrão no Volvo VNR.
Inovações de segurança
O novo Volvo VNR apresenta uma gama de novos recursos de segurança, incluindo o Volvo Active Driver Assist com aviso de colisão frontal, frenagem automática de emergência e aviso de saída de faixa, mas também airbags de cortina laterais integrados montados na cabine, disponíveis tanto no lado do motorista quanto do passageiro. Recursos avançados de segurança e visibilidade o tornam adequado para áreas urbanas com muitos pedestres.
O Sistema de Monitoramento de Câmera totalmente integrado permite espelhos menores e mais aerodinâmicos montados na cabine em comparação aos espelhos grandes e tradicionais. O Sistema de Monitoramento de Câmera fornece visibilidade superior e suporta manobras seguras para o motorista.
Versatilidade e Personalização
O novo Volvo VNR foi desenvolvido com versatilidade em mente e está disponível em uma variedade de configurações, incluindo tratores 4×2, 6×2 e 6×4. Ele vem em variantes que vão do manobrável VNR 300 até o premium VNR 660, adequado para viagens regionais, mas também de longa distância.
A produção do novo Volvo VNR ocorrerá na fábrica da Volvo Trucks em New River Valley, em Dublin, Virgínia, com a s vendas começando nos próximos meses.