quarta-feira, julho 24, 2024
- Publicidade -

Comparativo de consumo: furgões e chassis diesel até 3.500 kg

- Publicidade -

O INMETRO desempenha um papel na padronização das medições de consumo de combustível. Fornecendo assim aos consumidores brasileiros uma referência confiável para comparar veículos leves, incluindo os comerciais. Criado em 2008, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular é atualizado anualmente que os consumidores tenham uma informação isenta sobre consumo.

A análise do Frota News traz um resumo sobre o consumo dos veículos comerciais de carga. A princípio, dos segmentos de furgão e chassi cabine para o leitor ter este recorde. Além disso, saber quais são os modelos mais econômicos e os modelos amigos dos donos de postos de combustíveis. Com base nos dados mais recentes, algumas marcas destacam-se por suas opções de furgões que combinam funcionalidade e economia de combustível. Certamente, essas informações são essenciais para tomadas de decisão de compra, seja para uso pessoal ou empresarial.

Leia também:

TRICICLO PIAGGIO APÉ CARGO É NOVA SOLUÇÃO PARA ENTREGAS URBANAS

A saber, na tabela abaixo, temos os principais dados, lembrando que pelas normas do Proconve L7/P8, quanto menor é o consumo do veículo, menor são as emissões de poluentes. Ainda vale esclarecer que as notas estabelecidas pelo INMETRO são duas que vão de “A” a “E” são para a comparação entre concorrentes do mesmo segmento de mercado e geral para comparação com todos os veículos que utilizam o mesmo tipo de combustível, independentemente do segmento. O “A” significa o maior nível de eficiência e o “E”, o pior nível. E como esses furgões são mais utilizados em ambientes urbanos, o consumo na cidade tem peso maior sobre o consumo na estrada. Confira:

Furgões a diesel até 3.500 kg de PBT

Nota do INMETRO na categoria Marca Modelo Km/l na cidade Km/l na estrada
A Citroën / Fiat / Peugeot Jumpy Cargo / Scudo Cargo / Expert Cargo 12,4 11,9
A Mercedes-Benz Sprinter 315 Street Furgão 10,3 11,8
B Ford Transit Cargo 10,0 9,2
B Renault Master Furgão 10,1 9,8
B Citroën / Fiat / Peugeot Jumper Cargo / Ducato Cargo / Boxer Cargo 10,0 9,9

 

Os furgões Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert são o mesmo modelo, apenas com logomarcas diferentes e não contam com concorrentes no segmento deles. São mais econômicos por serem menores e mais leves do que os concorrentes com PBT de 3.500 kg. Entre os modelos a partir de 7,5 m3 de capacidade, o Mercedes-Benz é o mais econômico e o furgão, também o mesmo modelo, das marcas Citroën, Fiat e Peugeot, os de maior consumo.

Chassi a diesel até 3.500 kg de PBT

Nota do INMETRO na categoria Marca Modelo Km/l na cidade Km/l na estrada
A Mercedes-Benz Sprinter Street 315 Truck 10,3 11,8
B Renault Master Chassi 10,3 9,3
B Hyundai HR 4WD 10,2 8,9
C Kia Bongo 2500 4×4 sem carroceria 9,2 8,6
D Kia Bongo 2500 4×4 com carroceria 8,8 8,4

 

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui