sexta-feira, maio 16, 2025

Caminhões militares Scania: atuais; do Exército Brasileiro aos clássicos

Pouco escutamos sobre caminhões militares Scania. No entanto, o Scania Group mantém a sua divisão de veículos de defesa ativa. Vamos conhecer
agora os principais modelo da linha atual e os que fizeram
história, inclusive, no Exército Brasileiro
 

Robustez, versatilidade e confiabilidade. Esses são os pilares sobre os quais a Scania tem construído sua presença estratégica no setor de defesa. Muito além das estradas comerciais, a marca se consolida como uma aliada das forças armadas ao redor do mundo, com caminhões militares projetados para suportar condições extremas e missões críticas. 

Ao longo das últimas décadas, a Scania ampliou sua atuação no segmento de defesa com soluções logísticas sob medida, atendendo países da Europa, Ásia e América Latina. Seus veículos militares se destacam pela modularidade, pela capacidade de tração em terrenos hostis e pela integração de tecnologias civis adaptadas para uso militar. 

Força e Engenharia de Guerra: os modelos em destaque 

Scania R 730 8×8: potência total para operações críticas 

Considerado um dos mais potentes caminhões da linha de defesa da Scania, o modelo R 730 8×8 impressiona com seu motor V8 de 730 cavalos e tração total. Capaz de transportar até 120 toneladas, é indicado para o deslocamento de blindados, munições pesadas ou equipamentos de engenharia. A cabine pode ser blindada e transporta até oito militares com segurança, oferecendo proteção balística e conforto operacional. 

G410 6×4: a escolha das Forças de Defesa da Estônia 

Parte da modernização militar nos países bálticos, o Scania G410 6×4 foi recentemente adotado pelas forças armadas da Estônia. Com motor de 410 cv e arquitetura flexível, o caminhão pode operar como trator logístico ou plataforma para módulos especializados. O contrato com a Scania prevê entregas até 2025, ampliando a capacidade de transporte em ambientes estratégicos da OTAN. 

SLT 650 S 8×6: transporte de tanques para o Exército Alemão 

caminhões militares Scania
Foram produzidos 40 undades do SLT S 650 8×6 para o Exército Alemão

Utilizado para rebocar veículos de combate pesados como o Leopard 2A7V, o SLT 650 S é equipado com motor Euro 6 de 650 cv e implementos desenvolvidos pela DOLL Fahrzeugbau. O conjunto completo é capaz de transportar blindados de até 100 toneladas, com agilidade e segurança, mesmo em estradas acidentadas ou trilhas de guerra. 

Tecnologia sob medida para defesa 

A Scania desenvolveu um conceito modular para aplicações militares, permitindo que um mesmo chassi receba configurações distintas: ambulâncias, centros de comando, veículos de recuperação ou guarnições logísticas. Essa abordagem reduz custos operacionais e aumenta a eficiência das frotas militares. 

Scania militares
Patria 6×6 para o transporte de tropas

Os motores Scania de 9 a 16 litros desempenham um papel fundamental na mobilidade de veículos blindados utilizados por forças militares e de segurança em operações estratégicas. Modelos como o Patria AMV e o Patria 6×6, amplamente empregados por forças de reação rápida e missões internacionais de paz, contam com esses motores para garantir alto desempenho, confiabilidade e eficiência energética em cenários de combate e transporte tático. 

O Patria AMV, um veículo blindado modular 8×8, é reconhecido por sua versatilidade e capacidade de adaptação a diferentes missões. Equipado com motores Scania, ele oferece potência e autonomia para deslocamentos prolongados, além de suportar sistemas avançados de armamento e proteção. Já o Patria 6×6, projetado para transporte de tropas e apoio logístico, também se beneficia da robustez dos motores Scania, garantindo mobilidade em terrenos desafiadores e segurança para seus ocupantes. 

 A Suécia firmou um robusto contrato com as montadoras Scania e Volvo para o fornecimento de 775 caminhões militares, em uma estratégia de fortalecimento logístico das Forças Armadas diante do atual cenário geopolítico europeu. O acordo, divulgado em março de 2025, envolve a entrega de diferentes modelos táticos destinados a operações terrestres, com previsão de distribuição para diversas unidades militares suecas até o final de 2026. 

Segundo informações do Defence Today, The Defense Post e Defence Industry Europe, a Scania será responsável pelo fornecimento de 475 unidades, divididas da seguinte forma: 

  • 75 caminhões baú 6×6, voltados para o transporte de equipamentos e suprimentos sensíveis; 
  • 300 caminhões plataforma 4×4, equipados com lonas e elevadores traseiros, ideais para cargas variadas; 
  • 100 caminhões plataforma 6×6, com maior capacidade de tração e adaptabilidade em terrenos complexos. 

Já a Volvo fornecerá 300 caminhões plataforma 6×6, também com cobertura de lona e sistemas de carga automatizados. Esses veículos têm como objetivo reforçar o transporte de contêineres, cargas pesadas e outros veículos operacionais no interior da Suécia e em missões no exterior, dentro do escopo de atuação da OTAN. 

A operação conjunta entre as duas maiores fabricantes de veículos pesados do país representa um passo significativo na modernização da frota militar sueca, e inclui cláusulas de opção para a aquisição de mais 575 veículos adicionais, dependendo da evolução das necessidades estratégicas. 

Além do fornecimento em si, o contrato prevê suporte técnico, treinamento de operadores e assistência logística, consolidando o papel da indústria automotiva sueca como eixo central da infraestrutura de defesa nacional. 

Além da Suécia, a Scania tem expandido sua presença em mercados internacionais, incluindo a Índia. A empresa tem adaptado seus veículos para atender às condições específicas de diferentes regiões, como ambientes tropicais e desérticos, demonstrando sua capacidade de fornecer soluções personalizadas para as necessidades das forças armadas em diversos países. 

Os Scania do Exército Brasileiro

Sim, o Exército Brasileiro possui uma longa história de utilização de caminhões Scania em suas operações logísticas e de transporte pesado.

Scania
Os modelos Scania foram mais utilizados para transporte de blindados e de apoio logístico

Desde os anos 1970, a Scania forneceu diversos modelos adaptados para uso militar. Um exemplo notável é o Scania 110 Super 6×6, adquirido a partir de 1972, que desempenhou papel fundamental no transporte de blindados como o M41 Walker Bulldog e o M113. Esses veículos foram equipados com guinchos hidráulicos e reforços estruturais para atender às exigências militares.

Ao longo das décadas seguintes, modelos como o Scania 113H, 124G e P124 foram incorporados à frota, sendo utilizados em diversas funções, desde o transporte de veículos blindados até o apoio logístico em batalhões de suprimento.

Em eventos como a LAAD 2017, a Scania apresentou o P 360 6×6 militarizado, projetado para transporte de tropas e equipamentos em terrenos desafiadores. Apesar de suas capacidades, o Exército optou por adquirir o Volkswagen 31.320 6×6 para determinadas aplicações. A experiência entre o Exército Brasileiro é outro capítulo e para outra reportagem.

Modelos clássicos  

Scania militar
Scania LA82 e Scania SBAT 111 6×6

Scania LA82 (1958) 

  • Um dos primeiros modelos militares desenvolvidos pela Scania-Vabis. 
  • Equipado com tração nas quatro rodas (4×4), era utilizado para transporte geral e missões leves. 
  • Motor diesel de seis cilindros e 165 cv. 

Scania SBA111 (Tgb 30) 

  • Desenvolvido na década de 1970 para o Exército Sueco. 
  • Chassi 4×4 com motor diesel DS11, de aproximadamente 220 cv. 
  • Reconhecido por sua durabilidade em terrenos acidentados e climas extremos. 

Scania SBAT111S (Tgb 40) 

  • Versão 6×6 do SBA111, com capacidade de carga superior e potência em torno de 300 cv. 
  • Utilizado para transporte de equipamentos pesados e artilharia. 
  • Ainda está em operação em alguns países, com atualizações técnicas. 

Scania P93 e P113 Militarizados 

  • Versões adaptadas dos populares modelos civis, utilizadas em diversos países da Europa e América do Sul. 
  • Aplicações variavam de transporte de tropas a veículos de comando e reboque de artilharia. 

 

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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