A Foton revelou novos números da sua linha de produção dentro do complexo industrial da Agrale, em Caxias do Sul, inaugurada no mês passado. A nova planta ocupa 6 mil m² e opera em regime CKD (Completely Knocked Down), montando caminhões a partir de kits de peças importadas da China.
Segundo Fábio Pontes, diretor de Operações da Foton no Brasil, a escolha por Caxias do Sul se deve à força do polo automotivo local, à disponibilidade de mão de obra qualificada e à proximidade com o Porto de Itajaí (SC), facilitando a logística para importação de peças.
A linha de montagem tem capacidade anual para produzir até 5 mil caminhões, com possibilidade de expansão conforme a demanda. Cada veículo percorre oito estações em linha e quatro fora dela, garantindo máxima qualidade em cada detalhe. Em um ciclo de apenas 20 horas, as peças se transformam em veículos robustos e prontos para as estradas brasileiras.

Inicialmente, a fábrica monta os modelos Aumark S 315 (nas versões manual e automatizada), Aumark S 715, Aumark S 916, Aumark S 1217 e o Auman D 1277, este último marcando a entrada da marca no segmento de caminhões semipesados no país.
Crescimento no mercado brasileiro
A retomada da produção local coincide com um marco simbólico: o primeiro caminhão a sair da linha de montagem de Caxias do Sul, o semileve Aumark S 315, representa o veículo comercial de número 12 milhões produzido pela Foton desde sua fundação na China, em 1996.
No primeiro trimestre de 2025, a Foton emplacou 235 caminhões no Brasil, mais que o dobro do mesmo período de 2024, aumentando sua participação de mercado de 0,40% para 0,87%.
Planos futuros
Embora a montagem atual ocorra nas instalações da Agrale, a Foton já planeja construir uma fábrica própria no Brasil, ainda sem local definido. Além disso, a empresa assinou um Memorando de Entendimento com a Iveco para avaliar uma possível colaboração no desenvolvimento de soluções voltadas para os mercados do Brasil e da Argentina.
Foton Argentina
A Foton tem uma presença mais consolidada na Argentina desde 2018, representada pelo Grupo Corven. A marca chinesa tem expandido sua linha de veículos comerciais, abrangendo desde mini caminhões até modelos pesados e elétricos, com foco em setores como construção, mineração, logística e transporte urbano.
Modelos comercializados na Argentina
Ultraleves – TM
Veículo ultraleve ideal para entregas urbanas e de última milha. Possui motor a gasolina de 1.5L com 103 cv e torque de 138 Nm. Disponível em diversas configurações: cabina simples ou dupla, baú e baú refrigerado.
ZTruck –Projetado para operações urbanas, o ZTruck é um caminhão ultraleve com design moderno e eficiente. Produzido localmente na planta de Caseros, destaca-se pela versatilidade e baixo custo operacional.
Leves – Aumark
Linha de caminhões leves equipada com motores Cummins ISF 2.8 e 3.8, oferecendo potência entre 150 e 156 cv. Transmissões manuais ZF de 5 ou 6 marchas. Modelos como o 614 e 815 são ideais para transporte urbano e de média distância, com capacidade de carga variando entre 6.000 e 10.000 kg.
Médios – Auman D
Destinado à distribuição de média e longa distância, o Auman D 1825 possui motor Cummins ISD de 6.7L com 245 cv e torque de 950 Nm. Equipado com transmissão manual de 8 marchas, oferece PBT de 17.000 kg e tanque de combustível de 200 litros.
Pesados
Auman R – Desenvolvido em parceria com a Daimler, o Auman R é voltado para longas distâncias. Equipado com motores Cummins ISG12 e X13, oferece potências entre 430 e 560 cv. Transmissão automatizada ZF TraXon de 12 marchas, com opções de retardador hidráulico. Modelos incluem 1843, 2543, 2556 e 2656.
Auman C – Projetado para aplicações severas em construção e mineração. O modelo Auman C 5045 (8×4) possui motor Cummins ISGe5 de 12L com 460 cv e torque de 2300 Nm. Equipado com transmissão ZF-AMT de 12 marchas e capacidade técnica de PBT de 50.000 kg.
Elétricos – eAumark L6
Primeiro caminhão 100% elétrico da Foton na Argentina. Equipado com baterias CATL de fosfato de ferro-lítio, oferece autonomia entre 200 e 250 km. Motor elétrico de 115 kW (aproximadamente 155 cv) e torque de 300 Nm. Capacidade de carga útil de até 3.575 kg.
Picapes – Tunland G7 e Tunland
As picapes Foton Tunland G7 e Tunland V9 representam a aposta da marca chinesa no segmento de utilitários médios e grandes com foco em robustez, tecnologia e versatilidade. A Tunland G7 é uma picape média com motor 2.0 turbodiesel de 161 cv e 390 Nm de torque, disponível com câmbio manual de 6 marchas ou automático de 8 marchas. Oferece tração 4×2 ou 4×4 com modos selecionáveis, capacidade de carga de 1 tonelada e um conjunto completo de segurança, incluindo 6 airbags, controles de estabilidade e tração, câmera 360° e alerta de colisão.
Já a Tunland V9, topo de linha da marca, traz uma proposta mais refinada, equipada com motorização turbodiesel 2.0 combinada a um sistema híbrido leve de 48V, entregando 175 cv e 451 Nm de torque. A transmissão é automática ZF de 8 marchas com tração 4×4 integral e modos inteligentes. Com dimensões maiores, capacidade de carga de 720 kg e interior premium, ela se destaca por seus equipamentos de conforto como bancos em couro com aquecimento, painéis digitais de até 14,6″, carregador por indução e sistema de som avançado. Também oferece assistentes de condução como alerta de faixa, frenagem autônoma e piloto automático adaptativo.
Produção local e expansão
A Foton iniciou a montagem local de veículos na planta de Tres de Febrero, Buenos Aires, alcançando a marca de 1.000 mini caminhões produzidos e 2.500 unidades vendidas até meados de 2023. A empresa anunciou planos para uma nova planta de montagem com capacidade anual de 5.000 unidades, visando ampliar a produção para incluir caminhões leves e semipesados.
Desempenho de vendas
Em janeiro de 2025, a Foton registrou 130 veículos emplacados na Argentina, posicionando-se como a 22ª marca mais vendida no país. A empresa tem se destacado no segmento de veículos comerciais ultraleves, mantendo liderança por dois anos consecutivos.