segunda-feira, fevereiro 2, 2026

Volkswagen Caminhões e Ônibus: 45 anos de engenharia brasileira com presença global

Em 1981, há exatos 45 anos, começava a história da atual Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO). A origem da empresa se deu com a aquisição das operações da Chrysler/Dodge no Brasil, em um momento em que o mercado nacional de caminhões era dominado por seis grandes fabricantes instalados localmente: a própria Chrysler/Dodge, Mercedes-Benz, Ford, General Motors (Chevrolet/GMC), Volvo, Scania e FNM/Alfa Romeo. 

Quase meio século depois, a VWCO está presente em cerca de 30 países e já investiu mais de R$ 7,5 bilhões ao longo desse período. A fabricante construiu sua reputação com a filosofia “menos você não quer, mais você não precisa” — caminhões projetados com tudo o que é necessário para o trabalho, sem encarecer o custo final ao cliente. 

No início da década de 1980, a Mercedes-Benz ainda dominava o mercado com mais de 50% de participação — 28.183 unidades emplacadas de um total de 55.938 caminhões vendidos no país — segundo o Anuário da Indústria Automobilística Brasileira, da Anfavea. 

Ao longo de sua trajetória, a Volkswagen Caminhões conquistou a liderança do mercado em 2004, após a primeira vitória em 2001, mantendo-se no topo até 2025 — uma marca de 22 anos consecutivos. 

Confira os emplacamentos ano a ano da Volkswagen Caminhões e Ônibus:
Volkswagen
Fonte: Anfavea

Saiba mais sobre os resultados da VWCO em 02025:

Globalização 

Com mais de 350 concessionárias distribuídas em três continentes — 150 delas no Brasil —, a VWCO oferece um portfólio de cerca de 50 modelos de caminhões e ônibus, reforçando sua vocação para disponibilidade operacional e eficiência de custos. 

Sua estrutura industrial tem capacidade para produzir até 100 mil unidades por ano, fabricando famílias consagradas como Delivery, Constellation e Meteor no segmento de carga, além da linha Volksbus voltada ao transporte de passageiros. A empresa também avança na eletrificação, com os modelos e-Delivery e e-Volksbus. 

Desde o início das operações, mais de 1,25 milhão de veículos VWCO já foram produzidos, dos quais cerca de 196 mil circulam fora do Brasil. A linha Worker, que dominou o mercado por mais de duas décadas, soma 433 mil unidades; o Constellation, 373 mil; o Delivery, 220 mil; e o Meteor, modelo mais recente da marca, já ultrapassou 20 mil unidades. A família Volksbus completou 194 mil veículos, enquanto os modelos MAN chegam a 10 mil. 

Programa Futuro

Atualmente, a montadora conta com cerca de 5,5 mil colaboradores distribuídos entre as fábricas e operações no Brasil, México e Argentina, além de linhas de montagem na África do Sul e nas Filipinas. Essa presença global é norteada pelo Programa Futuro, plano estratégico baseado em três pilares de ESG: respeito ao meio ambiente, responsabilidade social e governança corporativa. 

Entre as metas globais do programa estão o avanço da eletrificação, a digitalização das operações industriais e a redução da pegada de carbono. “Nosso compromisso é continuar transformando o transporte de forma responsável e inovadora, honrando a confiança de nossos clientes e parceiros em todo o mundo”, afirmou o presidente e CEO da VWCO, Roberto Cortes. 

Ao celebrar 45 anos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus reafirma sua relevância no setor automotivo e seu papel como embaixadora da engenharia e da tecnologia brasileiras no cenário global. 

➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast FrotaCast

- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui