sexta-feira, maio 16, 2025

Conheça o projeto de retrofit de caminhão diesel para híbrido da ReVolt Motors

Cases de retrofit de caminhões a diesel para gás ou 100% elétrico no Brasil já foram temas de reportagens aqui na Frota News. Agora de caminhão híbrido, é uma novidade que ocorre nos Estados Unidos. Quem sabe pode ser uma ideia a ser replicada no Brasil? Vamos conhecer o projeto da ReVolt Motors, com sede em Austin, Texas. Ela vai estrear um Peterbilt 379 híbrido “retrofitado” – o caminhão de demonstração da empresa – no Mid-America Trucking Show, entre os dias 27 e 29 de março, em Louisville, Kentucky.  

O sistema é mostrado aqui em ilustração (e sim, sabemos, esse não é um 379, mas sim o modelo de frota 579 deles). Ele apresenta tanto um motor gerador a diesel quanto um motor elétrico.  Antes, vamos esclarecer que o Brasil já conta com dois projetos de ônibus híbridos, no entanto, de modelos zero km. Leia mais sobre isso no final deste artigo. 

O modelo escolhido para demonstrar a tecnologia é um clássico Peterbilt 379, equipado tanto com um motor a diesel gerador quanto um motor elétrico, permitindo operação flexível conforme as necessidades da rota e regulamentações ambientais. 

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Uma nova abordagem para a eletrificação

Diferente de projetos puramente elétricos ou movidos a células de combustível de hidrogênio, a solução da ReVolt Motors busca equilibrar autonomia e eficiência. Segundo Gus Gardner, fundador e CEO da empresa, o sistema oferece aos motoristas a possibilidade de alternar entre o motor a diesel e o modo totalmente elétrico com um simples acionamento de botão. “Nosso sistema é como um caminhão elétrico, mas sem as baterias excessivamente pesadas. O motor a diesel funciona como um gerador, carregando as baterias que impulsionam o caminhão”, explica Gardner. 

O modelo retrofitado pode operar aproximadamente 160 quilômetros em modo totalmente elétrico, com variação de 20%, o que o torna ideal para ambientes urbanos ou portos com restrições de emissões. Quando o motor a diesel está em uso, o alcance é comparável ao de um caminhão tradicional, permitindo que os motoristas mantenham suas rotas de longa distância sem preocupações com infraestrutura de recarga. 

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Economia de combustível e redução de emissões

Com um consumo de pelo menos 12 milhas por galão (aproximadamente 5,1 km/l), a tecnologia da ReVolt Motors promete uma economia de combustível de até 40%. Isso representa uma solução viável para transportadores que buscam reduzir custos operacionais sem renunciar à confiabilidade de seus caminhões. 

Os impactos ambientais também são expressivos. A redução de até 40% nas emissões de carbono posiciona o caminhão para futuras certificações ambientais, contribuindo para um setor de transporte mais sustentável nos EUA. “Os caminhoneiros americanos querem que seus caminhões reflitam sua identidade, e nossa tecnologia permite que eles continuem dirigindo os modelos que amam, enquanto reduzem o impacto ambiental”, destaca Gardner. 

Viabilidade econômica e alto desempenho

O retrofit oferecido pela ReVolt Motors representa uma alternativa economicamente vantajosa para transportadores que enfrentam mandatos ambientais mais rigorosos. A solução é significativamente mais acessível do que a aquisição de um caminhão elétrico novo, que pode custar mais de US$ 500.000 (equivalente a R$ 2,9 milhões).  

O desempenho também é um dos pontos fortes do caminhão híbrido da ReVolt. O modelo oferece 4.745 Nm de torque e 670 cavalos de potência, permitindo operação eficiente mesmo em aplicações de carga pesada. Com uma capacidade de peso bruto total (GVWR) de 130.000 libras, o caminhão está pronto para enfrentar desafios logísticos exigentes. 

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Mercado brasileiro e perspectivas futuras

Enquanto o mercado norte-americano começa a explorar os retrofits híbridos, o Brasil ainda caminha em ritmo mais lento nesse segmento. O país possui dois projetos de ônibus híbridos, ambos desenvolvidos como veículos novos: um protótipo da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o e-Volksbus Flex, e o modelo Volare Attack 9 Híbrido, apresentado pela Marcopolo na última Lat.Bus. No entanto, ainda não há iniciativas no segmento de caminhões retrofitados. Esses projetos para ônibus também são diferentes. Eles têm o motor elétrico para tracionar o ônibus e o motor a combustão para gerar energia para as baterias.  

A abordagem da ReVolt Motors pode servir de inspiração para o setor brasileiro, especialmente diante das crescentes demandas por redução de emissões. A possibilidade de adaptar caminhões existentes para um sistema híbrido pode representar uma solução viável para frotistas que desejam modernizar seus veículos sem um investimento exorbitante em novos modelos 100% elétricos. 

O primeiro de montadora, mas ainda não saiu da fase de protótipo é o da Volkswagen Caminhões e Ônibus, desenvolvido em Rezende (RJ). O outro foi apresentado pela Marcopolo na última Lat.Bus, o modelo Attack 9 Híbrido. 

Conclusão

A ReVolt Motors está trazendo uma nova alternativa para o setor de transporte de cargas nos Estados Unidos com sua tecnologia de retrofit híbrido. A empresa aposta na combinação entre eficiência, sustentabilidade e viabilidade econômica para atrair transportadores e caminhoneiros independentes. Com sua estreia no Mid-America Trucking Show, a ReVolt promete revolucionar a forma como o transporte pesado se adapta às novas exigências ambientais e de mercado. Resta saber se essa tecnologia ganhará espaço em outras regiões, como o Brasil, onde a busca por soluções sustentáveis também é crescente. 

 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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