sexta-feira, novembro 22, 2024

News#29: venda de implementos rodoviários mantém otimismo e outras notícias

A indústria de implementos rodoviários registrou um crescimento de 9,56% no segmento de pesados (reboque e semirreboques) e queda 15,22% nos leves (sobre chassi). No total, devido aos leves, a queda foi de 1,96% nas vendas de janeiro a novembro de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022, segundo dados da Anfir, associação que representa o setor. Foram comercializadas 137,9 mil unidades, contra 154,7 mil no ano anterior.

Apesar disso, o presidente da Anfir, José Carlos Sprícigo, avaliou que 2023 foi um ano bom para os negócios para reboques e semirreboques, e projetou uma recuperação para 2024. Ele estimou que o setor deve fechar o ano com 150 mil unidades vendidas, sendo 90 mil de produtos pesados e 60 mil de leves.

implementos rodoviários
Dados apurados pela Anfir

Leia também:

Fabet-SP abre inscrições para 1ª edição do curso Gestão em Segurança de Transporte de 2024

Attivi Integral

A Marcopolo anunciou um investimento de R$ 50 milhões na produção do Attivi Integral, seu primeiro ônibus 100% elétrico com carroceria e chassi próprios, na unidade de São Mateus (ES). O aporte resultará em um aumento na capacidade de produção diária de 16 para 26 ônibus e um acréscimo de 20% no quadro de funcionários. As primeiras entregas do Attivi Integral estão previstas para setembro de 2024, com a produção total atingindo 130 unidades até o final do próximo ano. A Marcopolo planeja demonstrações do modelo em diversas cidades do país. O CEO, André Armaganijan, ressaltou a escolha estratégica da localização no Espírito Santo para atender a demanda nacional e internacional.

Brasil-Colômbia

A Rodofort e Guerra, fabricantes de implementos rodoviários, planejam uma expansão no mercado colombiano, impulsionadas pela sinergia de seus produtos com a demanda local. Após participarem da Rodada de Negócios ANFIR e Apex Brasil em Bogotá, a empresa reforça seu compromisso com a Colômbia, um dos principais destinos para seus produtos. A estratégia visa não apenas oportunidades imediatas.“Estamos olhando para oportunidades de negócios de médio e longo prazos com a Colômbia”, diz Rogerson Gemelli, gerente de Vendas da Rodofort e Guerra

Saiba também:

Fetranslog 2023: a feira que mostrou as novidades do transporte e logística

VW Meteor híbrido

implementos rodoviários
Mission Zero VW Meteor

O Mission Zero VW Meteor, caminhão de corrida com tecnologia de Nióbio, encerra a temporada 2023 da Copa Truck em Interlagos em busca do título na categoria PRO. Desenvolvido pela parceria entre Volkswagen, CBMM e outros, o veículo híbrido destaca-se pelo sistema de trem de força inovador e eficiente, combinando motores elétricos e a diesel. O Nióbio desempenha papel crucial na leveza e eficiência. Alunos do Senai contribuem com soluções inovadoras, e a equipe, liderada por Felipe Giaffone, espera coroar a temporada com sucesso, reforçando o compromisso com inovação e sustentabilidade.

RNTRC

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está em processo de Revalidação Ordinária do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). Ademais, é uma medida imperativa para garantir a continuidade das operações no transporte de cargas. Esta iniciativa, por certo, abrange tanto os Transportadores Autônomos de Carga (TAC) quanto as Empresas de Transporte de Cargas (ETC) e as Cooperativas de Transporte de Cargas (CTC). A Revalidação Ordinária, regida pela Resolução ANTT nº 5.982, além disso, é essencial para manter o cadastro atualizado e seguro. O processo, regulamentado pela Portaria SUROC Nº 220, é, certamente, automatizado. Sobretudo, para transportadores com pendências devem realizar a “Revalidação Ordinária” no sistema RNTRC para regularizar seu status e garantir conformidade com os requisitos. A participação ativa dos transportadores, por fim, é fundamental para promover a segurança, transparência e eficiência no setor de transporte rodoviário de cargas.

implementos rodoviários
Datas para revalidação do RNTRC

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui