sábado, abril 26, 2025

Volare apresenta novo Fly 10 movido a gás biometano e GNV

A Volare amplia as opções de micro-ônibus de baixa emissão de carbono com o lançamento do Fly 10 movido a gás GNV e/biometano. No ano passado, a empresa apresentou o primeiro Attack 9 Híbrido durante a Lat.Bus 2024.

A tecnologia a gás está disponível no Volare Fly 10 nas versões para os segmentos urbano, executivo e escolar e poderá ser expandida para outros veículos do portfólio da marca.

“O lançamento do Volare Fly 10 GV faz parte do compromisso da empresa com a descarbonização e uma mobilidade mais sustentável. Demonstra também os investimentos robustos que vem fazendo com o objetivo de oferecer ao mercado modelos com tecnologias que promovam eficiência na operação. As primeiras unidades já estão em operação nas cidades de Guarulhos e Belo Horizonte e o modelo foi apresentado no Seminário promovido (no dia 25 de março) pela Prefeitura de São Paulo”, destaca Sidnei Vargas, gerente comercial da Volare.

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Segundo a Volare, o desenvolvimento do projeto envolveu quatro anos de trabalho e destaca investimentos que a marca vem fazendo no desenvolvimento contínuo de novas tecnologias. Por meio de parcerias estratégicas, foram concebidos uma plataforma e um powertrain com características que contribuem para o transporte sustentável e eficiente.

O motor, desenvolvido especialmente para aplicação GNV e biometano, em qualquer proporção. Quando abastecido apenas com GNV, as emissões de CO₂ reduzem cerca de 15%, segundo estudos da Scania e Iveco Group. Já, quando utilizado 100% de biometano, a redução pode chegar em até 96% das emissões de material particulado e 84% de gases que causam efeito estufa.

O modelo possui três cilindros de combustível capazes de armazenar 360 litros, o que representa autonomia de até 450 quilômetros dependendo da aplicação. O Volare movido a GNV e biometano conta com sistemas eletrônicos que garantem mais segurança e conforto, como controle de tração e estabilidade e bloqueio do veículo com porta aberta.

Edição 48 da revista Frota News

Chassi Agrale com motor FPT N60 CNG

Recentemente, a Agrale lançou micro-ônibus MA 11.0 GNV, do mesmo segmento do Volare Fly 10. O modelo da fabricante gaúcha, que também é fornecedora da Volare, conta com o motor movido gás veicular da FPT Industrial, empresa do Iveco Group. O propulsor FPT N60 CNG (gás natural comprimido) gera 200 cv de potência e 750 Nm de torque. Além disso, ele é mais silencioso do que um motor a diesel, emitindo menos 3 dBA de ruído.

Conforme informações da FPT Industrial, o motor emite até 90% menos dióxido de nitrogênio (NO₂) e até 10% menos dióxido de carbono (CO₂) quando abastecido com gás natural veicular de origem fóssil. Utilizando biometano, um gás renovável, as emissões de CO₂ podem ser reduzidas em até 95%, contribuindo muito mais para a descarbonização do transporte de passageiros.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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