quinta-feira, novembro 21, 2024

Retomada no setor de caminhões e ônibus elétricos e a gás no Brasil

A indústria de caminhões e ônibus movidos a energia elétrica e gás mostra reação em setembro e a retomada ao crescimento. De acordo com a Carta da Anfavea, o boletim mensal da associação que representa as montadoras de veículos no Brasil, em setembro foram licenciadas 83 unidades de caminhões e ônibus elétricos e a gás, um salto de 196% em relação às 28 unidades vendidas em agosto. Na comparação com setembro de 2022, o aumento foi de 100%, já que naquele mês foram comercializadas 44 unidades.

A maior parte das vendas em setembro foi de caminhões elétricos, com 76 unidades, entre o VW e-Delivery (o único fabricado no Brasil) e modelos importados. Já os caminhões a gás somaram sete unidades, todos da Scania, que é a única marca que disponibiliza essa opção no mercado nacional. A Iveco, que apresentou seus caminhões a gás na última Fenatran, ainda não iniciaram as vendas oficiais, mas tem realizado visitas técnicas a potenciais clientes.

retomada
Seção da Carta da Anfavea com os dados de caminhões e ônibus elétricos e a gás

Leia também:

Filme Carga Máxima: Corridas, Caminhões e Noma em muita Ação

Acumula e perspectivas

Apesar do bom resultado mensal, o balanço do ano ainda mostra uma retração nas vendas de caminhões e ônibus elétricos e a gás. De janeiro a setembro, foram licenciados 399 veículos dessa categoria, uma queda de 50,9% em relação aos 813 veículos vendidos no mesmo período do ano passado.

Esse desempenho acompanha, em escala diferente, a queda geral do mercado de caminhões, que foi impactado pela entrada em vigor do Proconve P8, o novo padrão de emissões para veículos a diesel. No entanto, a indústria acredita na retomada.

No entanto, a tendência é que a demanda por veículos elétricos e a gás cresça nos próximos anos, seguindo o movimento global por uma mobilidade mais limpa e eficiente. O que ainda limita esse crescimento é a falta de infraestrutura para abastecimento dos veículos, seja com postos de gás biometano, com bombas de alta pressão para veículos comerciais, ou com eletropostos adequados para o carregamento de caminhões.

Leia também:

PESADOS ELÉTRICOS E A GÁS TÊM FORTE QUEDA, MAS NÃO É PARA DESANIMAR. SCANIA APOSTA EM NOVOS MODELOS

Eficiência energética também com treinamento

Capacitação de Motorista Padrinho
Curso de Capacitação de Motorista Padrinho na Fabet-SP
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui