sexta-feira, maio 16, 2025

Amazon reforça presença no Brasil com foco em logística 

A Amazon reafirmou seu compromisso com o mercado brasileiro durante o Amazon Conecta 2025, evento realizado nesta terça-feira (6) que reuniu vendedores e especialistas do setor. Com destaque para a expansão logística e o incentivo a pequenas e médias empresas (PMEs), a companhia também confirmou a realização do Prime Day 2025 para o mês de julho

Durante o encontro, Juliana Sztrajtman, presidente da Amazon Brasil, apresentou os principais números da operação no país. Atualmente, a empresa atende todos os 5.570 municípios brasileiros, com entregas em até dois dias em mais de 1.300 cidades e em até um dia em mais de 200. A infraestrutura logística conta com 150 polos e 12 centros de distribuição, incluindo o recém-inaugurado GRU9, em São Paulo — o mais tecnológico do país, com capacidade para separar até 9,5 mil pacotes por hora em seus 70 mil m². A previsão é de novas unidades ainda em 2025. 

Segundo a NielsenIQ, a Amazon ocupa posição de destaque em intenção de compra e lembrança de marca no Brasil. A empresa vem acompanhando o comportamento do consumidor para ampliar a oferta de produtos e tornar as entregas mais rápidas e seguras. Hoje, o marketplace oferece 150 milhões de itens em 50 categorias, com destaque para os assinantes Prime, que compram, em média, sete vezes mais que usuários comuns. O Brasil é o país com maior crescimento global do programa Prime. 

Vendedores parceiros impulsionam crescimento regional 

O marketplace da Amazon registrou crescimento expressivo de vendedores parceiros em todas as regiões do Brasil entre 2023 e 2024. Os dados mostram avanço acima de dois dígitos em todos os estados. 

No Sudeste, o número de novos vendedores aumentou 36%, com destaque para o Rio de Janeiro, que saltou 76%, e São Paulo, com crescimento de 30%. Espírito Santo e Minas Gerais tiveram altas de 27% e 25%, respectivamente. 

A Região Norte liderou em crescimento percentual, com alta de mais de 55%. Roraima (68%) e Pará (67%) se destacaram. O Pará, inclusive, é o estado com maior número absoluto de vendedores na região, superando 600. Entre as ações logísticas na região, está o piloto de entregas para 86 famílias ribeirinhas na comunidade do Catalão, zona rural de Iranduba (AM), que agora recebem produtos em até dois dias por voadeiras. 

No Nordeste, o crescimento geral foi de 33%. Maranhão (61%), Alagoas (41%) e Ceará (34%) foram os destaques. Já no Centro-Oeste, o avanço foi semelhante, com média de 33%, puxado por Mato Grosso (43%) e Goiás (41%). No Sul, o aumento foi de 24%, com Santa Catarina liderando com 27%. 

Foco em pequenas e médias empresas 

Segundo Virginia Pavin, diretora de Marketplace da Amazon Brasil, 99% dos 100 mil vendedores ativos em 2024 são PMEs. As vendas no marketplace somaram R$ 11,3 bilhões no ano, sendo que 78% dos pedidos foram entregues fora da localidade do vendedor. Mais de 3 mil sellers brasileiros já exportam seus produtos via Amazon. 

Para 2025, a empresa aposta em inteligência artificial para facilitar o cadastro e a operação de novos vendedores. Entre as novidades, estão o Registration Hub (apoio especializado para novos cadastros) e o Listing Hub (suporte à criação de listagens). Ferramentas de IA permitirão criar páginas de produtos a partir de uma breve descrição, imagem e link. A comunicação com os sellers também será feita via WhatsApp. 

Logística e expansão de categorias 

O programa Fulfillment by Amazon (FBA), atualmente limitado a vendedores registrados em São Paulo, será expandido ao longo do ano. A empresa também avalia novos polos logísticos com base em incentivos fiscais estaduais. 

Outro foco será o aumento do sortimento em categorias como moda e automotivo, com campanhas específicas para atrair novos lojistas e ampliar a variedade de produtos. 

Prime Day 2025 confirmado 

Um dos momentos mais aguardados pelos consumidores, o Prime Day 2025 foi confirmado para julho. Em 2024, a ação registrou crescimento de 71% em relação ao ano anterior, com 9 bilhões de entregas feitas no mesmo dia ou no seguinte. 

Segundo os executivos, o Amazon Conecta reflete a estratégia da companhia de fortalecer a base de vendedores locais, considerada peça-chave para o crescimento sustentável da operação no Brasil. 

- Publicidade -
Filipi Goschrman
Filipi Goschrmanhttps://www.frotanews.com.br
Filipi Goschrman é um profissional com ampla experiência em inteligência de mercado, tendência, comportamento e negócios. Há 10 anos, se dedica a analisar e entender o mercado e os consumidores. Responsável pelo planejamento comercial do Frota News, atua também como diretor executivo do Guia de Turismo de São Paulo, Guide SP, uma plataforma de serviços e soluções para o turismo na cidade de São Paulo.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui