sexta-feira, maio 16, 2025

Atualizado: Produção da Foton no Brasil e na Argentina

A Foton revelou novos números da sua linha de produção dentro do complexo industrial da Agrale, em Caxias do Sul, inaugurada no mês passado. A nova planta ocupa 6 mil m² e opera em regime CKD (Completely Knocked Down), montando caminhões a partir de kits de peças importadas da China.  

Segundo Fábio Pontes, diretor de Operações da Foton no Brasil, a escolha por Caxias do Sul se deve à força do polo automotivo local, à disponibilidade de mão de obra qualificada e à proximidade com o Porto de Itajaí (SC), facilitando a logística para importação de peças.  

A linha de montagem tem capacidade anual para produzir até 5 mil caminhões, com possibilidade de expansão conforme a demanda. Cada veículo percorre oito estações em linha e quatro fora dela, garantindo máxima qualidade em cada detalhe. Em um ciclo de apenas 20 horas, as peças se transformam em veículos robustos e prontos para as estradas brasileiras. 

Foton
Linha de montagem instalada dentro da fábrica da Agrale

Inicialmente, a fábrica monta os modelos Aumark S 315 (nas versões manual e automatizada), Aumark S 715, Aumark S 916, Aumark S 1217 e o Auman D 1277, este último marcando a entrada da marca no segmento de caminhões semipesados no país. 

Crescimento no mercado brasileiro

A retomada da produção local coincide com um marco simbólico: o primeiro caminhão a sair da linha de montagem de Caxias do Sul, o semileve Aumark S 315, representa o veículo comercial de número 12 milhões produzido pela Foton desde sua fundação na China, em 1996. 

No primeiro trimestre de 2025, a Foton emplacou 235 caminhões no Brasil, mais que o dobro do mesmo período de 2024, aumentando sua participação de mercado de 0,40% para 0,87%. 

Planos futuros

Embora a montagem atual ocorra nas instalações da Agrale, a Foton já planeja construir uma fábrica própria no Brasil, ainda sem local definido. Além disso, a empresa assinou um Memorando de Entendimento com a Iveco para avaliar uma possível colaboração no desenvolvimento de soluções voltadas para os mercados do Brasil e da Argentina. 

Foton Argentina

A Foton tem uma presença mais consolidada na Argentina desde 2018, representada pelo Grupo Corven. A marca chinesa tem expandido sua linha de veículos comerciais, abrangendo desde mini caminhões até modelos pesados e elétricos, com foco em setores como construção, mineração, logística e transporte urbano. 

Modelos comercializados na Argentina 

Ultraleves – TM 

Veículo ultraleve ideal para entregas urbanas e de última milha. Possui motor a gasolina de 1.5L com 103 cv e torque de 138 Nm. Disponível em diversas configurações: cabina simples ou dupla, baú e baú refrigerado.

ZTruck  –Projetado para operações urbanas, o ZTruck é um caminhão ultraleve com design moderno e eficiente. Produzido localmente na planta de Caseros, destaca-se pela versatilidade e baixo custo operacional. 

Leves – Aumark 

Linha de caminhões leves equipada com motores Cummins ISF 2.8 e 3.8, oferecendo potência entre 150 e 156 cv. Transmissões manuais ZF de 5 ou 6 marchas. Modelos como o 614 e 815 são ideais para transporte urbano e de média distância, com capacidade de carga variando entre 6.000 e 10.000 kg.

Médios – Auman D 

Destinado à distribuição de média e longa distância, o Auman D 1825 possui motor Cummins ISD de 6.7L com 245 cv e torque de 950 Nm. Equipado com transmissão manual de 8 marchas, oferece PBT de 17.000 kg e tanque de combustível de 200 litros.

Pesados

Auman R – Desenvolvido em parceria com a Daimler, o Auman R é voltado para longas distâncias. Equipado com motores Cummins ISG12 e X13, oferece potências entre 430 e 560 cv. Transmissão automatizada ZF TraXon de 12 marchas, com opções de retardador hidráulico. Modelos incluem 1843, 2543, 2556 e 2656.

Auman C  – Projetado para aplicações severas em construção e mineração. O modelo Auman C 5045 (8×4) possui motor Cummins ISGe5 de 12L com 460 cv e torque de 2300 Nm. Equipado com transmissão ZF-AMT de 12 marchas e capacidade técnica de PBT de 50.000 kg. 

Elétricos – eAumark L6

Primeiro caminhão 100% elétrico da Foton na Argentina. Equipado com baterias CATL de fosfato de ferro-lítio, oferece autonomia entre 200 e 250 km. Motor elétrico de 115 kW (aproximadamente 155 cv) e torque de 300 Nm. Capacidade de carga útil de até 3.575 kg.

Picapes – Tunland G7 e Tunland

As picapes Foton Tunland G7 e Tunland V9 representam a aposta da marca chinesa no segmento de utilitários médios e grandes com foco em robustez, tecnologia e versatilidade. A Tunland G7 é uma picape média com motor 2.0 turbodiesel de 161 cv e 390 Nm de torque, disponível com câmbio manual de 6 marchas ou automático de 8 marchas. Oferece tração 4×2 ou 4×4 com modos selecionáveis, capacidade de carga de 1 tonelada e um conjunto completo de segurança, incluindo 6 airbags, controles de estabilidade e tração, câmera 360° e alerta de colisão. 

Já a Tunland V9, topo de linha da marca, traz uma proposta mais refinada, equipada com motorização turbodiesel 2.0 combinada a um sistema híbrido leve de 48V, entregando 175 cv e 451 Nm de torque. A transmissão é automática ZF de 8 marchas com tração 4×4 integral e modos inteligentes. Com dimensões maiores, capacidade de carga de 720 kg e interior premium, ela se destaca por seus equipamentos de conforto como bancos em couro com aquecimento, painéis digitais de até 14,6″, carregador por indução e sistema de som avançado. Também oferece assistentes de condução como alerta de faixa, frenagem autônoma e piloto automático adaptativo. 

Produção local e expansão

A Foton iniciou a montagem local de veículos na planta de Tres de Febrero, Buenos Aires, alcançando a marca de 1.000 mini caminhões produzidos e 2.500 unidades vendidas até meados de 2023. A empresa anunciou planos para uma nova planta de montagem com capacidade anual de 5.000 unidades, visando ampliar a produção para incluir caminhões leves e semipesados. 

Desempenho de vendas

Em janeiro de 2025, a Foton registrou 130 veículos emplacados na Argentina, posicionando-se como a 22ª marca mais vendida no país. A empresa tem se destacado no segmento de veículos comerciais ultraleves, mantendo liderança por dois anos consecutivos. 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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