Veículo pioneiro, operado por Yusen Logistics e a serviço da Toyota Argentina, promete revolucionar o transporte de cargas com mais eficiência, segurança e sustentabilidade.
A Scania, em parceria com a Yusen Logistics, a fabricante de semirreboques Vulcano e a Toyota Argentina, colocou em operação o primeiro bitrem de 30,25 metros (9 eixos) autorizado a trafegar entre o Porto de Buenos Aires e a cidade de Zárate. Trata-se de um marco na história da logística argentina: é o primeiro caminhão-trator a operar com dois semirreboques conectados por um engate tipo “B”, superando os limites anteriores de 25 metros permitidos nesse corredor.
O caminhão Scania R 540 6×4 é o coração dessa inovação. Segundo Julián Rosso, gerente de engenharia de vendas da Scania Argentina, “este caminhão oferece o melhor equilíbrio entre custos operacionais e segurança ativa e passiva”. Ele acrescenta: “Usar um caminhão de reboque duplo representa uma otimização tripla, tanto em termos de tempo e lucratividade para os clientes, quanto em termos de redução do impacto ambiental.”
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Sustentabilidade e eficiência em foco

A introdução do bitrem representa um avanço expressivo na eficiência logística. Com capacidade para transportar dois contêineres de 40 pés em uma única viagem, o veículo reduz significativamente o número de deslocamentos necessários. Isso implica em menos congestionamento no tráfego portuário, maior economia de combustível e uma queda estimada de até 30% nas emissões de CO₂. O trajeto entre o porto e a planta da Toyota em Zárate, que antes demandava múltiplas viagens, agora é feito em apenas uma hora e meia com carga total.
Carlos Marazzi, presidente da Yusen Logistics Argentina, destaca o alinhamento da iniciativa com os compromissos ambientais da empresa: “Esta iniciativa faz parte de uma necessidade global, já que pretendemos ser neutros em carbono até 2040. Nosso desafio é implementar as propostas mais adequadas em cada mercado. Na Argentina, o bitrem é uma excelente opção nesse caminho para a redução de emissões poluentes.”
Parceria e inovação
A operação é resultado de uma bem-sucedida parceria público-privada, que envolveu diálogo com autoridades de transporte e investimentos conjuntos entre as empresas envolvidas. A Vulcano, responsável pela fabricação dos semirreboques, comemora o reconhecimento do equipamento como uma solução confiável. “Trabalhamos com o bitrem há mais de 12 anos e demonstramos que é um equipamento superconfiável, eficiente e seguro, conseguindo a aprovação da Yusen Logistics para utilizá-lo em benefício de seus clientes”, afirmou Carlos Moriconi, gerente geral da Semirremolques Vulcano S.A.
Um novo capítulo no transporte de cargas
A liberação da circulação de veículos com 30,25 metros de extensão no corredor Buenos Aires-Zárate não apenas eleva os padrões logísticos da Argentina, como também reforça a posição da Scania como protagonista na transição para um sistema de transporte mais sustentável.
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“Esta é mais do que uma conquista técnica”, conclui Julián Rosso, da Scania. “É uma demonstração concreta de como a inovação, aliada à colaboração entre empresas e ao compromisso com a sustentabilidade, pode transformar a maneira como movimentamos o mundo.”