sexta-feira, outubro 18, 2024

Brasil x Europa: MERCADO BRASILEIRO É GIGANTESCO PARA AS MARCAS EUROPEIAS

- Publicidade -

A tendência é que o Brasil tenha uma participação significativa dos fabricantes chineses em breve. No entanto, a história automotiva brasileira foi construída pelas empresas europeias. Então, que tal sabermos como anda o desempenho das marcas de veículos comerciais na Europa, já que elas estão no Brasil também? Veja todos os dados segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), sediada em Bruxelas, equivalente a Anfavea em nosso país.

A ACEA representa os principais produtores de veículos comerciais da Europa. As associadas são: são DAF Trucks, Daimler Truck, Ford Trucks, Iveco Group, MAN Truck & Bus, Scania, Volkswagen Commercial Vehicles e Volvo Group. Todas elas estão presentes no Brasil, mesmo que de apenas um dos produtos vendidos na Europa, como na Ford, que comercializa a Transit e a MAN, que comercializou o MAN TGX e ainda precisa oferecer assistência técnica por meio da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Vendas por segmento

A entidade anunciou um aumento geral de 11,2% nas vendas de novas vans (inclui utilitários de passageiros e cargas) na União Europeia (UE), atingindo um total de 730.969 unidades nos seis primeiros meses de 2023 pelas marcas europeias.

Além das vans, o mercado de caminhões na UE também prosperou, registrando um aumento significativo de 20%, totalizando 179.508 unidades vendidas no primeiro semestre de 2023. No primeiro semestre, o Brasil comercializou 52.547 caminhões, ou seja, o equivalente de 29,3% de toda a União Europeia.

Todos os principais mercados da UE viram crescimento de dois dígitos, com Alemanha (+24,8%), França (+12,3%), Itália (+12,6%) e Polônia (+10,8%) liderando o caminho. No mesmo período, o Brasil teve um desempenho negativo (-8,8%).

Os novos registros de ônibus na UE tiveram um desempenho sólido, com as vendas aumentando 15% para 14.781 unidades. Neste segmento, o Brasil emplacou 11.322 ônibus. Ou, o Brasil sozinho é equivalente a 76,6% do mercado europeu.

A França liderou este segmento, vendendo 2.982 unidades, representando um aumento de 22,3%. Outros mercados importantes, como Itália (+62,6%), Espanha (+58,7%) e Alemanha (+27,8%), também registraram crescimentos substanciais. No mesmo período, o Brasil também teve um desempenho de retomada (+54,9).

Conheça também o triciclo Piaggio Apé Cargo para entregas urbanas

Tendências de Combustíveis Alternativos

No primeiro semestre de 2023, a preferência por motores a diesel permaneceu dominante no mercado de vans e furgões, representando 83,5% das vendas.

No entanto, o interesse por propulsores alternativos está crescendo gradualmente nas compras europeias. Veículos comerciais leves eletricamente carregáveis viram um aumento impressionante de 100,4%, atingindo 6,9% da quota de mercado, impulsionadas pelo crescimento notável na França (+118,9%) e Espanha (+138%). Em contrapartida, os registros de comerciais leves híbridos-elétricos diminuíram 7,2%, para 2,3% do mercado.

Leia também:

https://frotanews.com.br/deputado-visita-fabet-sp-educacao-para-um-transporte-mais-seguro-e-eficiente/

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui