Personalização de pintura de carrocerias de ônibus não é novidade. Também é muito da cultura dos caminhoneiros na Europa e Estados Unidos. Agora, a criatividade da Buzin Transportes é única no Brasil. A empresa personalizou boa parte da frota com temas que variam muito, mas que chamam muita atenção por onde os caminhões passam. Além disso, deixam as estradas mais bonitas.
De acordo com Leonardo Busin, CEO da empresa, a ideia da personalização dos veículos começou com uma homenagem aos dois principais clubes de futebol do Rio Grande do Sul. Aliás, onde fica a sede da transportadora.
Depois dos 50 Iveco, Buzin Transportes anuncia a aquisição de 220 DAF XF 530
Ideia interna
“A ideia surgiu a partir de uma sugestão do pessoal da empresa, que propôs fazer um caminhão personalizado do Inter e outro do Grêmio. Inicialmente, as artes foram feitas em dois DAF, de forma bem simples, mas, mesmo assim, tiveram uma grande repercussão. Isso nos motivou a aperfeiçoar as artes e expandir o projeto para mais caminhões”, destacou o CEO da Buzin Transportes, Leonardo Busin.


Com o sucesso dos dois primeiros caminhões, outros veículos receberam personalizações, cada vez mais exclusivas, com muitos veículos recebendo personagens famosos do cinema, televisão e quadrinhos.
Siga o Canal Frota News no YouTube e os cortes no Instagram
Eleição dos temas
A escolha dos temas é feita com base no interesse dos funcionários e do público que segue a empresa nas redes sociais, onde o resultado das personalizações é apresentado sempre que um novo veículo fica pronto.
Além da personalização com as imagens dos personagens, que estampam a lateral e teto dos caminhões, o logotipo da empresa também é personalizado, ficando ainda mais integrado ao estilo escolhido para aquele caminhão.
Ford Pro expande operações e lidera inovação no setor de comerciais leves
Após a personalização e apresentação do veículo, ele é dado a um dos motoristas que trabalham na Buzin, como surpresa. Para o CEO da empresa, isso gera um impacto bastante positivo entre os colaboradores.
Entre os veículos personalizados estão caminhões com temas do Pantera Negra, herói dos filmes da Marvel, do Maskara, que foi um enorme sucesso nos anos 1990 e 2000 com desenhos animados e filmes, Batman, O Incrível Hulk, e até do Papai Noel.
Mas além dos personagens, a empresa também investe na personalização dos caminhões com base em temas de conscientização, como é o caso de um Iveco S-Way que recebeu as cores sobre o Autismo.
Dentro da frota, a personalização tem espaço em modelos de todas as marcas, e a empresa planeja investir ainda mais nesses caminhões em 2025.
A Frota News apoio no treinamento em transporte na Fabet

De acordo com Leonardo Busin, para esse ano, 200 novos caminhões devem receber personalização exclusiva, com novos personagens e cores, que com certeza serão uma atração à parte nas rodovias brasileiras.
Dentro da frota, os únicos caminhões com a personalização repetida são os dois primeiros, que homenageiam os dois times multicampeões do Rio Grande do Sul. Agora, Grêmio e Inter também estampam dois caminhões Scania, com artes mais elaboradas, chamando ainda mais a atenção.
Além dos caminhões, Leonardo Busin destaca que a frota começará a ter também os primeiros implementos personalizados em 2025, ampliando ainda mais a possibilidade desses caminhões únicos, formando conjuntos completos totalmente personalizados.