A Volvo Trucks lançou um inovador Sistema de Monitoramento de Câmera, ou apenas retrovisor digital. Aliás, similar aos já existentes no Brasil no Mercedes-Benz Actros e ônibus Marcopolo Paradiso. Esta tecnologia tem o potencial de reduzir o consumo de combustível e aumentar a segurança nas estradas e em manobras. Ele oferece uma visão mais ampla e clara do ambiente ao redor do caminhão, principalmente condições de luz e clima mais desafiadoras.
Os tradicionais espelhos laterais dos caminhões estão sendo substituídos por câmeras e monitores, e por bons motivos. “Isso realmente melhora a experiência do motorista”, afirma Hayder Wokil, responsável pela Segurança e ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Motorista) da Volvo Trucks.
Redução de consumo
Um dos principais motivadores para o desenvolvimento do novo Sistema de Monitoramento de Câmera são os padrões de desempenho de emissões de CO₂ para novos veículos pesados. Segundo Hayder Wokil, “para cumprir o Acordo de Paris, a UE está acelerando o setor dos transportes rumo a emissões líquidas zero de gases com efeito de estufa. Os novos veículos pesados devem reduzir significativamente o consumo de combustível até 2025, e o Sistema de Monitoramento de Câmera pode ajudar a atingir essa meta.”
Os braços das câmeras são consideravelmente menores que os espelhos tradicionais, tornando os veículos mais aerodinâmicos, especialmente quando utilizados nas novas cabines aerodinâmicas da Volvo Trucks. Isso resulta em economias de combustível ao longo da vida útil do veículo, algo que os operadores de longo curso irão apreciar. “Isso pode se traduzir em reduções de custos consideráveis para quem opera uma frota de longo curso, além de economias para o proprietário-operador”, explica Wokil.
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Melhor visão direta e segurança
Sem as volumosas caixas dos espelhos bloqueando a visão, a visão direta do motorista melhora substancialmente. A saber, o sistema também inclui funcionalidades digitais como o Zoom-out Field of View, exclusivo da Volvo, que ajuda o motorista a manobrar com segurança, fornecendo mais informações sobre o tráfego ao redor do caminhão.
O sistema possui um recurso que ajuda o motorista a determinar a velocidade de aproximação de outros veículos. “O retrovisor principal possui linhas de fim de reboque que o motorista pode definir na tela do monitor, beneficiando-o especialmente ao fazer mudanças seguras de faixa”, afirma Wokil. Um recurso de panorâmica automática ajusta-se ao ângulo do volante, informando assim, ao motorista a localização do final do trailer.
Segurança durante a pernoite
A visão superior ao longo das laterais do veículo melhora a segurança para ciclistas, bem como, pedestres e outros usuários da estrada. A câmera de canto do passageiro pode ser ativada durante a viragem, combinada com o detector de Usuário Vulnerável da Estrada (VRU) da Volvo Trucks, auxiliando o motorista a detectar qualquer outro usuário da via.
Além disso, a visão envolvente ampliada aumenta a segurança do motorista ao estacionar e descansar. Mesmo com as cortinas fechadas, o sistema pode ser ativado na cabeceira para mostrar o que está acontecendo ao redor do caminhão.
Visão noturna e climática adversa
As câmeras da Volvo Trucks possuem um modo noturno que utiliza luz infravermelha para fornecer uma visão mais detalhada e clara à noite ou em condições de pouca luz. As câmeras também são equipadas com aquecimento de lente para remover névoa ou gelo, ativado automaticamente abaixo de +6° Celsius ou manualmente em condições úmidas e temperaturas mais altas. Isso garante que o motorista mantenha boa visibilidade mesmo em condições climáticas adversas.
Testes
O sistema passou por um rigoroso programa de testes e verificação. Hayder Wokil explica: “Testamos todos os componentes separadamente, montamos o sistema e depois o instalamos no caminhão para garantir desempenho, funcionalidade, durabilidade e confiabilidade.”
Motoristas e clientes foram consultados durante todo o processo de desenvolvimento. “Ouvimos a opinião deles sobre o que sentiam falta, suas opiniões sobre o sistema e que recursos desejavam. Isso foi essencial para ajustes e melhorias contínuas.”
“Esperamos que o sistema reduza acidentes, aumente a visibilidade, auxilie nas manobras e possa até impactar os prêmios de seguro e a experiência do motorista”, conclui Wokil. “Temos um roteiro abrangente para adicionar mais recursos e integrar este sistema com outros sistemas de caminhões, colhendo ainda mais benefícios para os clientes.”
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