As dez marcas que integram a Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores), com predominância da BYD, encerraram o primeiro quadrimestre de 2025 com crescimento robusto de 27,8% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Entre importados e modelos produzidos localmente, foram 38.380 unidades emplacadas de janeiro a abril, frente às 30.042 unidades registradas em 2024.
O bom desempenho também foi observado no comparativo mensal. Em abril, foram licenciadas 10.660 unidades, um avanço de 4,8% sobre março (10.174 unidades) e de 16,4% frente a abril de 2024 (9.162 unidades). Com isso, a participação de mercado das associadas se manteve estável em 5,4%, tanto no mês quanto no acumulado do ano, dentro do universo de 714.806 veículos de passeio e comerciais leves emplacados no Brasil no primeiro quadrimestre.
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Liderança entre os eletrificados
O segmento de veículos eletrificados segue sendo um pilar de destaque para a Abeifa. De janeiro a abril, as marcas associadas responderam por 50,2% dos emplacamentos nacionais de eletrificados, com 35.363 unidades, frente a um total de 70.467 veículos deste tipo vendidos no Brasil. Em abril, o share da Abeifa no segmento foi de 49,7%, com 9.847 veículos, reafirmando sua posição como principal força do setor no país.
Ranking de vendas por marca – Jan-Abr 2025
Entre os destaques individuais de vendas acumuladas no primeiro quadrimestre do ano, a classificação ficou assim:
- BYD – 30.163 unidades (+37,3% em relação a 2024)
- Volvo – 2.887 unidades (+41,3%)
- Porsche – 1.877 unidades (+4,3%)
- Kia – 1.339 unidades (−27,3%)
- Land Rover – 1.178 unidades (−18,9%)
- Suzuki – 588 unidades (+201,5%)
- JAC Motors – 326 unidades (−49,1%)
- Aston Martin – 9 unidades (+350,0%)
- McLaren – 7 unidades (−41,7%)
- Jaguar – 6 unidades (−93,5%)
Mais do que vender: educar
Apesar dos avanços, a Abeifa reconhece que ainda há grande desinformação por parte dos consumidores brasileiros sobre os veículos eletrificados. Estudos conduzidos pela consultoria DadosX — apresentados nas coletivas trimestrais da entidade — apontaram dúvidas recorrentes sobre temas como durabilidade de baterias, revenda e preparo das redes de atendimento.

“Há muita desinformação. O mercado brasileiro precisa ser educado para receber os elétricos. A Abeifa vai avançar com um programa educativo”, conclui Godoy. “Entendemos que a descarbonização e, sobretudo, a desfossilização* de automóveis passam necessariamente por veículos híbridos e depois por 100% elétricos. Será um caminho sem volta”, afirma Marcelo Godoy, presidente da Abeifa. Ele ressalta, no entanto, que o Brasil pode trilhar um ritmo próprio, em razão de sua matriz energética e o uso de biocombustíveis.
*Nota do editor: o termo desfossilização de frota no lugar de descarbonização de frota começou recentemente. Então vamos entender a diferença entre os dois termos:
A descarbonização da frota refere-se à redução das emissões de dióxido de carbono (CO₂) dos veículos em circulação, o que pode ser alcançado por diversas tecnologias, incluindo motores mais eficientes, uso de biocombustíveis, veículos híbridos e elétricos. Já a desfossilização* é um conceito mais específico e radical, que implica na substituição completa dos combustíveis fósseis (como gasolina e diesel) por fontes de energia renováveis e limpas, como eletricidade de origem sustentável e biocombustíveis avançados. Em resumo, enquanto descarbonizar é mitigar as emissões, desfossilizar é eliminar a dependência de combustíveis fósseis, uma utopa em países com renda per capita como o Brasil.
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Os 10 automóveis mais vendidos pelas associadas à Abeifa no acumulado de janeiro a abril de 2025:
- BYD Song Plus – 11.790 unidades
- BYD Dolphin Mini – 8.729 unidades
- BYD Dolphin – 2.933 unidades
- Volvo EX30 – 1.274 unidades
- BYD King – 4.656 unidades
- Porsche Macan – 579 unidades
- Porsche Cayenne – 545 unidades
- Volvo XC60 – 868 unidades
- Volvo XC90 – 400 unidades
- Kia Bongo – 824 unidades
Esses modelos refletem a forte presença da BYD no topo do ranking, com destaque para os elétricos compactos e SUVs, além da boa performance da Volvo e Porsche em seus segmentos premium.
O mais vendido de marca neste primeiro quadrimestre
- Aston Martin – Vantage: 5 unidades
- BYD – Song Plus: 11.790 unidades
- JAC Motors – E-JS1: 172 unidades
- Jaguar – F-Pace: 6 unidades
- Kia – Bongo: 824 unidades
- Land Rover – Defender: 320 unidades
- McLaren – Artura: 5 unidades
- Porsche – Macan: 579 unidades
- Suzuki – Jimny Sierra: 557 unidades
- Volvo – EX30: 1.274 unidades