quinta-feira, janeiro 29, 2026

Lecar inaugura primeira concessionária e lança modelo de compra programada  

A nova montadora brasileira Lecar inaugura a primeira concessionária em São Caetano do Sul (SP) que, inicialmente, funcionará como um showroom, já que ainda não há veículos prontos para entrega ou manutenção, portanto, não há por que ter todos os departamentos de uma concessionária convencional, como conhecemos. A Concessionária Lopes marca o início da formação da rede de concessionários Lecar e de um modelo de compra programada que vamos conhecer a seguir.  

Neste modelo, o cliente pode garantir seu veículo antes mesmo do início da produção em série. Inspirado em práticas comuns no setor da construção civil, como à venda de apartamentos na planta, esse sistema permite parcelar o valor de entrada durante o período de pré-produção, o que garante previsibilidade financeira e prioridade na entrega das primeiras unidades. 

Fábrica no Espírito Santo 

Lecar
Flávio Figuereido Assis, fundador da Lecar

Com obras previstas para começar ainda neste segundo semestre, esperando a conclusão do licenciamento ambiental, a planta industrial estará localizada no Norte do Espírito Santo, em Sooretama, a 169 km de Vitória. Flávio Figueiredo Assis, CEO e fundador da Lecar, considera a região estratégica para os planos futuros de exportação, pois está próxima dos portos capixabas e no centro do país.  

O empreendimento, que ocupará uma área total de 420 mil metros quadrados, destinará 330 mil m² para a preservação ambiental. A fábrica em si terá 90 mil m² de área construída e foi concebida com um padrão elevado de sustentabilidade, buscando a certificação LEED Ouro. Entre as iniciativas previstas no projeto, destacam-se a geração de energia solar própria e um robusto sistema de reuso de água. 

A expectativa da Lecar é iniciar com uma produção reduzida e ampliar ao longo do tempo. O projeto prevê uma capacidade de até 120 mil veículos por ano e geração de 1.300 empregos diretos na região. 

O projeto já conta com o apoio de políticas públicas essenciais, como incentivos fiscais estaduais, e está alinhado com programas federais de fomento à indústria, como o Mover e as diretrizes da Nova Indústria Brasil. 

Valores nacionais 

A montadora nasce com uma clara diretriz: oferecer veículos híbridos flex, que combinem mais de 80% de componentes produzidos no Brasil — com fornecedores como WEG, Horse Powertrain, Maxion, Fanavid, Pirelli, Marcopolo, Grupo Randon e JBS Couros — e eletrificação com o uso do etanol. Portanto, uma proposta em acordo com uma tendência na indústria automotiva brasileira, aproveitando a força da bioenergia e do agronegócio. “Estamos materializando um compromisso com a mobilidade sustentável e acessível”, afirma Flávio Figueiredo Assis, CEO e fundador da Lecar. 

A Toyota foi pioneira com híbridos flex, mesmo com uma plataforma mais convencional, tendo o motor a combustão e elétrico tracionando o veículo. No caso da Lecar, a plataforma será igual à que a Marcopolo apresentou na Lat.Bus de 2024 no Volare Attack 9 Híbrido, tendo o motor elétrico como propulsor do veículo, e o motor a combustão flex como gerador de energia para as baterias.  

Segundo Assis, o objetivo da marca vai além da venda de veículos: trata-se de fomentar uma nova referência industrial no Brasil. “Acreditamos na engenharia nacional, na geração de empregos e na valorização dos nossos recursos. O etanol é estratégico para o país e para o futuro da mobilidade.” 

Lecar
Protótipo do 459 Híbrido Flex

O primeiro modelo da marca, o Lecar 459, já foi exibido em eventos como Eletrolar e o WEC Interlagos, e estará também no próximo Salão do Automóvel. O SUV híbrido flex se destaca pela autonomia estimada em até 1.000 km, sistema de assistência à condução (ADAS nível 2), possibilidade de blindagem de fábrica e motorização elétrica equivalente a 165 cv. 

A pré-venda do Lecar 459 teve início em 2024, com atendimento direto na sede da empresa, em Alphaville (SP). Agora, essa fase evolui com a abertura da Concessionária Lopes São Caetano do Sul, que servirá como vitrine da marca e ponto de contato com os consumidores da região metropolitana de São Paulo. 

Expansão nacional da rede 

Concessionária Lopes, primeira autorizada LecarA montadora projeta a abertura de aproximadamente 20 concessionárias em todo o país, incluindo unidades em Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A rede será composta tanto por grupos já consolidados no setor quanto por novos empreendedores interessados em ingressar em um mercado em plena transformação. 

Sobre a Lecar 

Fundada por Flávio Figueiredo Assis, executivo com ampla experiência em mobilidade, fintechs e tecnologia, a Lecar faz parte de um ecossistema que inclui também o Lebank e o Le Card, administradora de cartões de crédito de varejistas como Carrefour, Atacadão, Assaí e muitas outras redes de mercado brasileiro 

- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui