quarta-feira, maio 22, 2024

Caminhoneiros e transportadores terão voz no Parlamento Paulista

Na tarde da última quinta-feira (28/09), aconteceu no Parlamento Paulista, no auditório da ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), a cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança e Melhores Condições de Trabalho para os Caminhoneiros, da autoria do Deputado Estadual Vitão do Cachorrão (Republicanos).

Este evento marcou um importante passo na busca por melhores condições de trabalho e segurança para os caminhoneiros e transportadores. A iniciativa da Frente Parlamentar, liderada pelo parlamentar Vitão do Cachorrão, visa dar voz e dignidade a uma classe que desempenha um papel fundamental na economia do estado e do país.

“Esse foi o pontapé inicial para elevarmos a qualidade de vida dos nossos amigos profissionais de cargas. Buscaremos o reconhecimento e dignidade para essa classe tão honrada, que boa parte das vezes só é lembrada apenas em dia de greve, por tamanha importância que representa para o nosso estado e país,” enfatizou o Deputado Vitão do Cachorrão.

Apoio de 39 deputados

O parlamentar também destacou a importância do apoio de outros 39 deputados que possibilitaram a criação desta Frente na ALESP, ressaltando que a união é essencial para a realização de mudanças significativas.

No lançamento da Frente Parlamentar estiveram presentes figuras importantes como Sula Miranda, conhecida como a rainha dos caminhoneiros e apoiadora da iniciativa. Assim como representantes de entidades ligadas ao setor, incluindo o SETCESP (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo), FETCESP (Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo), FETRABENS (Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Carga em Geral), FECOOTRAC (Federação de Cooperativas de Transportes de Carga) e SINDICAM (Sindicato dos Caminhoneiros de Ourinhos).

“Temos a consciência de que vamos percorrer um caminho árduo, de dificuldades e muita responsabilidade. Mas estamos confiantes e com a certeza de que Deus vai nos abençoar, e estará em nossa frente para juntos com os nossos parceiros construir e conquistar um futuro digno de trabalho aos nossos amigos e heróis das estradas,” afirmou o Deputado Vitão do Cachorrão, ressaltando o compromisso da Frente com os caminhoneiros e transportadores.

Governador vai apoiar nova política pública

A Frente Parlamentar em Defesa da Segurança e Melhores Condições de Trabalho para os Caminhoneiros já demonstrou sua eficácia ao aprovar o Projeto de Lei 391/2023 na assembleia paulista. No entanto, este projeto foi vetado pelo Governador Tarcísio de Freitas, que argumentou que a lei estava formulada de maneira genérica, tornando obrigatória a criação de pontos de apoio em todos os estabelecimentos que recebem ou despacham mercadorias, independentemente do porte.

“Desta forma, o Governador se comprometeu em receber a Frente Parlamentar juntamente com representantes do setor. O objetivo será criarmos com o Governo uma política pública para suprir essa necessidade dos transportadores. Decerto, seja com Decreto, ou parcerias, o governo estará junto conosco nesta pauta,” esclareceu o Deputado Vitão do Cachorrão.

Além disso, o Governador se comprometeu a trabalhar na criação de pontos de apoio de descanso nas rodovias para os caminhoneiros. Prometendo rever contratos com as concessionárias para atender a essa demanda crucial.

Valorização da mulher

“Nosso pilar sempre será em prol dos caminhoneiros e dos transportadores, do ser humano, sendo a figura principal nesse processo. São eles responsáveis por fazer o segmento andar, produzir e desenvolver a economia em nosso país. Tudo por meio do seu trabalho incansável,” concluiu o Deputado Vitão do Cachorrão.

A Frente Parlamentar se compromete ainda a abordar temas como o incentivo ao setor e a valorização da presença da mulher como condutora profissional. Ainda assim, gerar oportunidades de emprego e aumentar a mão-de-obra qualificada no setor.

Com essa iniciativa, os caminhoneiros e transportadores do estado de São Paulo podem, enfim, vislumbrar um futuro com melhores condições de trabalho. Ademais, ter mais apoio por parte das autoridades, garantindo assim a vitalidade de uma das profissões mais importantes para a economia do país.

Parlamento Paulista

Leia também:

Grupo Sipal é o novo distribuidor Noma do Brasil no Mato Grosso

Nos siga no LinkedIn!

Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui