A Amaggi, um dos maiores grupos do setor de produção de alimentos e bebidas, faz um movimento estratégico para fortalecer suas operações de transporte incluindo a expansão com sustentabilidade ambiental. Recentemente, a empresa adquiriu 450 novos caminhões das marcas Scania e Volvo. Foram 300 para ampliação da frota e 150 para renovação. Para conhecer mais sobre esta importante transição, a Frota News entrevistou, via LinkedIn, Valter Gomes da Vieira Junior, Highway Fleet Manager, da Amaggi.
A iniciativa visa tanto a expansão quanto a renovação da frota existente, com um forte foco na redução das emissões de carbono, alinhada com o plano da empresa de alcançar zero emissões de gases de efeito estufa (GEE) até 2050.
As aquisições
Segundo o executivo, o investimento abrangeu a compra de 100 unidades do Scania Super 500R, 250 do Scania Super 560R, e 100 do Volvo FH, divididos entre os modelos FH 540 Euro 6 e FH 500 Euro 6. Especificamente:
>> 100 Scania Super 500R serão destinados à expansão da frota, sendo abastecidos 100% com biodiesel produzido na própria fábrica da empresa em Lucas do Rio Verde, MT.
>> 150 Scania Super 560R substituirão os modelos NTG 2019, como parte da renovação da frota.
>> 100 Scania Super 560R e 100 Volvo FH540 Euro 6 também contribuirão para a expansão da frota.
>> 05 Volvo FH500 Euro 6, abastecidos exclusivamente com biodiesel, completarão a nova aquisição.
Amaggi realiza maior estudo de uso de 100% biodiesel em frotas no Brasil
Impacto no emprego e sustentabilidade
Com essa expansão, a empresa estima a criação de aproximadamente 450 novos empregos, distribuídos entre suas três unidades: Vilhena (RO), Matupá (MT) e Sinop (MT). A nova frota, que agora soma 1.000 caminhões, está 50% composta por veículos das marcas Volvo e Scania, todos na configuração Rodo-trem de 9 eixos, acrescenta Valter.
Além de fortalecer a capacidade operacional, o investimento em veículos movidos a biodiesel coloca a empresa em destaque no cenário global. Com a aquisição dos 100 caminhões Scania e 5 Volvo movidos a biodiesel, a empresa agora possui a maior frota do mundo operando com este tipo de combustível, o que deverá resultar em uma redução de até 98% nas emissões de carbono.
Objetivos e visão de futuro
O principal objetivo da ampliação da frota é atender à crescente demanda por transporte de grãos e fertilizantes, ao mesmo tempo em que a empresa avança em sua agenda de sustentabilidade. A modernização da frota não apenas contribui para a eficiência operacional, mas também reforça o compromisso da empresa com as políticas de ESG (Environmental, Social, and Governance).
Assine gratuitamente a newsletter Frota News:
Percepção dos acionistas e clientes
O investimento em uma frota mais moderna e sustentável é visto como um movimento estratégico pelos acionistas, que percebem o retorno financeiro na forma de maior eficiência e redução de custos operacionais a longo prazo. Além disso, os clientes da empresa valorizam cada vez mais as iniciativas sustentáveis, o que fortalece a posição da empresa no mercado e sua reputação como líder em práticas ambientais responsáveis.
Com esse investimento, a empresa não apenas atende às necessidades imediatas de expansão, mas também se posiciona de forma competitiva para o futuro, onde a sustentabilidade será um diferencial cada vez mais valorizado.
Nos siga no LinkedIn!