sábado, outubro 12, 2024

Comparativo de consumo: furgões e chassis diesel até 3.500 kg

- Publicidade -

O INMETRO desempenha um papel na padronização das medições de consumo de combustível. Fornecendo assim aos consumidores brasileiros uma referência confiável para comparar veículos leves, incluindo os comerciais. Criado em 2008, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular é atualizado anualmente que os consumidores tenham uma informação isenta sobre consumo.

A análise do Frota News traz um resumo sobre o consumo dos veículos comerciais de carga. A princípio, dos segmentos de furgão e chassi cabine para o leitor ter este recorde. Além disso, saber quais são os modelos mais econômicos e os modelos amigos dos donos de postos de combustíveis. Com base nos dados mais recentes, algumas marcas destacam-se por suas opções de furgões que combinam funcionalidade e economia de combustível. Certamente, essas informações são essenciais para tomadas de decisão de compra, seja para uso pessoal ou empresarial.

Leia também:

TRICICLO PIAGGIO APÉ CARGO É NOVA SOLUÇÃO PARA ENTREGAS URBANAS

A saber, na tabela abaixo, temos os principais dados, lembrando que pelas normas do Proconve L7/P8, quanto menor é o consumo do veículo, menor são as emissões de poluentes. Ainda vale esclarecer que as notas estabelecidas pelo INMETRO são duas que vão de “A” a “E” são para a comparação entre concorrentes do mesmo segmento de mercado e geral para comparação com todos os veículos que utilizam o mesmo tipo de combustível, independentemente do segmento. O “A” significa o maior nível de eficiência e o “E”, o pior nível. E como esses furgões são mais utilizados em ambientes urbanos, o consumo na cidade tem peso maior sobre o consumo na estrada. Confira:

Furgões a diesel até 3.500 kg de PBT

Nota do INMETRO na categoria Marca Modelo Km/l na cidade Km/l na estrada
A Citroën / Fiat / Peugeot Jumpy Cargo / Scudo Cargo / Expert Cargo 12,4 11,9
A Mercedes-Benz Sprinter 315 Street Furgão 10,3 11,8
B Ford Transit Cargo 10,0 9,2
B Renault Master Furgão 10,1 9,8
B Citroën / Fiat / Peugeot Jumper Cargo / Ducato Cargo / Boxer Cargo 10,0 9,9

 

Os furgões Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert são o mesmo modelo, apenas com logomarcas diferentes e não contam com concorrentes no segmento deles. São mais econômicos por serem menores e mais leves do que os concorrentes com PBT de 3.500 kg. Entre os modelos a partir de 7,5 m3 de capacidade, o Mercedes-Benz é o mais econômico e o furgão, também o mesmo modelo, das marcas Citroën, Fiat e Peugeot, os de maior consumo.

Chassi a diesel até 3.500 kg de PBT

Nota do INMETRO na categoria Marca Modelo Km/l na cidade Km/l na estrada
A Mercedes-Benz Sprinter Street 315 Truck 10,3 11,8
B Renault Master Chassi 10,3 9,3
B Hyundai HR 4WD 10,2 8,9
C Kia Bongo 2500 4×4 sem carroceria 9,2 8,6
D Kia Bongo 2500 4×4 com carroceria 8,8 8,4

 

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui