Brönnöy Kalk, uma empresa norueguesa de mineração de calcário, está usando uma solução inovadora de transporte autônomo da Volvo Autonomous Solutions (VAS) para aumentar sua eficiência, segurança e competitividade. A solução consiste em um motorista virtual para cuidar de sete caminhões Volvo FH totalmente autônomos. Estes caminhões autônomos Nível 4 na escala da SAE (Sociedade Americana de Engenheiros) já atuam na operação, porém, com motoristas humanos de segurança.
Os caminhões transportam calcário da mina até o britador em um trecho de cinco quilômetros que inclui inclinações acentuadas, condições climáticas extremas e longos trechos de túneis escuros. O operador da carregadeira de rodas usa uma tela sensível ao toque na carregadeira de rodas para chamar os caminhões para carregamento e gerenciar a operação.
A solução está em desenvolvimento desde 2018 e representa um grande avanço em tecnologia e novos modelos de negócios.
Visão de longo prazo
Em vez de comprar um caminhão ou uma máquina, Brönnöy Kalk está comprando capacidade de transporte autônomo da VAS. A solução abrange, desde software até infraestrutura local, treinamento e operações.
“Uma visão de longa data agora é uma realidade. Certamente, remover o condutor de segurança e colocar um motorista virtual em uma operação ativa em algumas das condições mais desafiadoras é um grande salto para a indústria”, afirma Nils Jaeger, presidente da VAS.
“Com este marco estamos sublinhando a nossa liderança na condução autônoma. Ademais, estamos abrindo caminho para um futuro mais seguro e eficiente para as indústrias mineiras e pedreiras”, acrescenta o executivo.
“Este é um grande passo em frente para nós”, afirma Raymond Langfjord, diretor geral da Brönnöy Kalk. “Implementamos, assim, caminhões autônomos por vários motivos: segurança, eficiência e flexibilidade. Com a remoção do motorista de segurança, enfim, podemos agora colher verdadeiramente estes benefícios e aumentar a nossa competitividade nesta difícil indústria.”
Por fim, assista o vídeo: