A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) divulgou os números de de vendas de veículos (emplacamentos) de maio e o acumulado do ano de 2023. A entidade representa as redes de concessionárias de todos os tipos de veículos, incluindo as de implementos rodoviários, máquinas agrícolas e de construção.
O mercado em geral apresentou crescimento de 14,81% nos cinco primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Aliás, o único segmento que apresentou queda foi o de caminhões, de 8,81%.
Antes de tudo, os dados divulgados pela Fenabrave são obtidos junto ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e são baseados no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Trata-se do sistema utilizado para registrar e controlar informações sobre veículos automotores. Ele é administrado pelo Denatran e, nele, são registradas diversas informações, como características do veículo, histórico de propriedade, débitos e restrições financeiras, sinistros, recalls, licenciamento e emplacamento, entre outros dados relevantes.
Leia também: CONHEÇA A HISTÓRIA DA KOMBI E AS 4 PRESERVADAS NA GARAGEM VW
Mercado em crescimento
O mercado em geral apresentou crescimento de 14,81% nos cinco primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. O único segmento que apresentou queda foi o de caminhões, de 8,81%. No entanto, as vendas estão crescendo, já que em maio, o número foi 8,23% superior ao do mês anterior. Veja os números nas imagens abaixo.
Vendas por segmento
Caminhões e ônibus
O ranking de vendas de caminhões e ônibus acumulada em 2023. Neste caso, vale lembrar, que é uma venda muito diferente em relação aos outros tipos de segmentos. Afinal, há um período maior entre a venda e o emplacamento. No caso de caminhão chassi rígido e do ônibus, o licenciamento ocorre somente após o encarroçamento, o que que levar até 90 dias, dependendo da complexidade. Ademais, o cavalo mecânico não passando por nenhuma alteração, como a inclusão de um eixo ou entre-eixos, o emplacamento ocorre no mesmo mês da emissão da nota fiscal.
O ranking das marcas de caminhões mais registrados no Renavam neste ano:
Implementos rodoviários
Por fim, o ranking das marcas de automóveis e comerciais leves – acumulado 2023
Vendas varejo x vendas diretas
Leia também: Os 50 Automóveis E SUVs Mais Comprados Pelos Frotistas Em 2023
Ranking das marcas de motocicletas
Fonte: Fenabrave
[…] Leia também: VENDAS DE VEÍCULOS CRESCEM EM MAIO E NO ACUMULADO, EXCETO PARA CAMINHÕES […]