quarta-feira, maio 22, 2024

470 anos de São Paulo: uma cidade movida pelo transporte

Neste aniversário de 470 anos da cidade de São Paulo, é uma data para lembrarmos a importância e dimensão do transporte para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da maior metrópole do Brasil.

Segundo dados do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), a cidade conta com 15.320 transportadoras, que empregam cerca de 200 mil pessoas e movimentam mais de 100 bilhões de reais anuais.

A frota de veículos de carga das empresas transportadoras na cidade é estimada em 54 mil unidades. No entanto, esse número não reflete a realidade do trânsito paulistano, pois muitas empresas de São Paulo registram seus veículos em outros estados que possuem filiais devido ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) menor.

Leia também:

Mulheres no transporte: desafios e oportunidades em diferentes operações

Além disso, há uma quantidade de veículos de carga de outras origens que circulam pela cidade.  Seja para abastecer o mercado local, seja para utilizar as rodovias que cortam o município. Conforme o Ministério dos Transportes, em dezembro de 2021, havia 141.327 caminhões, 33.902 cavalos mecânicos, 549.133 caminhonetes, 40.999 micro-ônibus, 49.679 ônibus, 59.183 reboques e 45.477 semirreboques registrados na cidade de São Paulo.

Esses números mostram a relevância do transporte para a economia e a sociedade paulistana. Mas também trazem desafios para a mobilidade urbana, a segurança viária e a sustentabilidade ambiental. Por isso, é fundamental haver uma gestão integrada e eficiente do transporte. Isso envolve os poderes públicos, as entidades de classe, as empresas e os cidadãos.

O Setcesp tem atuado nesse sentido a fim de buscar o diálogo com as autoridades. Além disso, a capacitação dos profissionais, a inovação tecnológica, a melhoria da infraestrutura e a conscientização dos motoristas. O objetivo é garantir que o transporte seja um vetor de progresso e qualidade de vida para São Paulo e para o Brasil.

O transporte é muito importante para São Paulo, ao ser uma cidade que tem uma grande população, uma forte atividade econômica e uma diversidade cultural. O transporte permite que as pessoas se desloquem de forma rápida, segura e confortável, além de contribuir para o desenvolvimento e a integração da metrópole.

Nos siga no LinkedIn!

Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui