quinta-feira, abril 24, 2025

FrotaCast: O case de sucesso na automação no campo com a parceria Grunner e Mercedes-Benz

A busca por inovação e eficiência no agronegócio tem gerado soluções tecnológicas de ponta, e a parceria entre a Grunner e a Mercedes-Benz é um exemplo notável dessa transformação. O FrotaCast, vídeocast da Frota News, apresenta em seu oitavo episódio uma entrevista com José Antonio Marchetto Reche, diretor de Operações da Grunner, para discutir o impacto da tecnologia na logística do campo. 

A revolução da Grunner no agronegócio 

A Grunner nasceu da iniciativa de uma família de agricultores que buscava soluções para aumentar a produtividade na colheita de cana-de-açúcar sem comprometer a qualidade do solo. Assim, surgiu o Grunner 2423K, um veículo autônomo que acompanha a colhedora, reduzindo o impacto ambiental e otimizando a colheita. Porém, de lá para cá, houve uma evolução com a sofisticação e velocidade de um Mercedes-AMG ONE.  

Conheça sobre esta rápida evolução na automação de caminhões Mercedes-Benz que viram sofisticadas máquinas agrícolas para aumentar a eficiência e produtividade do agronegócio brasileiro e, em breve, de outros países.  

Leia também:

Abaixo, alguns cortes da entrevista com José Reche: 

Parceria com a Mercedes-Benz: tecnologia e inovação 

A colaboração com a Mercedes-Benz permitiu avanços significativos na tecnologia agrícola. A expertise da montadora alemã possibilitou o desenvolvimento de máquinas ainda mais eficientes, reforçando a capacidade da Grunner em oferecer soluções sustentáveis e inovadoras para o setor. 

Reconhecimento internacional 

A mais recente conquista dessa parceria foi o prêmio “Truck Innovation Latin America 2025“, concedido ao caminhão autônomo da Grunner. O reconhecimento destaca a importância da tecnologia no agronegócio e evidencia o compromisso da Grunner e da Mercedes-Benz com a eficiência e sustentabilidade no transporte de produtos. 

Benefícios da tecnologia Grunner 

Os avanços tecnológicos promovidos pela Grunner trazem diversos benefícios ao agronegócio: 

  • Aumento da produtividade: os veículos autônomos elevam a eficiência operacional em pelo menos 10%. 
  • Sustentabilidade: os equipamentos consomem 50% menos combustível que tratores convencionais, reduzindo significativamente as emissões de poluentes. 
  • Otimização logística: a automação permite uma gestão mais precisa e eficiente dos processos de transporte e colheita. 

O futuro da Grunner 

A Grunner continua investindo em inovações e desenvolvendo novas tecnologias para o agronegócio. Entre os projetos futuros, destaca-se um caminhão multiuso, capaz de desempenhar diversas funções no campo, como colheita de grãos, distribuição de herbicidas e aplicação de calcário. 

Com essa abordagem inovadora, a Grunner reafirma seu papel como uma empresa brasileira que está revolucionando o agronegócio. Sua tecnologia não apenas torna o setor mais produtivo, mas também promove um futuro mais sustentável para o Brasil e o mundo. 

Sobre o entrevistado 

Com 55 anos, José Reche tem uma trajetória profissional marcada por experiência e liderança. Graduado em Gestão de Relacionamento com o Cliente e com pós-graduação em Liderança, ele ainda soma dois MBAs, um em Marketing e Vendas e outro em Liderança e Motivação. Sua formação teve início no SENAI Humberto Reis Costa, na Vila Alpina, onde começou a trilhar o caminho que o levaria a ocupar cargos estratégicos em grandes empresas do setor automotivo.   

Durante 32 anos e meio, José Reche atuou na Mercedes-Benz, ocupando diversas posições de destaque até alcançar o nível executivo E3. Após essa longa jornada na montadora, ele assumiu, por dois anos e meio, o cargo de diretor executivo nas concessionárias Sambaíba e Divena. Hoje, à frente das operações da Grunner como COO (Chief Operating Officer), ele lidera iniciativas voltadas para inovação, crescimento sustentável e excelência operacional. 

Siga os cortes do Canal FrotaCast no Instagram:

 

 

 

- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui