O artigo “Exportando cultura de caminhões para a China: Uma parte Importante dos negócios da Scania” é de autoria do jornalista, editor da revista sueca Trailer e membro do ITOY, Rutger Andersson, e publicado no Brasil com exclusividade pela Frota News. Confira:
Mats Harborn, veterano da Scania na China e chefe do escritório do TRATON Group na China, vê a cultura de caminhões como um componente chave na construção da marca Scania na China. Tudo começou quando eles trouxeram Svempa e a “Red Pearl” para Xangai em 2011. Há apenas alguns meses, um dos clientes da Scania organizou o maior festival de caminhões já realizado na China.
Há claras semelhanças com os grandes festivais de caminhões na Suécia e na Europa, com muitos caminhões de várias marcas desfilando pelo enorme centro de testes da Porsche em Xangai. Muitos deles buzinam e piscam as luzes.
Este foi o terceiro – e maior – festival organizado pelo Special Truck Club (STC), fundado e presidido pelo cliente da Scania, Liu Weitao. Os dois primeiros festivais foram realizados em instalações menores nos arredores de Xangai. Pela primeira vez, o STC alugou o grande centro de testes da Porsche em Xangai. — “Foi um sucesso fantástico. Liu e sua equipe montaram um programa muito ambicioso”, diz Mats Harborn, chefe do escritório do TRATON Group em Pequim.
Seu colega David Källsäter, o novo CEO da empresa de vendas da Scania na China, fez o discurso de abertura, assim como Liu e o prefeito de Jiading, um distrito de Xangai, que também participou ativamente do festival de caminhões.
Mats participou de um seminário sobre cultura de caminhões. Ele sabe como isso ajudou a construir a marca Scania na Europa e trabalhou a longo prazo para fazer o mesmo na China.
Shanghai Automotive Show
Para entender como tudo começou, temos que voltar a 2011. — “Foi quando trouxemos Svempa e a ‘Red Pearl’ para o Shanghai Automotive Show e roubamos a cena. Dois anos depois, fizemos o mesmo com a ‘Green Jade’.” Quando a mídia perguntou por que a Scania exibiu esses atrativos, Mats explicou que eles queriam ajudar a cultivar uma cultura de caminhões na China. — “Acreditamos que isso tem muitos efeitos positivos, como mais bem cuidado dos caminhões, o que, por sua vez, melhora a eficiência do combustível e prolonga a vida útil do veículo.”
Há cerca de dez anos, Mats também demonstrou esse fenômeno a um grupo de jornalistas chineses, levando-os ao Trailer Trucking Festival no Mantorp Park.
Liu Weitao, que normalmente transporta eletrônicos just-in-time, foi um dos transportadores que levou a mensagem a sério. Em 2021, ele fundou o Special Truck Club e organizou o primeiro festival de caminhões. Antes do segundo evento, ele fez uma “peregrinação” por terra para a Europa em busca de inspiração.
Liu e o colega motorista Guo Longxian dirigiram seu Scania V8 mais de 13.000 km de Xangai ao Truck Star Festival em Assen, cerca de 200 km a nordeste de Amsterdã. — “Dirigimos e dormimos no caminhão por duas semanas. A cabine é alta e espaçosa, e as condições de vida eram extremamente confortáveis”, Liu nos contou quando o Trailer.se cobriu a viagem no verão de 2023.
Viisita à Södertälje
Depois de participar do Truck Star Festival, eles continuaram para a Suécia para visitar a sede da Scania em Södertälje e Svempa, que se tornou algo como um guru da cultura de caminhões na China.
Para o festival deste ano, Svempa também enviou uma saudação em vídeo com Mats Harborn, desejando boa sorte aos organizadores.
Mats vê esta terceira edição como um verdadeiro avanço para os festivais de caminhões na China. Foi uma verdadeira celebração com elementos profissionais e populares.
O evento contou com exposições de caminhões, seminários, test drives de caminhões e passeios em carros de alto desempenho da Porsche. Na área de exposição, onde os transportadores exibiam orgulhosamente seus caminhões personalizados e pintados, os visitantes podiam comprar mercadorias, acessórios para caminhões, lanches e cordeiro grelhado com bebidas adequadas.
Quando a noite caiu, a área se iluminou com caminhões decorados e um show de luzes no palco, onde DJs e bandas de rock tocaram música energizante. — “Foi uma experiência inesquecível para todos – jovens e idosos, homens e mulheres, profissionais e visitantes curiosos.”
Ao contrário dos dois primeiros festivais, que foram dominados pela Scania, Volvo, Mercedes e MAN, este ano contou com muitos caminhões decorados com marcas chinesas na frente.
Enquanto os primeiros pioneiros tinham que importar peças personalizadas da Europa, esses acessórios agora também são fabricados na China.
Finalmente, o sucesso no centro de testes da Porsche em Xangai inspirou Liu Weitao a planejar a quarta edição do festival. Ele está planejando outra visita à Europa e espera que o Truck Star Festival envie um representante para seu evento na China.
Liu Weitao sobre porque a cultura de caminhões importa:
“Na China, o mercado ainda está se desenvolvendo, e muitos transportadores e motoristas não levam seus veículos a sério. Se você não ama seus cavalos de trabalho – os caminhões em que você vive e trabalha por longas horas todos os dias – o nível de toda a indústria de transporte e setor de veículos permanecerá baixo.”
“Quando conseguimos que proprietários, motoristas, fabricantes e fabricantes de equipamentos respeitem e amem verdadeiramente seus caminhões, algo muda. As pessoas começam a manter seus veículos melhor e a dirigir de forma mais responsável. Isso reduz os custos de combustível, manutenção e reparo. Também prolonga a vida útil do veículo e aumenta o valor de revenda. É um ganha-ganha-ganha para todos!” (Contado a Mats Harborn com grande entusiasmo.)
Experiência com o produto Scania. Sou profissional liberal e após mais de 01 ano buscando uma cota de consórcio de veículos pesados, objetivando a realização de um sonho, conheci o CONSÓRCIO SCANIA. Em outubro/2021, contratei e no mesmo mês fui contemplado. O sonho, rapidamente tornou-se um pesadelo. Antes da contemplação flores. Após a contemplação espinhos. Cadastro aprovado, contudo por não ser do ramo de pesados (não era proprietário de transportadora ou caminhoneiro) me foi informado que eu não era o “tipo de cliente” que a empresa prestigia. Me fizeram tantas imposições desarazoadas para liberação do crédito que não concordei com as exigências, e após quase um ano de pagamentos pontuais, não restou outra alternativa senão exercer e buscar o respeito à legislação consumeirista. Processo no Procon/SP procedente. Processo judicial que até a presente data tramita na justiça. Espero um dia ter reparado esta angústia e obter no mínimo um pedido de desculpas. Não recomendo o CONSÓRCIO SCANIA.