terça-feira, julho 15, 2025

De Maradona a Pelé, tangos e sambas: a Andreani Logística celebra 80 anos na Argentina e 25 no Brasil 

Entre um mate e um cafezinho, a Andreani Logística chega a 2025 comemorando duas datas que marcam sua trajetória de sucesso: 80 anos de atuação na Argentina — sua terra natal — e 25 anos fincando o pé no Brasil, onde se consolidou entre as principais operadoras logísticas para setores de alto valor agregado. Com um DNA portenho e alma cada vez mais brasileira, a empresa mistura a precisão argentina com a flexibilidade brasileira para entregar soluções logísticas, especialmente para as indústrias farmacêuticas, hospitalares e de cosméticos. 

E se no futebol as rivalidades são eternas, na logística a Andreani mostra que a colaboração entre os dois países pode ser sinônimo de eficiência, controle e excelência operacional. Da Casa Rosada ao Congresso Nacional, o trajeto é longo, mas a entrega é certa — e com rastreamento em tempo real. 

Trajetória e infraestrutura na Argentina

Fundada em 1945, a Andreani construiu ao longo de oito décadas uma estrutura de excelência em solo argentino. A empresa conta hoje com 782.424 m² de área operacional, destinados a armazenagem, processamento e expedição de cargas sensíveis. Para atender a uma demanda crescente, mantém uma frota superior a 4.278 veículos e processa anualmente mais de 55,1 milhões de remessas. Essa robustez operacional se traduz em mais de 51,9 milhões de quilômetros percorridos por suas rotas e no atendimento a mais de 5.300 clientes corporativos. Por trás desse desempenho está uma equipe de 5.216 colaboradores, responsável por manter elevados padrões de qualidade e inovação contínua. 

Leia também:

Iveco S-Way: o mesmo nome, dois mundos diferentes 

As 10 maiores empresas de transporte do mundo

Noma do Brasil adota FMEA para elevar qualidade e confiabilidade na indústria 

Referência em soluções de alto valor no Brasil

Desde 2000, quando iniciou suas atividades brasileiras, a Andreani vem se destacando como parceira estratégica para indústrias que demandam controle rigoroso e compliance sanitário. “Celebrar 25 anos no país reforça nosso compromisso com a excelência logística. Com investimentos em tecnologia e infraestrutura, aprimoramos os serviços de armazenagem e transporte para os setores farmacêutico, hospitalar e de cosméticos, garantindo soluções seguras, ágeis e sustentáveis”, afirma Fernando Correa, diretor geral da Andreani Brasil. 

Com matriz em Embu das Artes (SP) e filiais em Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Viana (ES) e Camboriú (SC), a operação brasileira oferece: 

  • Armazenagem especializada: câmaras frias e áreas com temperatura controlada, seguindo as normas ANVISA; 
  • Transporte e distribuição: frota equipada com rastreamento em tempo real e sistemas de controle de temperatura; 
  • Gestão integrada da cadeia: serviços que englobam desde o planejamento até o monitoramento pós-entrega, garantindo visibilidade em todas as etapas. 

Educação em transporte: Fabet São Paulo

Fabet oferece curso online de Gestão Estratégica de Manutenção e Combustível

Investimentos em tecnologia e inovação

Para manter-se à frente das demandas do setor, a Andreani tem direcionado recursos significativos ao desenvolvimento de plataformas e ferramentas digitais: 

  1. Sistema unificado de gerenciamento de armazéns (WMS), que otimiza o fluxo de mercadorias e amplia a rastreabilidade de cada lote. 
  1. Integração via API para registro de remessas, proporcionando visibilidade em tempo real sobre o status das cargas. 
  1. Aplicação de Inteligência Artificial, voltada à experiência do cliente e ao aperfeiçoamento contínuo de controles internos, identificando padrões e oportunidades de melhoria. 
  1. Geolocalização avançada, que potencializa a eficiência na distribuição e no abastecimento de suprimentos. 

Além disso, a companhia mantém uma agenda robusta de práticas sustentáveis, com foco na redução da pegada de carbono. Entre as iniciativas, destacam-se programas de otimização de rotas para diminuição do consumo de combustível e adoção gradual de veículos híbridos e elétricos na frota. 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui