Cases de retrofit de caminhões a diesel para gás ou 100% elétrico no Brasil já foram temas de reportagens aqui na Frota News. Agora de caminhão híbrido, é uma novidade que ocorre nos Estados Unidos. Quem sabe pode ser uma ideia a ser replicada no Brasil? Vamos conhecer o projeto da ReVolt Motors, com sede em Austin, Texas. Ela vai estrear um Peterbilt 379 híbrido “retrofitado” – o caminhão de demonstração da empresa – no Mid-America Trucking Show, entre os dias 27 e 29 de março, em Louisville, Kentucky.
O sistema é mostrado aqui em ilustração (e sim, sabemos, esse não é um 379, mas sim o modelo de frota 579 deles). Ele apresenta tanto um motor gerador a diesel quanto um motor elétrico. Antes, vamos esclarecer que o Brasil já conta com dois projetos de ônibus híbridos, no entanto, de modelos zero km. Leia mais sobre isso no final deste artigo.
O modelo escolhido para demonstrar a tecnologia é um clássico Peterbilt 379, equipado tanto com um motor a diesel gerador quanto um motor elétrico, permitindo operação flexível conforme as necessidades da rota e regulamentações ambientais.
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Uma nova abordagem para a eletrificação
Diferente de projetos puramente elétricos ou movidos a células de combustível de hidrogênio, a solução da ReVolt Motors busca equilibrar autonomia e eficiência. Segundo Gus Gardner, fundador e CEO da empresa, o sistema oferece aos motoristas a possibilidade de alternar entre o motor a diesel e o modo totalmente elétrico com um simples acionamento de botão. “Nosso sistema é como um caminhão elétrico, mas sem as baterias excessivamente pesadas. O motor a diesel funciona como um gerador, carregando as baterias que impulsionam o caminhão”, explica Gardner.
O modelo retrofitado pode operar aproximadamente 160 quilômetros em modo totalmente elétrico, com variação de 20%, o que o torna ideal para ambientes urbanos ou portos com restrições de emissões. Quando o motor a diesel está em uso, o alcance é comparável ao de um caminhão tradicional, permitindo que os motoristas mantenham suas rotas de longa distância sem preocupações com infraestrutura de recarga.
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Economia de combustível e redução de emissões
Com um consumo de pelo menos 12 milhas por galão (aproximadamente 5,1 km/l), a tecnologia da ReVolt Motors promete uma economia de combustível de até 40%. Isso representa uma solução viável para transportadores que buscam reduzir custos operacionais sem renunciar à confiabilidade de seus caminhões.
Os impactos ambientais também são expressivos. A redução de até 40% nas emissões de carbono posiciona o caminhão para futuras certificações ambientais, contribuindo para um setor de transporte mais sustentável nos EUA. “Os caminhoneiros americanos querem que seus caminhões reflitam sua identidade, e nossa tecnologia permite que eles continuem dirigindo os modelos que amam, enquanto reduzem o impacto ambiental”, destaca Gardner.
Viabilidade econômica e alto desempenho
O retrofit oferecido pela ReVolt Motors representa uma alternativa economicamente vantajosa para transportadores que enfrentam mandatos ambientais mais rigorosos. A solução é significativamente mais acessível do que a aquisição de um caminhão elétrico novo, que pode custar mais de US$ 500.000 (equivalente a R$ 2,9 milhões).
O desempenho também é um dos pontos fortes do caminhão híbrido da ReVolt. O modelo oferece 4.745 Nm de torque e 670 cavalos de potência, permitindo operação eficiente mesmo em aplicações de carga pesada. Com uma capacidade de peso bruto total (GVWR) de 130.000 libras, o caminhão está pronto para enfrentar desafios logísticos exigentes.
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Mercado brasileiro e perspectivas futuras
Enquanto o mercado norte-americano começa a explorar os retrofits híbridos, o Brasil ainda caminha em ritmo mais lento nesse segmento. O país possui dois projetos de ônibus híbridos, ambos desenvolvidos como veículos novos: um protótipo da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o e-Volksbus Flex, e o modelo Volare Attack 9 Híbrido, apresentado pela Marcopolo na última Lat.Bus. No entanto, ainda não há iniciativas no segmento de caminhões retrofitados. Esses projetos para ônibus também são diferentes. Eles têm o motor elétrico para tracionar o ônibus e o motor a combustão para gerar energia para as baterias.
A abordagem da ReVolt Motors pode servir de inspiração para o setor brasileiro, especialmente diante das crescentes demandas por redução de emissões. A possibilidade de adaptar caminhões existentes para um sistema híbrido pode representar uma solução viável para frotistas que desejam modernizar seus veículos sem um investimento exorbitante em novos modelos 100% elétricos.
O primeiro de montadora, mas ainda não saiu da fase de protótipo é o da Volkswagen Caminhões e Ônibus, desenvolvido em Rezende (RJ). O outro foi apresentado pela Marcopolo na última Lat.Bus, o modelo Attack 9 Híbrido.
Conclusão
A ReVolt Motors está trazendo uma nova alternativa para o setor de transporte de cargas nos Estados Unidos com sua tecnologia de retrofit híbrido. A empresa aposta na combinação entre eficiência, sustentabilidade e viabilidade econômica para atrair transportadores e caminhoneiros independentes. Com sua estreia no Mid-America Trucking Show, a ReVolt promete revolucionar a forma como o transporte pesado se adapta às novas exigências ambientais e de mercado. Resta saber se essa tecnologia ganhará espaço em outras regiões, como o Brasil, onde a busca por soluções sustentáveis também é crescente.