quinta-feira, setembro 19, 2024

EXÉRCITO BRASILEIRO RECEBE 20 CAMINHÕES BLINDADOS INÉDITOS NO PAÍS

- Publicidade -

O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) recebeu, nesta terça-feira (08), 20 caminhões blindados do Exército Brasileiro. As viaturas MaxxPro Recovery Vehicle são fabricadas pela empresa norte-americana Navistar Defense e serão usadas para resgatar veículos blindados Guarani em situações de combate. Recentemente, o grupo Navistar International foi comprado pelo TRATON Group, que possui o controle também da Scania, MAN e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Os caminhões têm capacidade para reboque de até 42 toneladas e resistem a tiros, explosões e minas. Eles fazem parte do Programa Forças Blindadas, que visa modernizar a frota do Exército com equipamentos de alta tecnologia.

O processo de compra dos veículos começou em 2018 e passou por várias etapas, seguindo os requisitos operacionais do Exército. O coronel Éder Valério Pellegrini, do Comando da 5ª Região Militar, participou das negociações para trazer as viaturas ao Brasil.

Pellegrini elogiou o serviço prestado pela TCP, que foi escolhida pela proximidade com Curitiba, destino das viaturas, e pela infraestrutura para movimentar cargas especiais.

Máquinas importadas

Segundo o gerente de operações logísticas da TCP, Fabio Mattos, o terminal movimenta uma média de 600 máquinas por mês, entre minicarregadeiras, escavadeiras, caminhões, colheitadeiras e tratores. “Até o final de 2023, esperamos ultrapassar 7 mil máquinas movimentadas”, disse Mattos.

Os caminhões chegaram pelo navio ARC RESOLVE, do armador norueguês Wallenius Wilhelmsen. Os veículos transportados para o Parque Regional de Manutenção do Exército em Curitiba, onde ficarão até serem distribuídos para outras unidades militares do país.

Exército

Nos siga no LinkedIn!

Programa Forças Blindadas

O programa estratégico do Exército Brasileiro que tem como objetivo obter, desenvolver e modernizar viaturas blindadas sobre rodas e sobre lagartas, além dos seus sistemas de armas, comunicações e equipamentos especiais. O programa visa transformar a infantaria motorizada em mecanizada e atualizar a cavalaria mecanizada e blindada, aumentando a capacidade de combate e dissuasão do Exército.

O Forças Blindadas também fomenta a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação no país, envolvendo diversas empresas e instituições nacionais na produção de produtos de defesa e segurança, como é o caso da produção do Guarani na fábrica do Grupo Iveco em Sete Lagoas (MG).

APOIE E CONTRIBUIÇÃO PARA O JORNALISMO INDEPENDENTE DO FROTA NEWS: PIX: apoiador@frotanews.com.br

O programa foi criado em 2022, pela fusão do Programa Guarani e do Subprograma Forças Blindadas, que fazia parte do Programa Obtenção da Capacidade Operacional Plena.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui