Sabia que a DAF Trucks também é um dos fabricantes de caminhões militares europeus? Isso mesmo. Inclusive, ela acaba de reforçar sua presença no setor de defesa europeu ao receber uma nova encomenda do exército belga: 13 combinações de cavalos mecânicos CF Military para serviços pesados, ampliando o contrato original firmado em 2022. O pedido contempla veículos de recuperação blindados, preparados para atuar em missões militares de alta complexidade, incluindo zonas operacionais e de conflito.
A nova ordem complementa o acordo inicial, que previa a entrega de 888 caminhões militares. Entre os modelos já contratados estão 636 veículos de dois eixos com tração 4×4, destinados a tarefas logísticas gerais, e 243 caminhões de quatro eixos (8×8) configurados para aplicações específicas como basculamento, transporte de contêineres e operações com guindaste.
Iveco dá mais um passo em sustentabilidade para produção de caminhões, motores e veículos militares
Noma do Brasil: 58 anos de estrada, inovação e compromisso com o transporte nacional
Siga a Noma do Brasil no Instagram!
Veículos blindados e prontos para qualquer terreno
O destaque desta nova entrega são os cavalos mecânicos CF Military 8×8, desenvolvidos pela DAF em parceria com a TATRA TRUCKS, da República Tcheca. O projeto combina tração total, um chassi exclusivo com tubo central de suporte de carga e suspensão independente — estrutura que confere aos veículos capacidade off-road superior e alto nível de conforto em terrenos acidentados.
Cada unidade é equipada com o motor PACCAR MX-13, de 12,9 litros, capaz de gerar 460 cv (340 kW). As cabines blindadas de última geração, fornecidas pela TATRA ARMY VEHICLES, oferecem proteção reforçada aos ocupantes, seguindo os padrões mais exigentes para segurança em zonas de conflito.
Os conjuntos são completados com carretas rebaixadas extensíveis de três eixos, fornecidas pela Broshuis, especializadas no transporte de veículos pesados e equipamentos militares.
Confiança reafirmada
“O PEV, desenvolvido especificamente pela DAF para o exército belga, atende plenamente às nossas necessidades operacionais”, afirmou o tenente-coronel Jean-François Gennotte. Segundo ele, o atual cenário geopolítico exige reforço e padronização rápida dos meios operacionais, o que motivou a ampliação do contrato.
Já o presidente da DAF Trucks, Harald Seidel, comemorou a continuidade da parceria: “Estamos profundamente honrados em receber esta terceira encomenda do exército belga. Isso prova mais uma vez que a DAF – em colaboração com nosso parceiro Tatra – fornece soluções de transporte líderes, também para aplicações militares.”


