Em mais uma medida para acelerar a transição energética em São Paulo, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio da InvestSP, lançou a versão para celular da plataforma Conecta Biometano SP. O aplicativo já está disponível gratuitamente para download nas lojas virtuais Google Play e Apple Store.
A nova ferramenta busca aproximar representantes da cadeia de suprimentos do biometano e interessados em desenvolver projetos de descarbonização no setor público e privado. A ideia é facilitar o encontro entre empresas, fornecedores, prestadores de serviços e até instituições financeiras que apoiam iniciativas ligadas à economia circular e ao uso de biocombustíveis renováveis.
“O Conecta Biometano SP promete ser uma peça-chave na revolução energética de São Paulo. A iniciativa também está alinhada ao Plano Estadual de Energia 2050, que tem como meta zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050”, destacou a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende. “Esse movimento reforça o compromisso do estado com o desenvolvimento sustentável e o apoio a projetos de economia circular, tanto em empresas quanto em municípios”, acrescentou.
A seção Frota Sustentável já conta com mais de 120 artigos publicados com objetivo de levar conhecimento aos frotistas sobre as tecnologias e demais soluções para fazer a transição energética e descarbonização de suas frotas. Faça os seus produtos e serviços serem conhecidos dos frotistas patrocinando esta seção.
Por que anunicar na plataforma Frota News?

Jornalismo com foco em soluções para descarbonização de frotas
Com a plataforma, agentes como produtores e comercializadores de biometano, fornecedores de equipamentos, consultorias especializadas e bancos podem se cadastrar, ampliando as possibilidades de conexão entre quem oferece e quem busca soluções energéticas limpas.
Biometano: energia limpa com matéria-prima local
Diferentemente do gás natural de origem fóssil, o biometano é um biocombustível gasoso renovável, composto essencialmente por metano, obtido a partir da purificação do biogás — este, por sua vez, gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos, como os encontrados em aterros sanitários e na agroindústria.
Com a maior produção de cana-de-açúcar do mundo, São Paulo tem uma vantagem estratégica: a vinhaça, subproduto da cana, é uma das principais matérias-primas para a produção de biometano. Essa alternativa é vista como uma das mais viáveis para a descarbonização do transporte pesado nos próximos anos.
Ações integradas e apoio institucional
A plataforma Conecta Biometano SP é uma das ações práticas do Plano Estadual de Energia 2050 (PEE 2050), coordenado pela Semil, que estabelece diretrizes para impulsionar a transição energética e a redução das emissões de gases de efeito estufa em todo o território paulista.
Já a InvestSP, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, atua como ponte entre o setor privado e o poder público, com o objetivo de fomentar negócios sustentáveis e atrair investimentos alinhados às metas ambientais do Estado.
“Além de dar suporte ao Governo do Estado nas políticas e ações voltadas para a transição energética, queremos fortalecer a cadeia de suprimentos do biometano, incentivar a geração de negócios e garantir que o setor privado seja um parceiro estratégico do poder público na busca por uma matriz energética cada vez mais limpa e sustentável”, afirmou Rui Gomes, presidente da InvestSP.
A iniciativa conta ainda com o apoio institucional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), Fiesp, Associação Brasileira de Biogás (Abiogás), Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) e União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) — entidades-chave na promoção de um ambiente favorável ao desenvolvimento do setor.
Com a nova versão mobile, o Conecta Biometano SP amplia seu alcance e se consolida como uma ferramenta estratégica para impulsionar a economia verde em São Paulo, promovendo inovação, sustentabilidade e cooperação entre diferentes segmentos da sociedade.