sábado, maio 25, 2024

EXÉRCITO BRASILEIRO RECEBE 20 CAMINHÕES BLINDADOS INÉDITOS NO PAÍS

O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) recebeu, nesta terça-feira (08), 20 caminhões blindados do Exército Brasileiro. As viaturas MaxxPro Recovery Vehicle são fabricadas pela empresa norte-americana Navistar Defense e serão usadas para resgatar veículos blindados Guarani em situações de combate. Recentemente, o grupo Navistar International foi comprado pelo TRATON Group, que possui o controle também da Scania, MAN e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Os caminhões têm capacidade para reboque de até 42 toneladas e resistem a tiros, explosões e minas. Eles fazem parte do Programa Forças Blindadas, que visa modernizar a frota do Exército com equipamentos de alta tecnologia.

O processo de compra dos veículos começou em 2018 e passou por várias etapas, seguindo os requisitos operacionais do Exército. O coronel Éder Valério Pellegrini, do Comando da 5ª Região Militar, participou das negociações para trazer as viaturas ao Brasil.

Pellegrini elogiou o serviço prestado pela TCP, que foi escolhida pela proximidade com Curitiba, destino das viaturas, e pela infraestrutura para movimentar cargas especiais.

Máquinas importadas

Segundo o gerente de operações logísticas da TCP, Fabio Mattos, o terminal movimenta uma média de 600 máquinas por mês, entre minicarregadeiras, escavadeiras, caminhões, colheitadeiras e tratores. “Até o final de 2023, esperamos ultrapassar 7 mil máquinas movimentadas”, disse Mattos.

Os caminhões chegaram pelo navio ARC RESOLVE, do armador norueguês Wallenius Wilhelmsen. Os veículos transportados para o Parque Regional de Manutenção do Exército em Curitiba, onde ficarão até serem distribuídos para outras unidades militares do país.

Exército

Nos siga no LinkedIn!

Programa Forças Blindadas

O programa estratégico do Exército Brasileiro que tem como objetivo obter, desenvolver e modernizar viaturas blindadas sobre rodas e sobre lagartas, além dos seus sistemas de armas, comunicações e equipamentos especiais. O programa visa transformar a infantaria motorizada em mecanizada e atualizar a cavalaria mecanizada e blindada, aumentando a capacidade de combate e dissuasão do Exército.

O Forças Blindadas também fomenta a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação no país, envolvendo diversas empresas e instituições nacionais na produção de produtos de defesa e segurança, como é o caso da produção do Guarani na fábrica do Grupo Iveco em Sete Lagoas (MG).

APOIE E CONTRIBUIÇÃO PARA O JORNALISMO INDEPENDENTE DO FROTA NEWS: PIX: apoiador@frotanews.com.br

O programa foi criado em 2022, pela fusão do Programa Guarani e do Subprograma Forças Blindadas, que fazia parte do Programa Obtenção da Capacidade Operacional Plena.

Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui