A Scania deu um passo em direção a um transporte mais sustentável e livre de emissões ao apresentar ao lançar, comercialmente, a sua geração de caminhões regionais elétricos. Eles foram apresentados, pela primeira vez, em junho de 2022, e agora, vão começar a ser produzidos na sede de Södertälje, na Suécia.
A empresa sueca anunciou, no final de outubro, a produção de caminhões BEV (Veículos Elétricos a Bateria) com potência, alcance e capacidade de carga para operações diárias em uma variedade de cenários de transporte urbano e regional. Além disso, a Scania apresentou atualizações importantes em suas soluções BEV urbanas, incluindo chassis eletrônicos adaptados, novas baterias e sistemas auxiliares otimizados.
Fetranslog 2023: a maior feira de logística do Sul do Brasil
Cabines e potências
A produção desses caminhões está planejada com as cabines R e S, equipados com motores de 400 (544 cv) ou 450 kW (612) cv de potência. Essa potência é suficiente para uma ampla variedade de aplicações de transporte. A Scania também está oferecendo flexibilidade em suas ofertas, fornecendo caminhões elétricos rígidos e tratores.
Os caminhões elétricos a bateria da Scania oferecem capacidade de tracionar pesos brutos de até 64 toneladas, e alcance de até 390 quilômetros. O alcance e a capacidade de carga variam de acordo com diversos fatores, como peso, operação, clima e estilo de direção, mas a Scania destaca que os caminhões urbanos podem percorrer até 350 km entre cada carregamento, com uma hora de recarga adicionando 270 km de autonomia.
Como será o teste com três DAF XF 530 6×4 da JBS movido 100% a biodiesel
Carregadores de baterias
A empresa enfatiza a importância de adaptar a mentalidade de carregamento para veículos elétricos a bateria, sugerindo que os usuários devem carregar apenas a quantidade necessária para sua próxima etapa, em vez de sempre carregar de 10% a 100% como acontece com veículos a diesel.
Além dos caminhões, a Scania está expandindo sua oferta de carregadores de baterias com a família EM C1-4. Ela apresenta cinco níveis de potência diferentes. Esses carregadores têm o início da produção previsto para o quarto trimestre de 2024.
Teste de uso do diesel verde HVO100 em 16 caminhões da equipe Mercedes-AMG de F1
As baterias
A Scania está utilizando células de bateria da empresa sueca Northvolt, conhecida por sua capacidade e baixa pegada de carbono, permitindo que os caminhões percorram até 1,5 milhão de quilômetros. Suas baterias também têm características de carga notáveis. Além disso, podem ser carregadas repetidamente até 100% da capacidade sem impacto na vida útil. Isso é possível graças à adaptação da tecnologia de bateria para veículos pesados.
Este ano: 95,5% das vendas de caminhões foram a diesel
A Scania está comprometida em vender 50% de seus caminhões elétricos na Europa até 2030, sobretudo, à medida que expande sua infraestrutura de carregamento e oferece serviços abrangentes para tornar a eletrificação uma realidade para uma ampla gama de clientes.
Atualmente, segundo a ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis — incluindo vans, caminhões e ônibus), os transportadores têm dado preferência aos caminhões a diesel. Nos nove primeiros meses de 2023, ademais, 95,5% dos novos emplacamentos de caminhões foram de modelos a diesel. Isso, por fim, considerando todos os competidores e todos os países da União Europeia.