sexta-feira, dezembro 5, 2025

Lubrificante para pneus: dicas de uso e as principais marcas

- Publicidade -

Já ouviu falar em lubrificante para pneu de caminhão? Embora pouco conhecido fora dos bastidores das oficinas e garagens de frotas, o produto é essencial para a montagem correta das rodas de veículos pesados. Mais do que um detalhe técnico, esse procedimento é um importante fator de segurança viária.

Muitos acidentes envolvendo desprendimento de rodas foram registrados em estradas das regiões Sul e Sudeste ao longo de cinco meses — um alerta para a importância de processos adequados e do uso de produtos auxiliares na manutenção.

Facilidade e proteção para pneus e rodas

Lubrificantes de boa procedência e qualidade reduzem o esforço físico necessário nas operações, facilita o encaixe dos pneus nos aros e minimiza o risco de danos aos talões e às rodas — um problema comum em peças de grande porte e alta resistência. O produto pode ser aplicado de forma concentrada ou diluída, já que é solúvel em água, oferecendo flexibilidade para diferentes tipos de operação.

Leia também

Megaoperação na Dutra transporta transformador de 800 toneladas

Gestão de frota: a Braspress além da renovação dos caminhões

Segundo Wallace Sanchez, engenheiro de aplicação da Tirreno, a proposta do produto é otimizar processos tanto em oficinas quanto em frotas próprias, onde tempo de parada e integridade dos pneus são fatores diretamente ligados à produtividade.

Benefícios do uso de lubrificante de pneus

  • Redução do esforço físico: operações mais leves para os profissionais;
  • Facilidade de encaixe: montagem e desmontagem mais ágeis e precisas;
  • Proteção contra danos: preservação dos talões dos pneus e das rodas;
  • Versatilidade de uso: aplicação concentrada ou diluída, conforme a necessidade.

Dicas rápidas para a montagem segura de rodas em caminhões

  • Inspeção prévia: verifique se os pneus e rodas estão livres de rachaduras, deformações e sujeira.

  • Uso de lubrificantes adequados: aplique produtos específicos para montagem, como o TIRROIL 870, para reduzir esforço e evitar danos.

  • Torque correto: sempre utilize torquímetro para garantir o aperto adequado das porcas.

  • Verificação pós-montagem: após rodar alguns quilômetros, confira novamente o aperto das rodas.

  • Equipamentos de proteção: utilize EPI’s (luvas, óculos e botas) durante toda a operação.

Fabricantes nacionais e marcas com atuação local

Tirreno (Moove / Cosan)

A Moove, líder no mercado brasileiro de lubrificantes, detém a marca Tirreno, que oferece produtos especializados como o TIRROIL 870 para montagem de pneus de caminhões, ônibus e equipamentos pesados.

Cadium – Lumowaxi 8000

A Cadium, com forte atuação na indústria química brasileira, fabrica a pasta Lumowaxi 8000, um lubrificante vegetal desenvolvido especificamente para montagem de pneus (NCM), que oferece alta lubricidade, rápida secagem e baixo impacto sobre borracha e metais.

Muriel Indústria – IZY SEEL

Marca nacional que desenvolve o composto IZY SEEL, indicado para montagem e desmontagem de pneus, incluindo modelos sem câmara. É formulado para preservar talões e reduzir esforço físico nos processos de instalação.

Montatire (Ocean Indústria Química)

A Montatire, vinculada à Ocean Indústria Química, oferece uma linha própria de lubrificantes (em pasta, líquido ou gel) com base vegetal, voltada para recauchutadoras, borracharias e mercado automotivo.

Marcas distribuídas no Brasil por importadores ou distribuidores especializados

A distribuidora Atar trabalha com diferentes marcas utilizadas no país:

  • Vipal, Continental, Schebor e Duche (Monta Tire) são vendidas no Brasil através da Atar, especialmente para montagem em veículos pesados e auto centers.

Além disso, comercialmente disponível no Brasil:

  • Würth oferece pasta para montagem e desmontagem de pneus, com aplicação fácil, secagem rápida e boa adesão entre talão e roda.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui