O INMETRO desempenha um papel na padronização das medições de consumo de combustível. Fornecendo assim aos consumidores brasileiros uma referência confiável para comparar veículos leves, incluindo os comerciais. Criado em 2008, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular é atualizado anualmente que os consumidores tenham uma informação isenta sobre consumo.
A análise do Frota News traz um resumo sobre o consumo dos veículos comerciais de carga. A princípio, dos segmentos de furgão e chassi cabine para o leitor ter este recorde. Além disso, saber quais são os modelos mais econômicos e os modelos amigos dos donos de postos de combustíveis. Com base nos dados mais recentes, algumas marcas destacam-se por suas opções de furgões que combinam funcionalidade e economia de combustível. Certamente, essas informações são essenciais para tomadas de decisão de compra, seja para uso pessoal ou empresarial.
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A saber, na tabela abaixo, temos os principais dados, lembrando que pelas normas do Proconve L7/P8, quanto menor é o consumo do veículo, menor são as emissões de poluentes. Ainda vale esclarecer que as notas estabelecidas pelo INMETRO são duas que vão de “A” a “E” são para a comparação entre concorrentes do mesmo segmento de mercado e geral para comparação com todos os veículos que utilizam o mesmo tipo de combustível, independentemente do segmento. O “A” significa o maior nível de eficiência e o “E”, o pior nível. E como esses furgões são mais utilizados em ambientes urbanos, o consumo na cidade tem peso maior sobre o consumo na estrada. Confira:
Furgões a diesel até 3.500 kg de PBT
Nota do INMETRO na categoria | Marca | Modelo | Km/l na cidade | Km/l na estrada |
A | Citroën / Fiat / Peugeot | Jumpy Cargo / Scudo Cargo / Expert Cargo | 12,4 | 11,9 |
A | Mercedes-Benz | Sprinter 315 Street Furgão | 10,3 | 11,8 |
B | Ford | Transit Cargo | 10,0 | 9,2 |
B | Renault | Master Furgão | 10,1 | 9,8 |
B | Citroën / Fiat / Peugeot | Jumper Cargo / Ducato Cargo / Boxer Cargo | 10,0 | 9,9 |
Os furgões Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert são o mesmo modelo, apenas com logomarcas diferentes e não contam com concorrentes no segmento deles. São mais econômicos por serem menores e mais leves do que os concorrentes com PBT de 3.500 kg. Entre os modelos a partir de 7,5 m3 de capacidade, o Mercedes-Benz é o mais econômico e o furgão, também o mesmo modelo, das marcas Citroën, Fiat e Peugeot, os de maior consumo.
Chassi a diesel até 3.500 kg de PBT
Nota do INMETRO na categoria | Marca | Modelo | Km/l na cidade | Km/l na estrada |
A | Mercedes-Benz | Sprinter Street 315 Truck | 10,3 | 11,8 |
B | Renault | Master Chassi | 10,3 | 9,3 |
B | Hyundai | HR 4WD | 10,2 | 8,9 |
C | Kia | Bongo 2500 4×4 sem carroceria | 9,2 | 8,6 |
D | Kia | Bongo 2500 4×4 com carroceria | 8,8 | 8,4 |
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