O setor de construção continua a ser um pilar significativo da economia brasileria, principalmente, com os bilhões de reais previstos de investimentos para as áreas de infraestrutura, como rodovias, ferrovias, hidrovias e portos, além da construção civil do setor de incorporação imobiliária. E por isso, a DAF Caminhões lançou a linha DAF Vocacional na última Fenatran.
Em 2024, o segmento registrou um crescimento expressivo de 4,3%, evidenciando sua relevância e dinamismo. Para 2025, as projeções mostram uma expansão mais contida, estimada em 2,3%, mas ainda com sinais de crescimento. No entanto, o horizonte não está isento de desafios.
O impacto da alta nos juros e nos preços dos combustíveis levanta preocupações sobre a sustentabilidade desse crescimento nos próximos anos. Conforme destaca Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Brasil, a montadora está atenta às movimentações do mercado e comprometida em oferecer soluções que atendam às demandas dos clientes com eficiência.
A aposta da DAF Brasil no setor de construção tem gerado resultados promissores. Segundo Gambim, o modelo CF Construção tem recebido um retorno positivo do mercado. Entre os diferenciais do veículo, destacam-se o escape vertical e a robustez, além de estar preparado para reboques, conexões e engates. Apesar de desenvolver-se no setor de construção, suas expectativas permitem atender outras áreas, como o agronegócio, ampliando ainda mais seu alcance.
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O equilíbrio entre inovação e atendimento às demandas específicas do setor de construção se mantém como a estratégia central da DAF Brasil. Gambim reforça: “Nosso compromisso é garantir que nossos clientes tenham sempre as melhores soluções para suas operações.”
A linha DAF Vocacional
A linha DAF CF Vocacional compete, principalmente, com as linhas off-road Volvo FMX e da Scania XT, e com as versões vocacionais das famílias Mercedes-Benz Atego e Arocs, e VW Constellation.
Os modelos vocacionais oferecem várias melhorias para aumentar a rotustez em comparação com os modelos rodoviários, incluindo conectores elétricos resistentes à poeira e às intempéries, bem como proteção reforçada ao longo do chassi, entre outras vantagens.
Além da construção
A família CF Off-Road foca em dois outros segmentos com previsão de crescimento este ano. Segundo a Associação Brasileira de Mineração (IBRAM), estão previstos investimentos de US$ 64,5 bilhões entre 2024 e 2028, superando os valores projetados para períodos anteriores. Além disso, empresas líderes, como a Vale, planejam aumentar sua capacidade produtiva, com investimentos de até US$ 7 bilhões em 2025 e uma produção estimada entre 325 e 335 milhões de toneladas de minério de ferro.
A política de taxação do governo dos Estados Unidos, Donald Trump, vai gerar oportunidades o setor florestal com maior demanda pelas commodities por outros países. Entre os produtos mais exportados com origem em nossas florestas estão celulose e papel, madeira serrada, carvão vegetal, resinas e óleos essenciais e biomassa.
Qualquer 1% de crescimento nesses setores gera maior demanda por caminhões e implementos rodoviários. Além disso, a desgaste dos caminhões vocacionais nesses ambientes é bem maior do que no rodoviário, obrigando uma renovação de frota mais acelerada pelos clientes das fabricantes de caminhões.
Características técnicas dos caminhões vocacionais
A DAF Caminhões Brasil elegeu esses três segmentos com modelos bem definidos – isso não quer dizer que outros segmentos não podem utilizar os modelos CF Mineração, CF Florestal e CF Construção:
CF Mineração: Equipado com motor PACCAR MX-13 de 480 cv, freios PACCAR MX Engine Brake de 490cv e Intarder de 1.170 cv. Eles projetaram sua suspensão para cargas mais pesadas e o sistema de admissão de ar com duplo ciclone garantindo desempenho superior em ambientes com alta presença de poeira.
O que é o sistema com duplo ciclone: O sistema de admissão de ar com duplo ciclone é projetado para operar em ambientes com alta presença de poeira, como em operações de mineração. Ele funciona utilizando dois estágios de separação de partículas:
- Primeiro estágio: O ar é direcionado para dentro do sistema em um movimento ciclônico, ou seja, em espiral. Esse movimento cria uma força centrífuga que separa as partículas maiores de poeira e detritos do fluxo de ar, depositando-as em um compartimento específico.
- Segundo estágio: O ar passa por um segundo ciclone, onde partículas menores são removidas de forma semelhante. Isso garante que o ar que chega ao motor esteja significativamente mais limpo, reduzindo o desgaste e aumentando a eficiência do motor.
CF Florestal: Voltado para o setor madeireiro, é reconhecido pela robustez e pela eficiência de consumo, com escape vertical e conexões reforçadas, ideais para operações severas.
CF Construção: A cabine Day Cab e o motor PACCAR PX-7 de 310cv são destaques que oferecem conforto e segurança em jornadas intensas de trabalho.
Grupo Arena
Segunda a DAF, os clientes que testaram os caminhões relataram benefícios tangíveis, como maior produtividade e confiabilidade. De acordo com Alex Ferreira Gonçalves, motorista do Grupo Arena, o CF Construção “faz diferença no trabalho diário graças aos opcionais de segurança e itens de conforto, como banco regulável e volante escamoteável”.
O Grupo Arena está localizado na mesma cidade onde fica a fábrica da DAF Caminhões, em Ponta Grossa (PR), e atua nos ramos de Engenharia, Infraestrutura de Obras, Pavimentação Asfáltica, Incorporação, Artefatos de Concreto , Serviços de Saneamento, Parceira com grandes Empresas, Concreto Usinado, Loteamentos.
Principais clientes do Grupo Arena:

À medida que os investimentos em infraestrutura impulsionam o setor de construção. A entrada da DAF Caminhões no segmento de caminhões vocacionais aumenta as opções de escolhas dos frotistas brasileiros desses setores.
