quinta-feira, novembro 21, 2024

Scania anuncia início da produção de caminhões elétricos com cabines R e S

A Scania deu um passo em direção a um transporte mais sustentável e livre de emissões ao apresentar ao lançar, comercialmente, a sua geração de caminhões regionais elétricos. Eles foram apresentados, pela primeira vez, em junho de 2022, e agora, vão começar a ser produzidos na sede de Södertälje, na Suécia.

A empresa sueca anunciou, no final de outubro, a produção de caminhões BEV (Veículos Elétricos a Bateria) com potência, alcance e capacidade de carga para operações diárias em uma variedade de cenários de transporte urbano e regional. Além disso, a Scania apresentou atualizações importantes em suas soluções BEV urbanas, incluindo chassis eletrônicos adaptados, novas baterias e sistemas auxiliares otimizados.

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Cabines e potências

A produção desses caminhões está planejada com as cabines R e S, equipados com motores de 400 (544 cv) ou 450 kW (612) cv de potência. Essa potência é suficiente para uma ampla variedade de aplicações de transporte. A Scania também está oferecendo flexibilidade em suas ofertas, fornecendo caminhões elétricos rígidos e tratores.

Scania
As principais características do trem de força elétrico dos novos caminhões Scania

Os caminhões elétricos a bateria da Scania oferecem capacidade de tracionar pesos brutos de até 64 toneladas, e alcance de até 390 quilômetros. O alcance e a capacidade de carga variam de acordo com diversos fatores, como peso, operação, clima e estilo de direção, mas a Scania destaca que os caminhões urbanos podem percorrer até 350 km entre cada carregamento, com uma hora de recarga adicionando 270 km de autonomia.

Scania
A ficha técnica com os principais dados das capacidades dos novos Scania elétricos

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Carregadores de baterias

A empresa enfatiza a importância de adaptar a mentalidade de carregamento para veículos elétricos a bateria, sugerindo que os usuários devem carregar apenas a quantidade necessária para sua próxima etapa, em vez de sempre carregar de 10% a 100% como acontece com veículos a diesel.

Além dos caminhões, a Scania está expandindo sua oferta de carregadores de baterias com a família EM C1-4. Ela apresenta cinco níveis de potência diferentes. Esses carregadores têm o início da produção previsto para o quarto trimestre de 2024.

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As baterias

A Scania está utilizando células de bateria da empresa sueca Northvolt, conhecida por sua capacidade e baixa pegada de carbono, permitindo que os caminhões percorram até 1,5 milhão de quilômetros. Suas baterias também têm características de carga notáveis. Além disso, podem ser carregadas repetidamente até 100% da capacidade sem impacto na vida útil. Isso é possível graças à adaptação da tecnologia de bateria para veículos pesados.

Este ano: 95,5% das vendas de caminhões foram a diesel

A Scania está comprometida em vender 50% de seus caminhões elétricos na Europa até 2030, sobretudo, à medida que expande sua infraestrutura de carregamento e oferece serviços abrangentes para tornar a eletrificação uma realidade para uma ampla gama de clientes.

Atualmente, segundo a ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis — incluindo vans, caminhões e ônibus), os transportadores têm dado preferência aos caminhões a diesel. Nos nove primeiros meses de 2023, ademais, 95,5% dos novos emplacamentos de caminhões foram de modelos a diesel. Isso, por fim, considerando todos os competidores e todos os países da União Europeia.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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