sexta-feira, dezembro 13, 2024

ELECTROLUX USA CAMINHÃO MOVIDO A ENERGIA SOLAR PARA REDUZIR EMISSÕES DE CO₂ EM SÃO PAULO

O Electrolux Group, fabricante de eletrodomésticos, está investindo em soluções para diminuir o impacto ambiental de suas operações. Após implantar a entrega com bicicleta para produtos menores, a empresa começou a utilizar em sua frota de São Paulo um caminhão movido a energia solar, que não emite gases poluentes, como o CO₂.

O caminhão é fruto de uma parceria com a empresa Hitech Electric e gerenciada pela transportadora Ecolog. Ele possui uma bateria que pode ser recarregada em tomadas comuns ou por meio de uma placa fotovoltaica instalada no veículo. O caminhão tem autonomia de até 280 km e ganha 20% a mais de autonomia quando exposto à luz solar por cerca de 10h a 12h.

Entregas urbanas

O modelo é inédito e a expectativa é realizar pelo menos 450 entregas mensais com o caminhão solar, o que representará uma redução de 18,75 toneladas de CO₂ anuais.

Segundo Fernando Keske, diretor de Sustentabilidade em Operações para o Electrolux Group América Latina, disse que “o uso de um veículo movido a energia solar vai ao encontro de nossos compromissos públicos em sustentabilidade”.

A iniciativa é importante porque o setor de transportes é um dos principais responsáveis pelas emissões de gases do efeito estufa nas grandes cidades. Conforme o estudo “Economia Circular — Cidades do Futuro e Descarbonização”, o setor de transportes foi responsável por 62% das emissões em São Paulo (dados de 2018) e 35% no Rio de Janeiro (dados de 2019).

Frota elétrica

Além do caminhão solar, o Electrolux Group conta com outras ações para reduzir as emissões de CO₂ em sua logística. A empresa utiliza sete caminhões elétricos nas frotas de São Paulo e Curitiba, que reduziram as emissões em 195,6 toneladas desde 2021. A empresa também utiliza bicicletas para entregar produtos de menor porte, que reduziram as emissões em mais de 100 kg.

A empresa também utiliza empilhadeiras elétricas em seus armazéns, que reduziram as emissões em 70% na América Latina, equivalente a cerca de 500 toneladas de CO₂. Essas iniciativas auxiliaram a empresa a alcançar a meta de redução nas emissões absolutas de carbono do Grupo (diretas e indiretas em operações — escopos 1 e 2) em 82% em relação a 2015 — atingindo a meta três anos antes do previsto.

Saiba mais: O triciclo Piaggio Apé Cargo para a logística urbana

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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