Como parte de sua estratégia de descarbonização até 2030, a Hydro Paragominas, uma mina de bauxita localizada no Pará, está intensificando seu compromisso com a tendência global do transporte elétrico. A mais recente iniciativa da empresa, em parceria com a Irmen Máquinas, é a aquisição de dois caminhões SANY SKT90E, totalmente elétricos, cada um com capacidade de 60 toneladas de carga útil.
“Comparado com o modelo 8×4 anterior, que tinha capacidade para 36 toneladas, cada caminhão elétrico representa uma redução significativa de aproximadamente 190 toneladas de CO₂ por ano. Além disso, esses veículos têm uma autonomia de cerca de 12 horas por carga. Nos próximos meses, avaliaremos o desempenho desses caminhões em diferentes cenários e condições climáticas na rotina da mina”, explica Edil Pimentel, gerente da Operação de Mina da Hydro Paragominas.
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Outra medida significativa foi a alteração na estrutura do contrato de locação de veículos leves, resultando na substituição de 50% da frota movida a diesel por veículos com combustão a etanol. A Hydro Paragominas também adquiriu, este ano, 10 carros elétricos para compor sua frota de veículos leves, substituindo modelos convencionais movidos a diesel.
“A aquisição dos carros elétricos representa uma redução de emissões de 120 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de 332 árvores no mesmo período. Ao mudar para o etanol, também reduzimos em 575 toneladas as emissões de CO² no meio ambiente. Continuamos pesquisando novas alternativas para reduzir ainda mais o uso de diesel em nossas operações”, comenta Eduardo Pedras, gerente de Infraestrutura da Hydro Paragominas.
Outra inovação na Hydro Paragominas é a adoção de sistemas mais sustentáveis nos ônibus utilizados para transportar os empregados. Oito desses veículos foram equipados com um sistema inovador de ar-condicionado 100% elétrico, em parceria com a fornecedora de transporte Caliman.
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“Nossa expectativa é reduzir os custos com a manutenção dos aparelhos. Além disso, diminuir o tempo de inatividade dos veículos para manutenção, a fim de alcançar o menor consumo de combustível possível. Assim, podemos contribuir para mitigar as emissões de CO₂”, comenta Thiago Caliman, diretor da transportadora.
A Hydro Paragominas é a pioneira no Brasil ao adotar a tecnologia desenvolvida pela Innovaklim, uma empresa catarinense. O novo sistema de refrigeração funciona com compressor elétrico e alimentação por baterias, reduzindo assim o consumo de combustível nos ônibus. Um dos ônibus conta com um sistema combinado, incluindo painéis fotovoltaicos para aproveitar a energia solar como fonte adicional.
Atualmente, a frota da Hydro conta com 35 ônibus. Após o período de testes com os novos aparelhos de ar-condicionado, a empresa avaliará a possibilidade de implementar essas inovações em toda a sua frota. Os usuários perceberão menos ruído e mais conforto térmico. Para as empresas, isso significa otimização do tempo, redução de custos de manutenção e maior disponibilidade dos veículos.
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