A Volare amplia as opções de micro-ônibus de baixa emissão de carbono com o lançamento do Fly 10 movido a gás GNV e/biometano. No ano passado, a empresa apresentou o primeiro Attack 9 Híbrido durante a Lat.Bus 2024.
A tecnologia a gás está disponível no Volare Fly 10 nas versões para os segmentos urbano, executivo e escolar e poderá ser expandida para outros veículos do portfólio da marca.
“O lançamento do Volare Fly 10 GV faz parte do compromisso da empresa com a descarbonização e uma mobilidade mais sustentável. Demonstra também os investimentos robustos que vem fazendo com o objetivo de oferecer ao mercado modelos com tecnologias que promovam eficiência na operação. As primeiras unidades já estão em operação nas cidades de Guarulhos e Belo Horizonte e o modelo foi apresentado no Seminário promovido (no dia 25 de março) pela Prefeitura de São Paulo”, destaca Sidnei Vargas, gerente comercial da Volare.
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Segundo a Volare, o desenvolvimento do projeto envolveu quatro anos de trabalho e destaca investimentos que a marca vem fazendo no desenvolvimento contínuo de novas tecnologias. Por meio de parcerias estratégicas, foram concebidos uma plataforma e um powertrain com características que contribuem para o transporte sustentável e eficiente.
O motor, desenvolvido especialmente para aplicação GNV e biometano, em qualquer proporção. Quando abastecido apenas com GNV, as emissões de CO₂ reduzem cerca de 15%, segundo estudos da Scania e Iveco Group. Já, quando utilizado 100% de biometano, a redução pode chegar em até 96% das emissões de material particulado e 84% de gases que causam efeito estufa.
O modelo possui três cilindros de combustível capazes de armazenar 360 litros, o que representa autonomia de até 450 quilômetros dependendo da aplicação. O Volare movido a GNV e biometano conta com sistemas eletrônicos que garantem mais segurança e conforto, como controle de tração e estabilidade e bloqueio do veículo com porta aberta.
Edição 48 da revista Frota News
Chassi Agrale com motor FPT N60 CNG
Recentemente, a Agrale lançou micro-ônibus MA 11.0 GNV, do mesmo segmento do Volare Fly 10. O modelo da fabricante gaúcha, que também é fornecedora da Volare, conta com o motor movido gás veicular da FPT Industrial, empresa do Iveco Group. O propulsor FPT N60 CNG (gás natural comprimido) gera 200 cv de potência e 750 Nm de torque. Além disso, ele é mais silencioso do que um motor a diesel, emitindo menos 3 dBA de ruído.
Conforme informações da FPT Industrial, o motor emite até 90% menos dióxido de nitrogênio (NO₂) e até 10% menos dióxido de carbono (CO₂) quando abastecido com gás natural veicular de origem fóssil. Utilizando biometano, um gás renovável, as emissões de CO₂ podem ser reduzidas em até 95%, contribuindo muito mais para a descarbonização do transporte de passageiros.