sexta-feira, junho 20, 2025

Brasdiesel tem melhor equipe de Serviços da Scania pela quarta vez

Competição reuniu 154 equipes e quase 800 profissionais da rede de concessionárias Scania. E a equipe Btech, da Brasdiesel de Ijuí, representará o Brasil na final regional, em novembro, na Argentina. E mais: a rede Scania está com mais de 500 vagas de emprego abertas para técnicos em manutenção

O Scania Top Team é uma competição entre equipes de profissionais das oficinas da rede Scania em todo o mundo, realizada em diferentes etapas, tendo a final nacional brasileira realizada recentemente. Em coletiva de imprensa após a final nacional da competição Scania Top Team 2025/2026, os profissionais da Scania Brasil e da concessionária Brasdiesel, que teve a equipe BTech vencedora pela quarta vez, falam sobre os desafios sobre a competição e a sua relação com o dia a dia das oficinas de manutenção de caminhões e ônibus da marca.

Segundo Maria Luiza Delavy, diretora de Pessoas e Cultura da Scania Operações Comerciais Brasil, as provas elaboradas para as equipes são baseada em possibilidades reais do cotidiano e vence a equipe que soluciona o problema me menor tempo, já que, cada vez mais, o menor tempo do caminhão parado para manutenção é mais valorizado pelos clientes.

A final da etapa nacional foi no último sábado (7), no Centro de Treinamento da Scania Academy, em São Bernardo do Campo (SP), quando a equipe BTech consagrou-se tetracampeã como a melhor equipe de Serviços da Scania no Brasil.

Apesar do Scania Top Team ter começado em 1996 entre os países nórdicos, o Brasil começou a participar em 2011 e das seis edições realizadas no país, a Brasdiesel venceu quatro. Agora, a BTech parte agora para a disputa da final regional, marcada para o dia 8 de novembro, na Argentina. O torneio reunirá equipes de outros sete países: Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Guatemala e Uruguai ou Paraguai (estes últimos ainda disputarão entre si a última vaga).

Um legado de excelência técnica

Scania Top Team
Equipe BTech campeã de 2025/2026

A BTech é composta por Marcelo Bueno (Mecânico Líder e único tetracampeão), Jardel Bealozourw Franco (Mecânico de Motor), John Maicon Fritz Noronha (Consultor Técnico), Carlos Alberto Ceratti (Mecânico Geral) e Kennedy Dessuy Mai (Mecânico de Transmissão).

“Foi uma grande emoção ganhar o quarto título nacional. Vamos em busca novamente do sonho de subir ao pódio mundial”, declarou Marcelo Bueno, líder da equipe, que atua há 24 anos na Brasdiesel. Em 2023, a BTech conquistou o terceiro lugar mundial — o melhor resultado do Brasil na história da competição.

Desempenho técnico e trabalho em equipe

A final nacional contou com 10 equipes finalistas, selecionadas entre 154 times inscritos (quase 800 profissionais participaram). A rede Scania em todo o país conta com cerca de 5 mil profissionais de manutenção, sendo a participação espontânea por meio de inscrição. Inclusive, pode-se inscrever mais de uma equipe por concessionária e, por isso, cada equipe cria e seu próprio nome.

A competição foi dividida em cinco fases, sendo as duas primeiras virtuais, com provas teóricas. A final, presencial, desafiou os participantes em quatro estações práticas e uma teórica, testando habilidades em manutenção preventiva, diagnóstico elétrico, sistema de transmissão e motor, além de conhecimentos em segurança e abordagem técnica.

A segunda colocação ficou com a PG Tech, da Casa Cotrasa de Ponta Grossa (PR), e o terceiro lugar foi para a equipe SJP 1, também da Cotrasa, mas de São José dos Pinhais (PR).

Mais do que uma competição, segundo Fernando Valiante, diretor de Serviços da Scania Brasil, o Top Team é uma plataforma global de capacitação promovida pela Scania. Desde 1996, o torneio busca desenvolver, reconhecer e valorizar os profissionais de serviços da marca, promovendo uma cultura de excelência técnica e trabalho colaborativo.

Siga a Frota News no LinkedIn!

Mercado aquecido e carência de mão de obra

Durante a coletiva de imprensa, os executivos da Scania demonstram a preocupação com a escassez de profissionais qualificados para atuação nas oficinas, um problema relatado não só pela Scania, mas também por outras marcas. Atualmente, a Scania tem 500 vagas abertas em todo o país para diferentes funções de serviços, reflexo da demanda crescente por mão de obra técnica especializada.

Caso tenha interesse em se candidatar, procure o site da concessionária de sua região e a aba “trabalhe conosco”. A partir daí, só seguir as instruções.

“Investimos muito no treinamento de nossos profissionais. O cliente não pode ficar com o veículo parado além do necessário. A BTech simboliza esse compromisso com o atendimento de excelência”, afirmou André Decker, gerente-geral de Serviços da Brasdiesel.

Próximos desafios

Com o tetracampeonato brasileiro garantido, a BTech volta seus esforços agora para a final regional, em novembro. As duas melhores equipes dessa etapa se classificam para a grande final mundial, marcada para maio de 2026, na Suécia — berço do Top Team. A expectativa é alta, e o sonho da conquista global segue mais vivo do que nunca.

“Seguiremos firmes, fortes e unidos para absorver cada vez mais conhecimento. O espírito de equipe segue vivo. Estamos nos tornando profissionais cada dia melhores”, reforça Marcelo Bueno.


Histórico brasileiro no Top Team

  • 2011: Estreia do Brasil com a equipe da Codema (Guarulhos-SP)
  • 2012/2013: Campeã – Battistella (São José dos Pinhais-PR)
  • 2014/2015: Campeã – Btec (Brasdiesel-Ijuí-RS)
  • 2017/2018: Campeã – Btec (Brasdiesel-Ijuí-RS)
  • 2022/2023: Campeã – BTech (Brasdiesel-Ijuí-RS)
  • 2025/2026: Campeã – BTech (Brasdiesel-Ijuí-RS)

Próximas etapas do Top Team 2025/2026

  • Final Regional: 8 de novembro, Argentina
  • Final Mundial: Maio de 2026, Suécia
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui