domingo, dezembro 22, 2024

Mudanças significativas na Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus no Brasil

A Mercedes-Benz do Brasil anuncia mudanças significativas na Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus. A novidade acontece em sua estrutura de liderança na área de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus. Após uma década de inovações e conquistas como vice-presidente de Vendas e Marketing de Caminhões, Ônibus e Peças & Serviços, Roberto Leoncini passará a ocupar o cargo de Conselheiro dos Negócios da Mercedes-Benz no Brasil.

A notícia foi recebida com agradecimento por parte de Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, que destacou as contribuições excepcionais de Leoncini ao longo dos anos. “Com sua mentalidade centrada no cliente, ele nos ajudou a entender a jornada do cliente com a nossa marca, conhecendo e se preocupando com suas reais necessidades”, expressou Puchert.

mudanças significativas
Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina

Grande experiência em caminhões pesados

O profissional Roberto Leoncini, engenheiro mecânico pós-graduado em Negócios pela Universidade de Irvine, na Califórnia, desfruta de uma carreira notável na área comercial de veículos comerciais. Sua trajetória incluiu diversas posições, desde representante distrital até a liderança da operação comercial da Scania no Brasil. Sua chegada à Mercedes-Benz em junho de 2014 marcou uma década de realizações, incluindo a introdução das famílias Actros e Arocs no mercado brasileiro, bem como o lançamento do portfólio BlueTec 6 de caminhões e ônibus.

Roberto Leoncini teve, como escola, uma brilhante carreira na Scania Brasil, onde ganhou muita experiência em caminhões pesados. Em 2013, último ano completo como diretor geral na Scania Brasil, a marca sueca tinha emplacado 19.659 caminhões, o maior número da empresa até hoje.

No primeiro ano completo como vice-presidente na Mercedes-Benz do Brasil, em 2015, a marca licenciou 18.053 caminhões, e no ano passado, para o comparativo ser feito com anos completos, emplacou 30.563 caminhões. Lógico que o mercado brasileiro é uma montanha russa em termos de mercados e enfrentamos, mas o que é a Mercedes-Benz é hoje em caminhões pesados, ela nunca tinha sido no passado.

Escola Roberto Leoncini

Mudanças significativas
Jefferson Ferrarez

Jefferson Ferrarez, que assumirá a vice-presidência de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões a partir de fevereiro de 2024 e trabalha há muitos anos com o Leoncini. Ferrarez chegou a ir liderar a Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil. No entanto, ele foi convidado para voltar para a Mercedes-Benz do Brasil, portanto, bastante preparado para as novas responsabilidades.

mudanças significativas
Walter Barbosa

O mesmo conceito, certamente, vale para Walter Barbosa, que liderará a área de Ônibus. Ambos os executivos integrarão o Board da Mercedes-Benz do Brasil.

Além de seu foco em produtos de alto desempenho, Leoncini é reconhecido por impulsionar a cultura de “Ouvir o Cliente em 1º lugar”. Ademais, isso resultou em estratégias inovadoras. Sobretudo, como parcerias com startups para o desenvolvimento de mais de 1 mil caminhões autônomos em colaboração com a Grunner e a Lume Robotics.

Ademais, a empresa expressou sua gratidão a Roberto Leoncini por seus projetos visionários e liderança sólida, desejando-lhe sucesso na nova posição a partir de 2024.

Há 67 anos, a Mercedes-Benz do Brasil, sem dúvida, conquistou reconhecimento como uma das maiores fabricantes e exportadoras da América Latina. Além de suas unidades de produção, a empresa se destaca por pioneirismo em tecnologias. Além disso, pelas linhas 4.0 de caminhões e o lançamento do veículo elétrico eO500U em 2021. Em 2022, apresentou o portfólio BlueTec 6, certamente, reduzindo significativamente as emissões e reforçando seu compromisso com a inovação e sustentabilidade.

Roberto Leoncini, sobretudo, também foi responsável por levar a Mercedes-Benz do Brasil como uma importante parceira e mantenedora da Fabet São Paulo. A entidade é uma importante fundação de educação no transporte sem fins lucrativos.

Leia também:

Fabet-SP abre inscrições para 1ª edição do curso Gestão em Segurança de Transporte de 2024

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui