A Cummins roubou a cena no Brisbane Truck Show deste ano com a estreia oficial do seu mais novo motor diesel de última geração: o X15D. Apelidado de PX-15 no recém-lançado DAF XG com cabine dupla da Paccar, o X15D é exclusivo para aplicações com conformidade Euro 6 e já chega com credenciais interessantes.
“A Cummins levou a combustão interna para o próximo nível com o X15D”, afirma Sean McLean, diretor e gerente geral de negócios rodoviários da Cummins South Pacific. “Ele oferece a maior potência já vista em um motor de caminhão Cummins, ao mesmo tempo em que estabelece novos padrões de eficiência de combustível com níveis de emissões ultrabaixos.”
Com potência máxima de 660 cavalos a 1.800 rpm e torque máximo de 3.200 Nm — disponível numa ampla faixa de 900 a 1.400 rpm —, o X15D foi desenvolvido com foco na estratégia de redução de rotação da Cummins. Isso significa menos esforço do motor em regime de cruzeiro e mais economia de combustível, sem comprometer o desempenho esperado por motoristas e operadores de frotas.
Leia também:
Os motores mais potentes do agro e transporte, lado a lado
Caminhões a gás urbano: Scania P 280 vs. Iveco NG vs. VW Constellation 26.280
Noma do Brasil adota FMEA para elevar qualidade e confiabilidade na indústria
Outro diferencial do X15D está no peso. A Cummins conseguiu reduzir em 225 kg o peso seco em comparação com o atual X15, graças a avanços como o bloco de ferro esculpido e um cárter de óleo composto. Esse ganho se traduz na maior relação peso-potência do setor e proporciona uma vantagem significativa na tara do eixo dianteiro, especialmente em caminhões com cabine dupla.

O motor também incorpora a mais recente geração do sistema de injeção Cummins Extreme Pressure Injection (XPI) e vem equipado com turbocompressor com válvula wastegate de série. A conformidade com a norma Euro 6 é assegurada por um sistema integrado de pós-tratamento de módulo único que une o filtro de partículas diesel (DPF) e a unidade SCR do AdBlue.
Já em operação no mercado australiano sob o nome PX-15, o motor equipa o DAF XG com transmissão automatizada ZF TraXon de 16 marchas e eixos traseiros Cummins-Meritor MT21-165. Essa configuração está homologada para uma massa bruta combinada (MBC) de até 97 toneladas.
McLean destacou que o X15D estará disponível futuramente para outras marcas de caminhões com requisitos Euro 6. “Aplicações com GCM ainda maiores também estão nos planos, após mais testes e validações locais”, explicou. Segundo ele, os testes iniciais de campo focaram em composições B-double, com 18 unidades de 660 cv em uso por clientes, somando cerca de seis milhões de quilômetros rodados.
“O programa atingiu nossos objetivos, que eram obter feedback sobre economia de combustível, desempenho e durabilidade”, disse McLean. “Recebemos ótimos comentários, especialmente sobre dirigibilidade e torque.”
O X15D é parte integrante da plataforma HELM da Cummins — sigla para Maior Eficiência, Menores Emissões e Múltiplos Combustíveis. A filosofia HELM adota uma base de motor comum, capaz de operar com diesel, gás natural ou hidrogênio, com alta padronização de componentes, o que reduz a complexidade operacional e facilita a manutenção.
Solução de trem de força integrada
Durante o Brisbane Truck Show 2025, a Cummins apresentará pela primeira vez na Austrália seu trem de força totalmente integrado para serviço pesado — um sistema unificado que reúne motor, transmissão, eixos e freios em uma solução completa e otimizada.
No centro da exibição estará o conjunto formado pelo motor X15 Euro 6, a transmissão automatizada Eaton Cummins Endurant de 18 marchas e os sistemas de eixos e freios Meritor MT21-165GP. O resultado de anos de inovação e aquisições estratégicas — como a da Meritor e a joint venture com a Eaton —, o sistema representa o futuro da eficiência, desempenho e confiabilidade no transporte rodoviário pesado.
Se inscreva no Canal FrotaCast:
“Os visitantes verão os benefícios reais de uma solução integrada — desde maior economia de combustível até facilidade de manutenção e maior tempo de atividade”, afirma Sean McLean, diretor da Cummins South Pacific.
O estande também destacará o motor X15D, com potência de 660 cv, torque de 2.360 lb-ft e 225 kg mais leve que seu antecessor, além da revolucionária plataforma HELM™, com arquitetura independente de combustível para motores a diesel, gás natural e hidrogênio.
Além da inovação tecnológica, a Cummins reforça seu compromisso social com uma área dedicada à promoção de seus premiados programas de carreira, destacando oportunidades para jovens profissionais e técnicos qualificados.
O Brisbane Truck Show ocorre de 15 a 18 de maio de 2025 no Centro de Convenções e Exposições de Brisbane, na Austrália.


