Cinco estrelas em segurança não é mais previlêgio de Volvo. O Volkswagen Jetta renovado, que passou por facelift, também conquistou novamente a pontuação máxima de cinco estrelas no mais recente teste do Programa de Avaliação de Novos Veículos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP). O resultado foi divulgado nesta quinta-feira, 15 de maio de 2025.
Produzido no México e também conhecido como Vento em mercados como Argentina e Uruguai, o Jetta avaliado é a versão 2025, equipada com seis airbags, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série e tecnologias ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista) disponíveis como opcionais. O desempenho do sedã médio surpreendeu: foram 86,87% em proteção ao ocupante adulto, 89,75% ao ocupante infantil, 72,60% em proteção a pedestres e usuários vulneráveis das vias, e expressivos 91,06% em assistência de segurança.
Apesar de não apresentar mudanças estruturais em relação aos testes de impacto frontal, lateral e lateral de poste realizados em 2019, o Jetta passou por avaliações atualizadas que incluem proteção contra “whiplash” (lesões cervicais), sistemas AEB (frenagem autônoma de emergência) para cidade e estrada, reconhecimento de pedestres, detecção de ponto cego, controle de velocidade e outros dispositivos de assistência.
Ford Transit recebe o selo Platinum do Euro NCAP: o que isso significa?
Durante os testes, o modelo demonstrou estrutura estável no impacto frontal, boa proteção geral para ocupantes adultos e proteção quase total para crianças. No impacto lateral, a porta dianteira se abriu — ponto de atenção — mas a segurança dos passageiros foi mantida. A proteção para a parte superior das pernas dos pedestres ainda é considerada passível de melhorias.
O sistema AEB se destacou com respostas robustas nos diversos cenários. Já os sistemas de assistência de faixa, oferecidos como opcionais, não atenderam aos critérios de desempenho e disponibilidade exigidos pelo protocolo Latin NCAP, não pontuando nesta avaliação.
O modelo testado, identificado pelo VIN 3VWSP6BU8SM000591, representa todos os Jetta produzidos com as mesmas especificações. O Latin NCAP reforça que a avaliação considera sempre a versão com menor nível de segurança passiva disponível e recomenda fortemente a compra das configurações com tecnologias ADAS de bom desempenho — que, no caso do Jetta, são oferecidas como padrão em algumas versões.
Volvo FH e FM tiram nota máxima no teste de segurança do Euro NCAP
Para Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, o resultado reforça o compromisso da Volkswagen com a segurança veicular. “Esta classificação de cinco estrelas confirma o compromisso da Volkswagen em oferecer os mais altos níveis de segurança aos seus clientes a partir de sua versão padrão”, afirmou. “Esperamos que o fabricante mantenha esse padrão nos futuros lançamentos e que os governos adotem a rotulagem obrigatória com classificação por estrelas, ao menos nos modelos mais vendidos.”
O presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, Stephan Brodziak, também destacou a importância da conquista. “O resultado de cinco estrelas do Volkswagen Jetta mostra que é perfeitamente possível fabricar e comercializar veículos em nossa região que atendam aos padrões mínimos essenciais de segurança. Ainda assim, há espaço para melhorar, especialmente na proteção aos pedestres e usuários vulneráveis, que são parte significativa das vítimas no trânsito”, concluiu.
Com esse novo selo de excelência, o Jetta 2025 reafirma sua posição como uma escolha segura para o consumidor latino-americano, num momento em que as exigências por segurança e tecnologia crescem de forma acelerada no mercado automotivo da região.