sexta-feira, maio 16, 2025

Braspress Air Cargo: A nova força no transporte aéreo de cargas no Brasil

A tradicional expertise logística da Braspress parece que tomou RedBull e ganhou asas. Com o lançamento oficial da Braspress Air Cargo (BAC) durante a Intermodal South America 2025, a companhia inaugurou uma nova era para o transporte de cargas no Brasil, ampliando sua presença nos modais logísticos e apostando fortemente na integração rodoviária e aérea.

Com base operacional no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), a BAC inicia suas atividades conectando o Sudeste ao Norte do país por meio da estratégica rota Campinas–Manaus, utilizando duas aeronaves Boeing 737-400F.

Infraestrutura em Viracopos: Um Hub Estratégico

Em abril de 2024, a Braspress assinou um contrato de cessão de área com a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos. O espaço de 3.513,39 m², incluindo 1.042,16 m² de área edificada, será fundamental para o processamento e movimentação de cargas aéreas, consolidando Viracopos como centro logístico da operação.

Leia também:

Noma do Brasil amplia portfólio de produtos com a linha Work Series

“Estamos investindo pesado para garantir uma infraestrutura robusta e moderna em Viracopos, de onde vamos irradiar eficiência para todo o Brasil”, destacou Urubatan Helou, Diretor-Presidente da Braspress, em entrevista durante a feira.

Certificação: Conquista da homologação aérea

O lançamento da operação só foi possível após a conquista do Certificado de Operador Aéreo (COA), concedido pela ANAC em 24 de abril de 2025. O processo de certificação, que durou 15 meses, envolveu extensas auditorias, treinamentos de tripulações e rigorosos testes de segurança.

Fabet oferece curso online de Gestão Estratégica de Manutenção e Combustível

“A certificação da ANAC é a garantia de que seguimos os mais altos padrões de qualidade e segurança para nossas operações aéreas”, celebrou Helou.

Operações iniciais: Campinas–Manaus

O primeiro voo da BAC parte da rota Manaus–Campinas–Manaus, utilizando o Boeing 737-400F, prefixo PS-BPB. A segunda aeronave, PS-BPA, operará como reserva técnica, assegurando a continuidade dos serviços e a agilidade no atendimento a demandas especiais.

A escolha da rota não foi aleatória: o corredor logístico Manaus–Campinas é vital para abastecer a Zona Franca de Manaus e garantir o escoamento de produtos para o maior polo industrial e comercial do país.

“Essa rota estratégica integra diretamente nossa operação rodoviária, aumentando a velocidade e a eficiência do transporte porta a porta”, explicou Helou no estande da Braspress na Intermodal.

São Paulo testa caminhão de coleta de lixo movido a gás com tecnologia de coleta lateral

A operação aérea é vista pela Braspress como o primeiro passo para uma expansão mais ampla. A empresa já estuda novas rotas para atender polos industriais e centros de distribuição em outras regiões do país, sempre integrando os modais rodoviário, aéreo, fluvial e rodofluvial.

Com uma frota terrestre de 3.090 veículos próprios e 110 filiais, a companhia está preparada para criar uma malha logística multimodal ainda mais ágil e competitiva.

“A visão é clara: ser a empresa brasileira com a logística mais completa e eficiente, seja por terra, água ou ar”, concluiu Helou.

Conheça o Boeing 737-400F: O Cargueiro Ideal para a BAC

O Boeing 737-400F foi a escolha da Braspress Air Cargo para iniciar suas operações aéreas. Este modelo é reconhecido pela sua versatilidade, eficiência operacional e capacidade ideal para o transporte de cargas nacionais.

  • Capacidade de carga: Até 20 toneladas
  • Volume útil: Aproximadamente 149 m³
  • Autonomia: Até 3.700 km com carga máxima
  • Velocidade de cruzeiro: 780 km/h
  • Configuração: Paletizada para rápida movimentação de carga

Projetado originalmente para o transporte de passageiros, o 737-400 foi convertido para a versão Freighter (F), adaptando-se perfeitamente às demandas da logística moderna.

Instagram: estou sempre trocando ideias por lá também. Me segue no Instagram, e vamos continuar essa conversa.

Braspress na Intermodal: Um novo capítulo

A participação da Braspress na Intermodal South America 2025 marcou um divisor de águas para a empresa. Ao expor pela primeira vez no evento, a companhia apresentou não apenas sua nova divisão aérea, mas também reforçou seu compromisso com inovação e excelência.

A feira serviu para a BAC consolidar parcerias, captar novos clientes e mostrar ao mercado que está pronta para competir em um segmento que exige precisão, agilidade e confiabilidade.

“A Intermodal foi o palco ideal para mostrarmos que a Braspress agora também domina os céus”, afirmou Helou, empolgado com o início dessa nova jornada.

- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui