terça-feira, julho 15, 2025

Caminhões elétricos sem produção própria: a aposta da SuperPanther

Ser uma start-up no competitivo e exigente campo da eletrificação de veículos pesados é, hoje, uma missão para poucos. A trajetória recente de empresas como Volta Trucks, Northvolt, Nikola Motor e Quantron evidencia os riscos: consumo elevado de capital, metas ousadas demais e encerramentos prematuros. Mas a SuperPanther, nascida em 2022 na China sob a liderança de Chao Liu — fundador, presidente e CEO —, parece seguir um caminho diferente.

Uma abordagem disruptiva: o papel de facilitadora

Enquanto muitos concorrentes apostam em desenvolver e fabricar veículos completos, a SuperPanther decidiu trilhar outra rota. Sua proposta não é ser apenas mais um fabricante, mas um facilitador da mobilidade elétrica no segmento de pesados, oferecendo tecnologias-chave como eixos eletrificados, sistemas de controle, softwares, soluções de carregamento e gestão térmica. Tudo isso para apoiar montadoras (OEMs), operadores logísticos e proprietários de carga na transição para um transporte sustentável.

“A estratégia baseada no conceito de facilitador faz parte do nosso plano de negócios original”, explica Chao Liu. “Desde o início, planejamos atuar internacionalmente, principalmente na Europa, onde os OEMs são fortes, mas muitas vezes carecem do know-how necessário para eletrificação.”

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Tecnologia + ecossistema: a fórmula da SuperPanther

O plano da SuperPanther se sustenta em dois pilares fundamentais: o veículo elétrico (com destaque para o modelo Black Diamond) e o ecossistema de suporte. “Não basta vender o caminhão. Precisamos garantir que os parceiros tenham acesso a carregamento e serviços pós-venda,” destaca Liu. Para isso, a empresa desenvolveu internamente quatro tecnologias essenciais e investiu em soluções de carregamento capazes de sustentar operações completas.

A escolha por iniciar com um trator pesado 6×4 não é aleatória. Esse tipo de veículo representa entre 40% e 50% das vendas na China, graças à capacidade de tracionar cargas de até 49 toneladas. “Era lógico começar por esse modelo,” afirma Liu.

Black Diamond: o cartão de visita da SuperPanther

O modelo Black Diamond, lançado em 2024, é o primeiro e-truck da SuperPanther com ambições globais. Projetado para tarefas exigentes — como o transporte de carvão e metais pesados —, o caminhão tem baterias de até 414 kWh e autonomia entre 300 e 350 km. Com um consumo médio de apenas 1,1 kWh/km, é cerca de 30% mais eficiente que a geração anterior.

Seu sistema de tração 6×4 possui três motores elétricos, gerenciados por um software inteligente que ativa os motores conforme o peso e as condições da estrada. “Essa gestão dinâmica é o segredo para maior eficiência energética com menor potência instalada,” explica Liu.

Parcerias estratégicas: da DHL à Steyr Automotive

Na Europa, a estratégia da SuperPanther se ancora em parcerias com três tipos de atores: proprietários de carga, operadores logísticos e OEMs. “Os donos de carga têm que cumprir metas ESG e da Iniciativa de Metas Baseadas na Ciência (SPTI) até 2030. Isso os obriga a descarbonizar suas cadeias logísticas,” observa Liu.

Um exemplo concreto é o acordo com a DHL, firmado durante a IAA Transportation 2024. Outro é a colaboração com a austríaca Steyr Automotive, com quem desenvolve um novo modelo de e-truck adaptado às exigências europeias.

Troca de bateria: realidade ou ilusão?

Na China, a troca de bateria é uma realidade em diversas aplicações, e o Black Diamond foi projetado para suportar esse sistema. Mas Liu vê essa solução como nichada. “A troca é interessante quando há necessidade de carregamento ultrarrápido. No entanto, manter baterias sobressalentes impacta negativamente o custo total de propriedade (TCO). Por isso, apostamos mais nas soluções de carregamento rápido,” ressalta.

Próximos passos: ser referência na eletromobilidade global

O plano futuro da SuperPanther é claro: ser referência como facilitadora da eletrificação de veículos pesados, tanto na China quanto internacionalmente. No mercado doméstico, o foco está em entregar o melhor produto e controlar a cadeia de suprimentos. Fora da China, o objetivo é apoiar OEMs com seu know-how e soluções tecnológicas.

Ao ser questionado sobre o “segredo” do sucesso da start-up, Liu é direto: “Contamos com uma equipe de engenheiros talentosos, uma organização descentralizada e, acima de tudo, com a velocidade de execução que define a China de hoje.”

Enquanto outras promessas da eletromobilidade tropeçam nos custos e na complexidade, a SuperPanther aposta em colaboração, especialização e flexibilidade — uma equação que pode, de fato, mudar o jogo no transporte rodoviário pesado global.

Com informações da Allestimenti & Trasporti

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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