quinta-feira, novembro 21, 2024

Com 450 caminhões novos, Amaggi mira expansão com sustentabilidade

A Amaggi, um dos maiores grupos do setor de produção de alimentos e bebidas, faz um movimento estratégico para fortalecer suas operações de transporte incluindo a expansão com sustentabilidade ambiental. Recentemente, a empresa adquiriu 450 novos caminhões das marcas Scania e Volvo. Foram 300 para ampliação da frota e 150 para renovação. Para conhecer mais sobre esta importante transição, a Frota News entrevistou, via LinkedIn, Valter Gomes da Vieira Junior, Highway Fleet Manager, da Amaggi.   

A iniciativa visa tanto a expansão quanto a renovação da frota existente, com um forte foco na redução das emissões de carbono, alinhada com o plano da empresa de alcançar zero emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2050. 

As aquisições 

Segundo o executivo, o investimento abrangeu a compra de 100 unidades do Scania Super 500R, 250 do Scania Super 560R, e 100 do Volvo FH, divididos entre os modelos FH 540 Euro 6 e FH 500 Euro 6. Especificamente: 

>> 100 Scania Super 500R serão destinados à expansão da frota, sendo abastecidos 100% com biodiesel produzido na própria fábrica da empresa em Lucas do Rio Verde, MT. 

>> 150 Scania Super 560R substituirão os modelos NTG 2019, como parte da renovação da frota. 

>> 100 Scania Super 560R e 100 Volvo FH540 Euro 6 também contribuirão para a expansão da frota. 

>> 05 Volvo FH500 Euro 6, abastecidos exclusivamente com biodiesel, completarão a nova aquisição. 

expansão com sustentabilidade
Valter Gomes da Vieira Junior, Highway Fleet Manager, da Amaggi, na fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo (SP). Foto: arquivo pessoal

Saiba mais:

Amaggi realiza maior estudo de uso de 100% biodiesel em frotas no Brasil

Impacto no emprego e sustentabilidade 

Com essa expansão, a empresa estima a criação de aproximadamente 450 novos empregos, distribuídos entre suas três unidades: Vilhena (RO), Matupá (MT) e Sinop (MT). A nova frota, que agora soma 1.000 caminhões, está 50% composta por veículos das marcas Volvo e Scania, todos na configuração Rodo-trem de 9 eixos, acrescenta Valter.

Além de fortalecer a capacidade operacional, o investimento em veículos movidos a biodiesel coloca a empresa em destaque no cenário global. Com a aquisição dos 100 caminhões Scania e 5 Volvo movidos a biodiesel, a empresa agora possui a maior frota do mundo operando com este tipo de combustível, o que deverá resultar em uma redução de até 98% nas emissões de carbono. 

Objetivos e visão de futuro  

O principal objetivo da ampliação da frota é atender à crescente demanda por transporte de grãos e fertilizantes, ao mesmo tempo em que a empresa avança em sua agenda de sustentabilidade. A modernização da frota não apenas contribui para a eficiência operacional, mas também reforça o compromisso da empresa com as políticas de ESG (Environmental, Social, and Governance). 

Assine gratuitamente a newsletter Frota News:

Newsletter Frota News
Não perca as últimas notícias do transporte

Percepção dos acionistas e clientes  

O investimento em uma frota mais moderna e sustentável é visto como um movimento estratégico pelos acionistas, que percebem o retorno financeiro na forma de maior eficiência e redução de custos operacionais a longo prazo. Além disso, os clientes da empresa valorizam cada vez mais as iniciativas sustentáveis, o que fortalece a posição da empresa no mercado e sua reputação como líder em práticas ambientais responsáveis. 

Com esse investimento, a empresa não apenas atende às necessidades imediatas de expansão, mas também se posiciona de forma competitiva para o futuro, onde a sustentabilidade será um diferencial cada vez mais valorizado. 

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui