sexta-feira, abril 25, 2025

Frota Construção: A aposta da DAF Caminhões com a nova linha vocacional

O setor de construção continua a ser um pilar significativo da economia brasileria, principalmente, com os bilhões de reais previstos de investimentos para as áreas de infraestrutura, como rodovias, ferrovias, hidrovias e portos, além da construção civil do setor de incorporação imobiliária. E por isso, a DAF Caminhões lançou a linha DAF Vocacional na última Fenatran.

Em 2024, o segmento registrou um crescimento expressivo de 4,3%, evidenciando sua relevância e dinamismo. Para 2025, as projeções mostram uma expansão mais contida, estimada em 2,3%, mas ainda com sinais de crescimento. No entanto, o horizonte não está isento de desafios.

O impacto da alta nos juros e nos preços dos combustíveis levanta preocupações sobre a sustentabilidade desse crescimento nos próximos anos. Conforme destaca Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Brasil, a montadora está atenta às movimentações do mercado e comprometida em oferecer soluções que atendam às demandas dos clientes com eficiência.

A aposta da DAF Brasil no setor de construção tem gerado resultados promissores. Segundo Gambim, o modelo CF Construção tem recebido um retorno positivo do mercado. Entre os diferenciais do veículo, destacam-se o escape vertical e a robustez, além de estar preparado para reboques, conexões e engates. Apesar de desenvolver-se no setor de construção, suas expectativas permitem atender outras áreas, como o agronegócio, ampliando ainda mais seu alcance.

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O equilíbrio entre inovação e atendimento às demandas específicas do setor de construção se mantém como a estratégia central da DAF Brasil. Gambim reforça: “Nosso compromisso é garantir que nossos clientes tenham sempre as melhores soluções para suas operações.”

A linha DAF Vocacional

A linha DAF CF Vocacional compete, principalmente, com as linhas off-road Volvo FMX e da Scania XT, e com as versões vocacionais das famílias Mercedes-Benz Atego e Arocs, e VW Constellation.

Os modelos vocacionais oferecem várias melhorias para aumentar a rotustez em comparação com os modelos rodoviários, incluindo conectores elétricos resistentes à poeira e às intempéries, bem como proteção reforçada ao longo do chassi, entre outras vantagens.

Além da construção

A família CF Off-Road foca em dois outros segmentos com previsão de crescimento este ano. Segundo a Associação Brasileira de Mineração (IBRAM), estão previstos investimentos de US$ 64,5 bilhões entre 2024 e 2028, superando os valores projetados para períodos anteriores. Além disso, empresas líderes, como a Vale, planejam aumentar sua capacidade produtiva, com investimentos de até US$ 7 bilhões em 2025 e uma produção estimada entre 325 e 335 milhões de toneladas de minério de ferro.

A política de taxação do governo dos Estados Unidos, Donald Trump, vai gerar oportunidades o setor florestal com maior demanda pelas commodities por outros países. Entre os produtos mais exportados com origem em nossas florestas estão celulose e papel, madeira serrada, carvão vegetal, resinas e óleos essenciais e biomassa.

Qualquer 1% de crescimento nesses setores gera maior demanda por caminhões e implementos rodoviários. Além disso, a desgaste dos caminhões vocacionais nesses ambientes é bem maior do que no rodoviário, obrigando uma renovação de frota mais acelerada pelos clientes das fabricantes de caminhões.

Assista o Canal FrotaCast:

Características técnicas dos caminhões vocacionais

A DAF Caminhões Brasil elegeu esses três segmentos com modelos bem definidos – isso não quer dizer que outros segmentos não podem utilizar os modelos CF Mineração, CF Florestal e CF Construção:

CF Mineração: Equipado com motor PACCAR MX-13 de 480 cv, freios PACCAR MX Engine Brake de 490cv e Intarder de 1.170 cv. Eles projetaram sua suspensão para cargas mais pesadas e o sistema de admissão de ar com duplo ciclone garantindo desempenho superior em ambientes com alta presença de poeira.

O que é o sistema com duplo ciclone: O sistema de admissão de ar com duplo ciclone é projetado para operar em ambientes com alta presença de poeira, como em operações de mineração. Ele funciona utilizando dois estágios de separação de partículas:

  1. Primeiro estágio: O ar é direcionado para dentro do sistema em um movimento ciclônico, ou seja, em espiral. Esse movimento cria uma força centrífuga que separa as partículas maiores de poeira e detritos do fluxo de ar, depositando-as em um compartimento específico.
  2. Segundo estágio: O ar passa por um segundo ciclone, onde partículas menores são removidas de forma semelhante. Isso garante que o ar que chega ao motor esteja significativamente mais limpo, reduzindo o desgaste e aumentando a eficiência do motor.

CF Florestal: Voltado para o setor madeireiro, é reconhecido pela robustez e pela eficiência de consumo, com escape vertical e conexões reforçadas, ideais para operações severas.

CF Construção: A cabine Day Cab e o motor PACCAR PX-7 de 310cv são destaques que oferecem conforto e segurança em jornadas intensas de trabalho.

Grupo Arena

Segunda a DAF, os clientes que testaram os caminhões relataram benefícios tangíveis, como maior produtividade e confiabilidade. De acordo com Alex Ferreira Gonçalves, motorista do Grupo Arena, o CF Construção “faz diferença no trabalho diário graças aos opcionais de segurança e itens de conforto, como banco regulável e volante escamoteável”.

O Grupo Arena está localizado na mesma cidade onde fica a fábrica da DAF Caminhões, em Ponta Grossa (PR), e atua nos ramos de Engenharia, Infraestrutura de Obras, Pavimentação Asfáltica, Incorporação, Artefatos de Concreto , Serviços de Saneamento, Parceira com  grandes Empresas, Concreto Usinado, Loteamentos.

Principais clientes do Grupo Arena:
vocacional
Fonte: Grupo Arena

À medida que os investimentos em infraestrutura impulsionam o setor de construção. A entrada da DAF Caminhões no segmento de caminhões vocacionais aumenta as opções de escolhas dos frotistas brasileiros desses setores.

ITOY
Jornalista Marcos Villela é membro associado desde 2018
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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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