sexta-feira, maio 16, 2025

Scania, Toyota e Yusen Logistics lideram logística com primeiro bitrem de 9 eixos na Argentina 

Veículo pioneiro, operado por Yusen Logistics e a serviço da Toyota Argentina, promete revolucionar o transporte de cargas com mais eficiência, segurança e sustentabilidade. 

A Scania, em parceria com a Yusen Logistics, a fabricante de semirreboques Vulcano e a Toyota Argentina, colocou em operação o primeiro bitrem de 30,25 metros (9 eixos) autorizado a trafegar entre o Porto de Buenos Aires e a cidade de Zárate. Trata-se de um marco na história da logística argentina: é o primeiro caminhão-trator a operar com dois semirreboques conectados por um engate tipo “B”, superando os limites anteriores de 25 metros permitidos nesse corredor. 

O caminhão Scania R 540 6×4 é o coração dessa inovação. Segundo Julián Rosso, gerente de engenharia de vendas da Scania Argentina, “este caminhão oferece o melhor equilíbrio entre custos operacionais e segurança ativa e passiva”. Ele acrescenta: “Usar um caminhão de reboque duplo representa uma otimização tripla, tanto em termos de tempo e lucratividade para os clientes, quanto em termos de redução do impacto ambiental.” 

Leia também:

Agronegócio precisa ser mais “pop” na COP30 

Noma do Brasil amplia portfólio de produtos com a linha Work Series

Sustentabilidade e eficiência em foco

Yusen Logistics
A adoção do bitrem vai reduzir a metade o números de viagens entre o porto e a fábrica da Toyota

A introdução do bitrem representa um avanço expressivo na eficiência logística. Com capacidade para transportar dois contêineres de 40 pés em uma única viagem, o veículo reduz significativamente o número de deslocamentos necessários. Isso implica em menos congestionamento no tráfego portuário, maior economia de combustível e uma queda estimada de até 30% nas emissões de CO₂. O trajeto entre o porto e a planta da Toyota em Zárate, que antes demandava múltiplas viagens, agora é feito em apenas uma hora e meia com carga total. 

Carlos Marazzi, presidente da Yusen Logistics Argentina, destaca o alinhamento da iniciativa com os compromissos ambientais da empresa: “Esta iniciativa faz parte de uma necessidade global, já que pretendemos ser neutros em carbono até 2040. Nosso desafio é implementar as propostas mais adequadas em cada mercado. Na Argentina, o bitrem é uma excelente opção nesse caminho para a redução de emissões poluentes.” 

Parceria e inovação

A operação é resultado de uma bem-sucedida parceria público-privada, que envolveu diálogo com autoridades de transporte e investimentos conjuntos entre as empresas envolvidas. A Vulcano, responsável pela fabricação dos semirreboques, comemora o reconhecimento do equipamento como uma solução confiável. “Trabalhamos com o bitrem há mais de 12 anos e demonstramos que é um equipamento superconfiável, eficiente e seguro, conseguindo a aprovação da Yusen Logistics para utilizá-lo em benefício de seus clientes”, afirmou Carlos Moriconi, gerente geral da Semirremolques Vulcano S.A. 

Um novo capítulo no transporte de cargas

A liberação da circulação de veículos com 30,25 metros de extensão no corredor Buenos Aires-Zárate não apenas eleva os padrões logísticos da Argentina, como também reforça a posição da Scania como protagonista na transição para um sistema de transporte mais sustentável. 

Se inscreva no Canal FrotaCast:

“Esta é mais do que uma conquista técnica”, conclui Julián Rosso, da Scania. “É uma demonstração concreta de como a inovação, aliada à colaboração entre empresas e ao compromisso com a sustentabilidade, pode transformar a maneira como movimentamos o mundo.” 

- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui