quinta-feira, novembro 21, 2024

RAM 1500 OU FORD F-150: QUAL É A MELHOR PICAPE MÉDIA PREMIUM?

Picape média premium pode ser um sonho de consumo para muitos brasileiros, mas também um desafio para o bolso. Com preços acima de R$ 450 mil, esses veículos oferecem muito espaço, conforto, tecnologia e potência, mas também exigem cuidado com o consumo e a manutenção, com o custo das peças pareados ao dólar. O segmento de picape média conta com muitas opções, mas, neste padrão de sofisticação, há somente a Ram 1500 e Ford F-150, ambas importadas dos EUA.

Neste cenário, duas picapes se destacam: a Ford F-150, recém-lançada no Brasil, e a Ram 1500, que chegou ao país no final de 2022. Qual delas é a melhor opção para quem quer se aventurar no segmento das picapes premiums?

No seu primeiro mês completo, a Ford F-150 teve 249 unidades emplacadas contra 204 da Ram 1500.

Design premium

As duas picapes têm um visual imponente e robusto, que chama a atenção por onde passam. A Ford F-150 conta com tem uma grade dianteira preta na versão Lariat e cromada na versão Premium, com o nome Ford em destaque, faróis de led com luzes diurnas em formato de C, para-choques metálicos e rodas de liga leve de 20 polegadas.

A Ram 1500 tem uma grade dianteira preta com o nome Ram em letras grandes (nas versões Rebel e Limited Night) e cromada na Limited, faróis full-led com luzes diurnas em formato de U, para-choques plásticos e rodas de liga leve de 18 polegadas na Rebel, e 22 polegadas nas duas Limited. As duas picapes têm caçamba com capacidade para cerca de 800 litros e tampa com abertura elétrica.

Nos siga no LinkedIn!

Em termos de dimensões, as duas picapes são muito parecidas. A Ford F-150 mede 5,89 metros de comprimento, 2 metros de largura, 1,96 metro de altura e 3,68 metros de entre-eixos. A Ram 1500 Rebel mede 5,91 metros de comprimento, 2,08 metros de largura, 1,97 metro de altura e 3,67 metros de entre-eixos.

Em termos de peso, a Ford F-150 tem um peso bruto total (PBT) de 3.175 kg, enquanto a Ram 1500 Rebel leva um certa vantagem, com PBT de 3.500 kg. Ambas podem ser conduzidas com a CNH categoria B.

Interior sofisticado

Por dentro, as duas picapes oferecem um ambiente sofisticado e espaçoso, com materiais de qualidade e acabamento caprichado.

picape média
O painel 100% digital e configurável segue a tendência, mas…

A Ford F-150 tem bancos revestidos em couro marrom com ajustes elétricos e memória para o motorista, painel digital configurável de 12 polegadas, central multimídia SYNC4 também de 12 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar panorâmico elétrico e carregador sem fio para celular.

A Ram 1500 tem bancos revestidos em couro preto com ajustes elétricos para o motorista, painel analógico com tela colorida de 7 polegadas no centro, central multimídia Uconnect também de 12 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay com fio, ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar panorâmico elétrico e carregador sem fio para celular.

picape média
…o painel analógico com grande tela digital também agrada

Avaliação: A FORD MAVERICK COMO OPÇÃO DE PICAPE EXECUTIVA EM FROTAS CORPORATIVAS

As duas picapes também contam com vários itens de conveniência e segurança, como chave presencial com partida por botão, câmera 360 graus com visão da caçamba e do engate do reboque, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e controle adaptativo de carga.

A Ford F-150 ainda tem como diferencial o assistente de condução semi-autônoma Co-Pilot360. Decerto, o sistema permite ao motorista soltar as mãos do volante em algumas situações.

Desempenho esportivo

Sob o capô, as duas picapes têm motores V8 movidos a gasolina que entregam muita força e torque. A Ford F-150 tem um motor V8 5.0 Coyote que gera 405 cv de potência e 539 Nm de torque. Ele é acoplado a um câmbio automático de 10 marchas e a um sistema de tração 4×4 com seletor eletrônico e reduzida.

A Ram 1500 tem um motor V8 5.7 Hemi que gera 400 cv de potência e 556 Nm de torque. Ele é acoplado a um câmbio automático de oito marchas e a um sistema de tração 4×4 com seletor eletrônico e reduzida.

As duas picapes têm desempenhos semelhantes. A Ford F-150 acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 6,5 segundos e atinge uma velocidade máxima limitada eletronicamente em 180 km/h. A Ram 1500 acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 6,7 segundos e atinge uma velocidade máxima limitada eletronicamente em 174 km/h.

Em termos de consumo, as duas picapes são bastante gastonas, como era de se esperar. Segundo o Inmetro, a Ford F-150 faz 5,8 km/l na cidade e 7,6 km/l na estrada, com um consumo energético de 2,83 MJ/km. A Ram 1500 Rebel faz 5,9 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada, com um consumo energético de 2,81 MJ/km.

Preço do luxo

As duas picapes têm preços elevados devido a carga tributária que, além dos quase 50% comuns aos veículos fabricados no Brasil, incluem o imposto de importação de 35%. Além disso, há os impostos diretos, comuns aos veículos produzidos no país são entre 7% e 25% de IPI, entre 17% e 19% de ICMS e 11,6% de PIS/Cofins. A lista de imposta indiretos é longa, pois envolve produção da matérias-primas, fornecedores, transportes, imóveis, distribuição etc. Certamente, a maior parte do valor pago vai para o governo.

A Ford F-150 tem duas versões disponíveis da picape média no Brasil: a Lariat, com pegada mais esportiva, que custa R$ 479.990; e a Platinum, a topo de linha, que custa R$ 519.990. A Ram 1500 conta com três versões: Rebel custa R$ 469.990; a Limited custa R$ 529.990; e a Limited Light Edition, R$ 539.990.

Conclusão

As duas picapes são excelentes opções para quem busca uma picape média de alto padrão. Ademais, tirando as questões do preço e consumo, a escolha pode ser por preferência de marca, design, rede de concessionários e características que as diferenciam.

A Ford F-150 se destaca pelo painel digital configurável e pelo assistente de condução semi-autônoma.

Enfim, a Ram 1500, nas versões Limited, se destaca pela suspensão a ar Active-Level com 5 modos: Entry/Exit, Aero Mode, Normal Ride, Off Road 1 e Off Road 2, que permite ajustar a altura do veículo, pelo sistema de som Harman Kardon e pelo menor consumo.

Por fim, e você, qual picape média você prefere? Então, deixe sua opinião nos comentários!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

3 COMENTÁRIOS

  1. Que descoberta incrível! Este post oferece uma visão
    detalhada e esclarecedora sobre o assunto. Parabéns pela
    qualidade excepcional do conteúdo, é verdadeiramente
    inspirador. Continuem fornecendo informações valiosas e
    envolventes como esta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui