quinta-feira, novembro 21, 2024

Conheça tecnicamente o ônibus 100% elétrico Marcopolo Attivi Integral

Com o início das entregadas programado para o primeiro semestre de 2024, a brasileira Marcopolo, além de fornecedor a carroceria Attivi para fabricantes de chassis de ônibus 100% elétricos, ela desenvolveu o modelo completo, com chassi e carroceria da própria fabricante.

Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo, destaca. “Estamos prontos para atender o mercado brasileiro como um todo, assim como companhias internacionais, de acordo com as demandas e oportunidades.”

O anúncio do início da produção do ônibus elétricos e a primeira venda de oito unidades para as empresas Nortran e Viação Teresópolis Cavalhada (VTC), de Porto Alegre (RS), corrobora o compromisso da Marcopolo em oferecer soluções de transporte mais sustentáveis. Com demonstrações realizadas em diversas cidades do país, a empresa busca alinhar-se aos desafios globais relacionados à descarbonização dos sistemas de transporte de passageiros.

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Além disso, a multinacional investiu recentemente R$ 50 milhões na fabricação do modelo na planta de São Mateus, no Espírito Santo. Esse investimento visa ampliar a capacidade produtiva da empresa, reforçando seu papel como líder no desenvolvimento de tecnologias limpas para o setor de transportes.

Attivi Integral

O Attivi Integral é um veículo elétrico desenvolvido totalmente no Brasil, com ênfase na utilização de componentes nacionais, incluindo baterias e componentes eletroeletrônicos. Segundo Ricardo Portolan, “para nós é motivo de orgulho sermos responsáveis pelo desenvolvimento de um veículo eletrificado 100% brasileiro, que conta com a expertise da engenharia automotiva do país.”

O ônibus apresenta diferenciais significativos, como sua capacidade para transportar 81 passageiros, poltronas estofadas, espaço para cadeira de rodas, ar-condicionado e bateria com autonomia de até 280 km, além de um tempo de carga rápido de até 4 horas.

A ficha técnica do Attivi Integral destaca sua fabricação com itens predominantemente nacionais, reforçando o compromisso da Marcopolo com a produção sustentável e a valorização da indústria nacional.

Características Técnicas do Attivi Integral Marcopolo:

Comprimento: 12,95m; Largura: 2,55 m

Chassi Integral Low Entry com capacidade total: de 20.000 kg

– Capacidade do eixo dianteiro: 7.600 kg

Capacidade do eixo traseiro: 13.000 kg

Acessibilidade: Rampa manual na porta entre eixos

– Ar-condicionado

– Itinerários frontal, laterais e traseiro

Sistema elétrico

– Motor com potência pico de 385 kW: equivalente a 517 cv de potência

Autonomia: Até 280 km

Tempo de carga: Até 4 horas

Baterias LFP com 398,6 kWh de capacidade. As baterias LFP (fosfato de ferro-lítio) são uma alternativa às baterias de íon-lítio convencionais, pois oferecem maior segurança, durabilidade e estabilidade térmica. Uma das vantagens das baterias LFP é que elas podem armazenar mais energia por unidade de massa, o que significa que podem fornecer uma maior capacidade com um menor peso. Um exemplo de aplicação das baterias LFP é o armazenamento de energia renovável, como a solar ou a eólica, que pode variar ao longo do dia e da noite.

Capacidade de até 81 passageiros, sendo 40 em pé e 41 sentados.

Direção hidráulica eletroassistida. A direção hidráulica eletroassistida é um sistema que utiliza um motor elétrico para auxiliar na movimentação do volante do veículo. Esse sistema reduz o esforço do motorista e melhora a dirigibilidade, especialmente em baixas velocidades. A direção hidráulica eletroassistida também é mais econômica e ecológica do que a direção hidráulica convencional, pois consome menos energia e gera menos emissões de poluentes.

– Sistema de supressão de incêndio nos compartimentos das baterias. Trata-se de um dispositivo de segurança que visa evitar ou controlar o fogo que possa ocorrer nas baterias devido a um curto-circuito, sobrecarga ou dano físico. A tecnologia consiste em sensores de temperatura e fumaça, extintores automáticos e manuais, e alarmes sonoros e visuais. O sistema é acionado quando os sensores detectam uma condição anormal nas baterias, liberando um agente extintor adequado ao tipo de material combustível. O sistema também alerta os operadores e os bombeiros sobre a ocorrência do incêndio e a localização do compartimento afetado.

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– Freios a disco com ABS/EBS (Door Brake). Freios a disco com ABS/EBS (Door Brake) são sistemas de frenagem que utiliza discos mais eficientes do tambor, utilizado pela maioria dos concorrentes. O ABS (Anti-lock Braking System) evita o travamento das rodas em emergências, aumentando a segurança e a estabilidade. O EBS (Electronic Braking System) é um sistema eletrônico que controla a pressão dos freios de acordo com a carga do veículo e as condições da via, otimizando o desempenho e o consumo de combustível.

– Suspensão pneumática, com regulagem de altura e ajoelhamento bilateral. A suspensão pneumática é um sistema que utiliza ar comprimido para controlar a altura e a inclinação do veículo. Ela permite que o motorista ajuste a altura do chassi em relação ao solo, de acordo com as condições da via e da carga. Além disso, ela possibilita o ajoelhamento bilateral, que é a redução da altura do degrau de entrada do veículo em ambos os lados, facilitando o acesso dos passageiros.

– Tomada para recarga tipo CCS-2-DC. Uma tomada para recarga tipo CCS-2-DC é um conector padronizado que permite a transferência de energia elétrica entre um veículo elétrico e uma estação de carregamento. Esse tipo de tomada é compatível com os padrões europeus e americanos de carregamento rápido em corrente contínua. A tomada CCS-2-DC possui dois pinos adicionais na parte inferior do conector, que são usados para a comunicação entre o veículo e a estação, além dos pinos padrão do Tipo 2.

Vidros

Para brisas bipartido: reduz custo de manutenção, caso ocorra trinca ou quebra apenas de um dos dois lados.

– Vidros colados. Uma das inovações mais recentes no design de ônibus é o uso de vidros colados em vez de janelas comuns. Essa técnica consiste em fixar os vidros diretamente na carroceria do veículo, sem a necessidade de molduras ou borrachas. Quais são as vantagens dessa solução?

– Aumenta a segurança dos passageiros, pois os vidros colados são mais resistentes a impactos e evitam a entrada de objetos cortantes ou inflamáveis em caso de acidente.

– Melhora a aerodinâmica do ônibus, dessa forma, reduzindo o arrasto e o consumo de combustível, além de diminuir o ruído interno e externo.

– Amplia a visibilidade dos passageiros e do motorista, pois os vidros colados ocupam uma área maior da carroceria e eliminam os pontos cegos causados pelas molduras.

– Valoriza a estética do ônibus a fim de conferindo um aspecto mais moderno e sofisticado, que pode atrair mais clientes e aumentar a satisfação dos usuários.

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Compromisso Global

Atualmente, a Marcopolo conta com aproximadamente 700 ônibus elétricos e híbridos. Esses são com chassis de parceiros, ademais, em circulação em vários países, incluindo Colômbia, Chile, Argentina, Austrália e Brasil. O compromisso da empresa com a inovação e sustentabilidade reflete-se não apenas em sua presença no mercado brasileiro, mas também em sua atuação global, contribuindo para a construção de um futuro mais limpo e eficiente no transporte de passageiros.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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