quarta-feira, dezembro 11, 2024

GWM vai desenvolver caminhão movido a hidrogênio em Minas Gerais

Por ser o combustível mais limpo e abundante no mundo, o hidrogênio verde vem recebendo bilhões de investimentos por centenas de empresas. O processo de produção em larga escala ainda é considerando caro e todos os investimentos em pesquisas estão com foco no barateamento de sua produção. Conhecido como H2 renovável, a indústria de caminhões já tem lançado modelos movidos a hidrogênio e novos modelos estão em desenvolvimento, inclusivos novos motores a combustão interna da FPT Industrial e Cummins. Agora, a GWM, por meio da sua subsidiária FTXT, formalizou um Memorando de Entendimento (MoU) com o Governo de Minas Gerais e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), com o objetivo de avançar no desenvolvimento de caminhões movidos a hidrogênio.

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A GWM já produz automóveis elétricos e híbridos na fábrica adquirida da Mercedes-Benz do Brasil em Iracemápolis (SP). Agora, visando o crescimento global da comercialização e desenvolvimento de tecnologias do hidrogênio, a FTXT passou a adotar neste ano o nome GWM Hydrogen nos mercados fora da China.

O que é o hidrogênio verde

O hidrogênio verde é um tipo produzido de forma sustentável, sem a emissão de poluentes. Ele é obtido por meio da eletrólise da água, um processo que utiliza eletricidade gerada por fontes renováveis, como energia solar ou eólica, para separar as moléculas de água em hidrogênio e oxigênio.

“A assinatura deste MoU representa não apenas um avanço significativo para a FTXT e a GWM, mas também para o setor automotivo brasileiro como um todo. O desenvolvimento de caminhões a hidrogênio no Brasil não só impulsiona GWM, como a indústria local como também ajudará Minas Gerais a se posicionar na vanguarda das soluções de mobilidade sustentável”, destacou Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais da GWM Brasil.

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Esta parceria, com validade de 12 meses, e renováveis por mais 60, prevê a transferência e o intercâmbio de tecnologias associadas ao uso de hidrogênio verde como fonte de energia limpa nos caminhões da FTXT, proporcionando uma solução de baixa emissão para o transporte de cargas pesadas. A Unifei será responsável por fornecer o hidrogênio e atuar como parceira em estudos e pesquisas relacionadas a essa tecnologia.

Tratamento tributário diferente

“Nossa orientação é para que qualquer produção dentro do estado ligada a energia renovável tenha um tratamento tributário diferenciado, para que fique mais competitiva. No que depende do Estado, temos dado todo o apoio e vamos continuar assim. Queremos ser referência em energia renovável”, afirma Romeu Zema, governador de Minas Gerais. Para Edson Bortoni, reitor da Unifei, “o fato de a empresa levar não só os produtos, mas sua tecnologia para Minas Gerais é o grande diferencial desse acordo”.

O MoU também visa a cooperação para a criação de uma infraestrutura de abastecimento de caminhões movidos a hidrogênio verde, testando uma rota sustentável de transporte.

Em agosto, executivos da GWM Brasil estiveram em Belo Horizonte (MG), a fim de estreitar relações e conhecer oportunidades oferecidas pelo Estado. Na ocasião, o projeto de veículos a hidrogênio da GWM foi mostrado à equipe do governo mineiro.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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